O Automóvel Clube Paulista inaugurou, em 1957, aquela que se transformaria em uma das mais tradicionais disputas do automobilismo brasileiro
A 27ª edição da tradicional prova de endurance 500 km de São Paulo, que será disputada no dia 2 de agosto no Autódromo Municipal José Carlos Pace (Interlagos), será mais um capítulo de uma história de puro automobilismo nascida há mais de meio século, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1957.
Naquela ocasião, embalada pela era Juscelino Kubitschek e com o objetivo de divulgar a indústria automobilística brasileira, a prova foi criada com a filosofia de reunir, em um único grid, a resistência do endurance, a velocidades das provas de curta duração e a diversidade de equipamentos.
Quis a história do automobilismo que os nomes de Celso Lara Barberis e de Ruggero Peruzzo fossem eternizados como os primeiros vencedores da prova de 500 km. Disputada pelo anel externo de Interlagos, a corrida foi quase que totalmente dominada por Ciro Cayres, que comandou 105 das 154 voltas programadas.
A competição viveu uma jornada quase ininterrupta desde a sua criação até meados dos anos 70, quando a crise mundial do petróleo interrompeu as atividades do automobilismo brasileiro. A retomada definitiva da já proeminente corrida ocorreu em 1998, já deixando na memória da heróica edição de 1982, quando todos os esforços foram feitos para que a acontecesse com o álcool como combustível.
As primeiras seis competições foram amplamente dominadas pelos chassis italianos, com predominância da Maserati. Já ao longo da história, alternaram-se na vitória os carros de turismo nacionais e importados, além dos protótipos.
Dos 37 pilotos que subiram ao pódio como vencedores na classificação geral, dois deles dividem a liderança no ranking. Celso Lara Barberis e Luiz Pereira Bueno obtiveram três vitórias cada um. Já o grupo detentor de duas vitórias é maior e formado por Ruggero Peruzzo, Roberto Galucci, Flávio de Andrade, Ruyter Pacheco e Max Wilson Lima. No confronto entre marcas, Maserati e Porsche estão na dianteira, com cinco vitórias, num ranking formado por 15 fabricantes no total.
Toda essa estatística poderá ser alterada neste ano, pois Max Wilson Lima terá a chance de obter sua terceira vitória, com Porsche. Em se concretizando esse feito, o atual piloto da Stock Car igualaria o número de vitórias de Barberis e Bueno. Da mesma forma, tanto Porsche quanto Maserati poderão promover o desempate entre as marcas.
500 km de São Paulo - Relação dos vencedores
Edição
Data Local Pilotos Vencedores UF Equipamento
1ª 7 de setembro de 1957 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Celso Lara Barberis, Ruggero Peruzzo SP/Itália Maserati Corvette 4.500cc
2ª 7 de setembro de 1958 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Fritz D'Orey RJ Ferrari Corvette 4.500cc
3ª 7 de setembro de 1959 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Celso Lara Barberis SP Maserati 300S 3.000cc
4ª 7 de setembro de 1961 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Celso Lara Barberis, Ruggero Peruzzo, Emilio Zambelli SP/Itália/Itália Maserati 450S 4.500cc
5ª 7/09/1962 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Roberto Galucci SP Maserati Corvette 4.500cc
6ª 7 /09/1963 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Roberto Galucci SP Maserati Corvette 4.500cc
7ª 7 /09 1964 Interlagos, circuito completo de 7.960 metros Ciro Cayres, Fernando Toco Martins SP Abarth Simca 2.000cc
8ª 31/10/1965 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Jayme Silva SP Abarth Simca 2.000cc
9ª 7 /09/1966 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Luiz Pereira Bueno SP Alpine A110 Renault 1.300cc
10ª 10 /09/ 1967 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Totó Porto SP Aranae Fórmula V 1.200cc
11ª 11 /10/1970 Interlagos, anel externo de 3.207 metros Luiz Pereira Bueno SP Protótipo Bino MKII Renault 1.500cc
