Diretor técnico do Itaipava GT3 Brasil afirma que trabalho feito no início da temporada continua, acompanhando o desenvolvimento de cada carro por suas equipes.
Quatro dos seis modelos que disputam a temporada 2009 do Itaipava GT3 Brasil já venceram corridas neste ano. Ford GT, Ferrari F430, Dodge Viper e Porsche 997 tiveram a honra de cruzar a linha de chegada recebendo a bandeira quadriculada em primeiro lugar.
Competitividade que, além da competência de seus pilotos, em parte também se deve ao trabalho de equalização de desempenho realizado no início da temporada pelo departamento técnico do Itaipava GT3 Brasil e pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.
"Em função das mudanças de alguns fornecedores técnicos da categoria e das diferentes características dos circuitos brasileiros em relação aos europeus, bem como o clima, a SRO Latin America (organizadora do Itaipava GT3), em conjunto com a CBA, decidiu fazer os treinos de equilíbrio de desempenho no Brasil, ao contrário do que foi feito nos últimos anos, quando adotávamos a mesma receita que era usada nos campeonatos europeus da categoria”, explicou Ivo Sznelwar, diretor técnico do Itaipava GT3 Brasil.
Este ano, a categoria passou a adotar os pneus da Pirelli, importados da Itália. Os testes para a equalização dos carros foram feitos pelo piloto oficial da FIA (Federação Internacional do Automóvel), o francês Christophe Bouchut , que veio ao Brasil para dois dias de treinos com os carros inscritos. Os resultados foram coletados pela Mahtechs, empresa italiana de aquisição de dados. O material foi analisado na Alemanha pela Datas, que, com base nas informações e simulações de todas as condições (temperatura da pista e ambiente, acerto dos carros, etc.), enviou as sugestões de mudanças de forma a equilibrar o desempenho entre os modelos que disputam a temporada 2009.
"Foi uma decisão acertada e estamos felizes com o resultado. Os carros estão com desempenhos similares e podendo explorar suas melhores características em cada tipo de circuito”, analisou Sznelwar. "O trabalho, no entanto, não pára. Sempre nos reunimos (SRO e CBA) para analisar os resultados a cada corrida. Acredito que estamos no caminho certo, já que no Itaipava GT3 sempre temos novidades. As equipes trabalham incessantemente buscando coisas novas, desenvolvimentos, e temos que acompanhar isso estando sempre atentos”, afirmou.
Quatro dos seis modelos que disputam a temporada 2009 do Itaipava GT3 Brasil já venceram corridas neste ano. Ford GT, Ferrari F430, Dodge Viper e Porsche 997 tiveram a honra de cruzar a linha de chegada recebendo a bandeira quadriculada em primeiro lugar.
Competitividade que, além da competência de seus pilotos, em parte também se deve ao trabalho de equalização de desempenho realizado no início da temporada pelo departamento técnico do Itaipava GT3 Brasil e pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.
"Em função das mudanças de alguns fornecedores técnicos da categoria e das diferentes características dos circuitos brasileiros em relação aos europeus, bem como o clima, a SRO Latin America (organizadora do Itaipava GT3), em conjunto com a CBA, decidiu fazer os treinos de equilíbrio de desempenho no Brasil, ao contrário do que foi feito nos últimos anos, quando adotávamos a mesma receita que era usada nos campeonatos europeus da categoria”, explicou Ivo Sznelwar, diretor técnico do Itaipava GT3 Brasil.
Este ano, a categoria passou a adotar os pneus da Pirelli, importados da Itália. Os testes para a equalização dos carros foram feitos pelo piloto oficial da FIA (Federação Internacional do Automóvel), o francês Christophe Bouchut , que veio ao Brasil para dois dias de treinos com os carros inscritos. Os resultados foram coletados pela Mahtechs, empresa italiana de aquisição de dados. O material foi analisado na Alemanha pela Datas, que, com base nas informações e simulações de todas as condições (temperatura da pista e ambiente, acerto dos carros, etc.), enviou as sugestões de mudanças de forma a equilibrar o desempenho entre os modelos que disputam a temporada 2009.
"Foi uma decisão acertada e estamos felizes com o resultado. Os carros estão com desempenhos similares e podendo explorar suas melhores características em cada tipo de circuito”, analisou Sznelwar. "O trabalho, no entanto, não pára. Sempre nos reunimos (SRO e CBA) para analisar os resultados a cada corrida. Acredito que estamos no caminho certo, já que no Itaipava GT3 sempre temos novidades. As equipes trabalham incessantemente buscando coisas novas, desenvolvimentos, e temos que acompanhar isso estando sempre atentos”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário