Sébastien Loeb, que disputará o Rally da Finlândia com um ponto a menos que Mikko Hirvonen na classificação de pilotos, acredita que o Mundial começará pra valer em Jyväskylä.
O penta campeão mundial e seu navegador Daniel Elena esperam poder repetir sua memorável vitória de 2008 na Finlândia e assim conseguir recuperar a liderança do campeonato. Entretanto, a equipe Citroën Total World Rally Team continua aproveitando uma cômoda vantagem na Classificação de Construtores, enquanto que Dani Sordo e Marc Marti tem como objetivo o pódio na prova, num rali que cada vez se sentem mais à vontade.
As especiais de alta velocidade, os espectaculares saltos e numerosas curvas do chamado Rally dos 1000 Lagos supõe um desafio único para qualquer piloto e ainda mais para os que não são finlandeses. Esta prova já pontuou para o Mundial por 33 vezes e até agora somente 3 pilotos não-nórdicos conseguiram vencer: Carlos Sainz, Didier Auriol e Sébastien Loeb, que o conseguiu no ano passado após um apaixonante dulo com Mikko Hirvonen.
A Sébastien Loeb e Daniel Elena obviamente os encantaria repetir este sucesso na prova em casa de seus rivais diretos."Estaríamos más cômodos se estivéssemos , por exemplo, com uma vantagem de 20 pontos para este rali. Dito isto, tínhamos somente 3 pontos de vantagem sobre Mikko no ano passado quando chegamos aqui", recorda Loeb. "Agora, a diferença é ainda mais estreita e restam somente quatro provas para o final da temporada. Tal como está a situação agora, podemos pensar que o campeonato começa realmente na Finlândia e nossa única opção é atacar".
Para ganhar na Finlandia é necessário contar com total confiança no carro e nas anotações, como explica o piloto francês: "Nosso C4 WRC está melhorando em pequenos detalhes e sei que vai ser competitivo neste rali. No ano pasado tive total confiança em meu carro e isso me permitiu forçar ao máximo do início ao fim. A batalha foi muito intensa e a diferença no final foi de menos de 10 segundos. Se quisermos ganhar outra vez, teremos que repetir este mesmo rendimento".
Após finalizar na segunda posição na Polônia, Dani Sordo e Marc Martí tentarão novamente subir ao pódio num terreno que cada vez mais se sentem cômodos: "A Polônia foi um bom lugar de testes para a Finlândia. O ano passado não podemos superar Chris Atkinson, mas mesmo assim ficamos em quarto.Espero poder fazer melhor deste vez e estou desejando que comece logo o rali.As especiais finlandesas oferecem aos pilotos um desafio único, mesmo que não tenha em seu percurso o trecho de famosos saltos que contribuíram para a reputação desta prova no passado. As maiores dificuldades são os desníveis do trajeto que requer uma confiança total do piloto em suas anotações. Veremos como as coisas vão, mas nosso objetivo voltará a ser somar a maior quantidade de pontos possível para a Citroen no Campeonato Mundial de Construtores."
Três perguntas a Sébastien Loeb
Como vês a situação do Campeonato antes da nona etapa da temporada?
"Ainda que a situalção não deixa margem para relaxar, tento estar mais tranquilo possível. Apesar do que foi dito, não passei minhas férias dentro de um simulardo de F1. De fato, a maior parte deste breve descanso me dediquei a mim mesmo.Alguns amigos vieram nos visitar em casa e passamos um final de semana nos ALpes fazendo diferentes atividades, como mountain bike, raftin ou canoagem. Restam somente 4 provas para o final da temporada 2009 e não temos outra alternativa que ir ao ataque. Inclusive tomando alguns riscos calculados, qualquer coisa pode acontecer e isso é exatamente o que faz este campeonato ser tão exigente".
Como te afetou o seu abandono no primeiro dia do Rali da Polônia?
"Obviamente não aceitem nada bem este momento. Se tivesse visto estas raízes de árvores durante os reconhecimentos, teríamos anotado e faríamos um traçado diferente nesse ponto. Mas não foi assim e passei justamente onde estava essa raíz de árvore e quebei uma peça da suspensão dianteira. Como acontece cada vez que temos um problema, a equipe técnica analisou o componente e descobriu que havia um problema de fabricação. Se não fosse isso, quem sabe a suspensão teria suportado o impacto, mas nunca saberemos ao certo".
Restam somente 4 ralis para o fina da temporada. Como pensa enfrentá-los?
"No ano passado já demonstramos que somos capazes de igualar o ritmo dos finlandeses em seu rali. Na Austrália será novo para todos, assim, partiremos em igualdade de condições.Na Catalunha, em teoria, largaremos em vantagem, mas temos que estar muito atentos porque Mikko progrediu muito sobre asfalto. A temporada finalizará com o Rally de Gales GB, onde ganhei ano passado, mas Mikko também irá bem ali. O final de temporada se presenta realmente emocionante, tudo ainda pode dar uma reviravolta se acontecer o abandono de algum dos protagonistas. Nesse caso recuperar a diferença será quase impossível a não ser que o rival cometa um erro.O que está claro é que uma vitória na Finlândia nos daria uma vantagem psicológica para os 3 últimos ralis".
Texto:Imprensa Citroen Sport
Tradução:CronoSpeed
Foto:CronoSpeed
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