12ª 7 /09/1971 Interlagos, anel externo de 3.207 metros Luiz Pereira Bueno, Lian Duarte SP Porsche 908 3.000cc
13ª 3 /09/1972 Interlagos, anel externo de 3.207 metros Reinhold Joest Alemanha Porsche 908 3.000cc
14ª 9 /09/ 1973 Interlagos, anel externo de 3.207 metros Bird Clemente, Nilson Clemente SP Ford Maverick 5.000cc
15ª 1 /09/ 1974 Interlagos, anel externo de 3.207 metros Tite Catapani SP Ford Maverick 5.000cc
16ª 7 /09/1982 Interlagos, anel externo de 3.278 metros Luiz Alberto Pereira, Nabil Khodair SP Chevrolet Opala 4.100cc
17ª 8 /08/ 1997 Interlagos, circuito de 4.292 metros André Lara Resende, Antonio Hermann SP Porsche 911 GT3
18ª 8 /08/1999 Interlagos, circuito de 4.292 metros José Ney Fonseca, Antonio Chambel Filho SP Protótipo Aldee Coupé VW 2.000cc
19ª 27 /08/ 2000 Interlagos, circuito de 4.309 metros Flávio de Andrade, Ruyter Pacheco RJ/DF Protótipo Tango BMW 2.000cc
20ª 26 /08/ 2001 Interlagos, circuito de 4.309 metros Flávio de Andrade, Ruyter Pacheco RJ/DF Protótipo Tango BMW 2.000cc
21ª 27 /08/ 2002 Interlagos, circuito de 4.309 metros Paulo Roberto Bonifácio, Denner Pires, Max Wilson SP Porsche 911 GT3
22ª 1 /09/ 2003 Interlagos, circuito de 4.309 metros Alcides Diniz, Paulo Gomes, Pedro Gomes SP Mercedes-Benz CLK
23ª 4 /09/ 2004 Interlagos, circuito de 4.309 metros Xandy Negrão, Guto Negrão SP Audi TT DTM
24ª 31 07/ 2005 Interlagos, circuito de 4.309 metros Frederico Caneda, Charles Rothchield, Álvaro Águia SP Protótipo Spyder Race 2000cc
25ª 30/07/2006 Interlagos, circuito de 4.309 metros Lucas Molo, Nelson Silva Jr. RJ Ferrari 550 GT
26 15 /06/2008 Interlagos, circuito de 4.309 metros Marcel Visconde, Max Wilson Lima SP Porsche 911 GT3 RSR
A 27ª edição da tradicional prova de endurance 500 km de São Paulo, que será disputada no dia 2 de agosto no Autódromo Municipal José Carlos Pace (Interlagos), será mais um capítulo de uma história de puro automobilismo nascida há mais de meio século, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1957.
Naquela ocasião, embalada pela era Juscelino Kubitschek e com o objetivo de divulgar a indústria automobilística brasileira, a prova foi criada com a filosofia de reunir, em um único grid, a resistência do endurance, a velocidades das provas de curta duração e a diversidade de equipamentos.
Quis a história do automobilismo que os nomes de Celso Lara Barberis e de Ruggero Peruzzo fossem eternizados como os primeiros vencedores da prova de 500 km. Disputada pelo anel externo de Interlagos, a corrida foi quase que totalmente dominada por Ciro Cayres, que comandou 105 das 154 voltas programadas.
A competição viveu uma jornada quase ininterrupta desde a sua criação até meados dos anos 70, quando a crise mundial do petróleo interrompeu as atividades do automobilismo brasileiro. A retomada definitiva da já proeminente corrida ocorreu em 1998, já deixando na memória da heróica edição de 1982, quando todos os esforços foram feitos para que a acontecesse com o álcool como combustível.
As primeiras seis competições foram amplamente dominadas pelos chassis italianos, com predominância da Maserati. Já ao longo da história, alternaram-se na vitória os carros de turismo nacionais e importados, além dos protótipos.
Dos 37 pilotos que subiram ao pódio como vencedores na classificação geral, dois deles dividem a liderança no ranking. Celso Lara Barberis e Luiz Pereira Bueno obtiveram três vitórias cada um. Já o grupo detentor de duas vitórias é maior e formado por Ruggero Peruzzo, Roberto Galucci, Flávio de Andrade, Ruyter Pacheco e Max Wilson Lima. No confronto entre marcas, Maserati e Porsche estão na dianteira, com cinco vitórias, num ranking formado por 15 fabricantes no total.
Toda essa estatística poderá ser alterada neste ano, pois Max Wilson Lima terá a chance de obter sua terceira vitória, com Porsche. Em se concretizando esse feito, o atual piloto da Stock Car igualaria o número de vitórias de Barberis e Bueno. Da mesma forma, tanto Porsche quanto Maserati poderão promover o desempate entre as marcas.
