quarta-feira, 22 de julho de 2009

Cosworth promete motor competitivo às novas equipes

As novas equipes da Fórmula 1 foram asseguradas pela Cosworth que terão um motor muito competitivo no próximo ano, apesar das unidades serem reconfiguradas para funcionar a 18 mil giros.

Inicialmente, a Cosworth teve permissão da FIA para andar com 20 mil giros em 2010, em uma tentativa de igualar a competitividade das unidades para clientes em relação aos propulsores mais desenvolvidos das montadoras.

Entretanto, em meio ao cenário do ajuste do regulamento a fim de evitar a ameaça de uma separação, muitas das concessões às equipes pequenas como parte do limite orçamentário original foram canceladas.

E com a Cosworth disposta a evitar um confronto com as montadoras antes de seu retorno à Fórmula 1, ela se ofereceu a aceitar um limite mais baixo do que o proposto a princípio - 18 mil giros.

Apesar disso ter ocasionado especulações de que as novas equipes (Manor Grand Prix, Campos Meta 1 e Team US F1) seriam prejudicadas em termos de performance, a companhia está convencida de que a mudança na realidade pode trazer benefícios.

Tim Routsis, CEO da Cosworth, declarou ao site Autosport: "Sugerimos o limite de 18 mil giros para remover qualquer tensão potencial, e um ponto de possível conflito nos termos de acordo. Estávamos confiantes de que o motor na forma do retorno seria extremamente competitivo, desde que começássemos suficientemente cedo".

"Creio que as equipes não serão menos competitivas como resultado de termos um motor reajustado. Na verdade, acredito que há benefícios a serem extraídos da rejeição de calor reduzida para o óleo, então os radiadores podem ser menores, o arrasto é minimizado. Além disso, um motor que gira mais rápido consume mais combustível para superar fricções, então, reduzindo os giros, também iremos melhorar a eficiência de combustível".

Texto e Fonte: www.autoracing.com.br

Nenhum comentário: