por Anderson Puiatti
Na ultima quinta(25) a FIA confirmou uma serie de mudanças que serão introduzidas para o campeonato do ano que vem , visando os custos e o desenvolvimento da categoria. Foram 13 decisões tomadas na reunião que aconteceu na quarta-feira (24) pelo Conselho Conselho Mundial de Automobilismo e só agora reveladas.
Foi liberado o calendário para 2010 e serão ao todo 13 provas ao longo do ano
Apenas Bulgária está para coinfirmação pois esta sob observasão pelos comissarios da FIA após prova deste ano em 17 e 19 julho.
Calendario 2010:
14 fev: Suecia
07 ma: México
04 abr: Jordânia
18 abr: Turquía
09 mai: Nova Zelândia
30 mai: Portugal
11 jul: Bulgaria*a confirmar
01 agosto: Finlândia
22 ago: Alemanha
12 set: Japão
03 out: França
24 out: Espanha
14 nov: Grã Bretanha
A lista de modificações são as seguintes:
1- Extensão dos trechos e assistências
"Não haverá mínimo nem máximo de distância para os trechos. Mas, haverá um máximo de 80 Km entre as paradas para apoio. A totalidade das especiais numa prova do WRC foi revisada e será entre 300 a 500 Km.
2 - Super Rally
"O atual sistema de Super Rally continua para "animar" aos competidores que tenham abandonado a poderem voltar â corrida no dia seguinte e para reconhecer os ralis como uma prova de resistência.
"Em consequência, somente os competidores que tenham completado todos os trechos do rali aparecerão na classificação final. Os pontos extras de cada dia substituem as atuais penalizações de trechos não disputados e se somarã aos pontos da classificação final. Sobre o sistema de pontuação, se publicará uma classificação geral ao final de cada dia da competição".
3 - Ranking de pilotos
"A partir de 2010 se criará um Ranking Mundial de Pilotos para identificar a posição de cada um em relação ao certame.
4 - Assistência remota
"Se mantém a recomendação de um parque de assistência central, mas os organizadores poderão levar a cabo planos de apoio a localização durante o rali. Além do mais, se incentiva a criação de zonas de assistÊnci remota "desenhadas" para aproximar o públicvo nos povoados e grandes cidades. As equipes também deverão participar de sessões de autógrafos no apoio do meio-dia e estar disponíveis para atividades promocionais durante o apoio final de cada dia"
5 - Pneus
"Se seguirá usando um tipo de pneu em todas as provas, exceto nas que sejam totalmente de asfalto. Ainda assim, se analisará a opção de escolher pneus de compostos distintos para aumentar o interesse da mídia"
6 - Combustível
"A fim de reduzir as emissões de carbono do WRC, se analisará a importância de ter um único provedor de combustível."
7 - Pódiums
"Acontecerá no final de cada dia um podio para que a imprensa tenha mais oportunidade de destacar o vencedor de cada dia e o líder do rali. A cerimônia de podio e cerimônia final deverão acontecer antes das 16:00 horas CET, a fim de cumpri com os horários de encerramento das mídias de comunicação. Para as provas fora da Europa, isto estará sujeito a acordo entre organizador e promotor".
8 - Campeonato de Construtores
"O Mundial de Rali para Construtores será válido para todos os carros, incluindo os WRC com qualquer piloto. Os Construtores registrados deverão inscrever dois carros em todas as provas e competir com carros com homologação 2009" "
"A fim de promover o certame, a Comissão do Mundial de Rali também analisará a possibilidade de que o Campeonato de Construtores se converta em um Campeonato de Equipes".
"As equipes construtores devem participar de pelo menos 7 provas, incluindo uma fora da Europa. Poderão inscrever um ou dois carros homologados antes de 2009. As atividades promocionais poderão acontecer durante os reconhecimentos e cada prova poderá contar com atividades promocionais específicas que tenham a participação obrigatória de um piloto ou equipe".
9 - Verificações
"LOs organizadores poderão fazer verificações públicas como entretenimento para o público e como oportunidade para que a imprensa obtenha imagens" ."
10 - Shakedown
"O shakedown acontecerá como atividade promocional e para a imprensa, sendo necessário um nível nivel específico de participação de construtores e Equipes Construtores. Se estudará a possibilidade de tirar daqui a ordem de largada".
11 - Parque de assistência
"O parque de assistência poderá ser redesenhado para permitir o acesso desde a parte traseira da zona de assistência de cada equipe. Isto permitirá aos espectadores estar mais perto da ação".
12 -Trechos noturnos "Sujeitos a níveis de segurança satisfatórios, os trechos noturnos estarão permitidos , mas não podem ser o etinerário completo do dia".
13 - Classificção a nível nacional
" Aos carros que sejam ASNs e se baseam nos elegíveis para o WRC, será permitida a participação e será identificado numa classificação Nacional As iscriçoes para todas as provas do Mundial de Rali se encerram 4 semanas antes da disputa da prova".
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