500 km de São Paulo - Relação dos vencedores
Edição
Data Local Pilotos Vencedores UF Equipamento
1ª 7 de setembro de 1957 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Celso Lara Barberis, Ruggero Peruzzo SP/Itália Maserati Corvette 4.500cc
2ª 7 de setembro de 1958 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Fritz D'Orey RJ Ferrari Corvette 4.500cc
3ª 7 de setembro de 1959 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Celso Lara Barberis SP Maserati 300S 3.000cc
4ª 7 de setembro de 1961 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Celso Lara Barberis, Ruggero Peruzzo, Emilio Zambelli SP/Itália/Itália Maserati 450S 4.500cc
5ª 7/09/1962 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Roberto Galucci SP Maserati Corvette 4.500cc
6ª 7 /09/1963 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Roberto Galucci SP Maserati Corvette 4.500cc
7ª 7 /09 1964 Interlagos, circuito completo de 7.960 metros Ciro Cayres, Fernando Toco Martins SP Abarth Simca 2.000cc
8ª 31/10/1965 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Jayme Silva SP Abarth Simca 2.000cc
9ª 7 /09/1966 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Luiz Pereira Bueno SP Alpine A110 Renault 1.300cc
10ª 10 /09/ 1967 Interlagos, anel externo de 3.250 metros Totó Porto SP Aranae Fórmula V 1.200cc
11ª 11 /10/1970 Interlagos, anel externo de 3.207 metros Luiz Pereira Bueno SP Protótipo Bino MKII Renault 1.500cc
12ª 7 /09/1971 Interlagos, anel externo de 3.207 metros Luiz Pereira Bueno, Lian Duarte SP Porsche 908 3.000cc
13ª 3 /09/1972 Interlagos, anel externo de 3.207 metros Reinhold Joest Alemanha Porsche 908 3.000cc
14ª 9 /09/ 1973 Interlagos, anel externo de 3.207 metros Bird Clemente, Nilson Clemente SP Ford Maverick 5.000cc
15ª 1 /09/ 1974 Interlagos, anel externo de 3.207 metros Tite Catapani SP Ford Maverick 5.000cc
16ª 7 /09/1982 Interlagos, anel externo de 3.278 metros Luiz Alberto Pereira, Nabil Khodair SP Chevrolet Opala 4.100cc
17ª 8 /08/ 1997 Interlagos, circuito de 4.292 metros André Lara Resende, Antonio Hermann SP Porsche 911 GT3
18ª 8 /08/1999 Interlagos, circuito de 4.292 metros José Ney Fonseca, Antonio Chambel Filho SP Protótipo Aldee Coupé VW 2.000cc
19ª 27 /08/ 2000 Interlagos, circuito de 4.309 metros Flávio de Andrade, Ruyter Pacheco RJ/DF Protótipo Tango BMW 2.000cc
20ª 26 /08/ 2001 Interlagos, circuito de 4.309 metros Flávio de Andrade, Ruyter Pacheco RJ/DF Protótipo Tango BMW 2.000cc
21ª 27 /08/ 2002 Interlagos, circuito de 4.309 metros Paulo Roberto Bonifácio, Denner Pires, Max Wilson SP Porsche 911 GT3
22ª 1 /09/ 2003 Interlagos, circuito de 4.309 metros Alcides Diniz, Paulo Gomes, Pedro Gomes SP Mercedes-Benz CLK
23ª 4 /09/ 2004 Interlagos, circuito de 4.309 metros Xandy Negrão, Guto Negrão SP Audi TT DTM
24ª 31 07/ 2005 Interlagos, circuito de 4.309 metros Frederico Caneda, Charles Rothchield, Álvaro Águia SP Protótipo Spyder Race 2000cc
25ª 30/07/2006 Interlagos, circuito de 4.309 metros Lucas Molo, Nelson Silva Jr. RJ Ferrari 550 GT
26 15 /06/2008 Interlagos, circuito de 4.309 metros Marcel Visconde, Max Wilson Lima SP Porsche 911 GT3 RSR
Um comentário:
Já assisti a essa corrida quando era pequeno mto boa. È uma bom programa para a familia e para aqueles que curtem automobilismo...
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