domingo, 16 de junho de 2013

24H Le Mans: Entrevista com Antonio Sebastian- Charge Le mans

por Anderson Puiatti

Caros amigos leitores. Começamos hoje uma pequena série com entrevistas com três apaixonados pela prova que começa na próxima semana. A famosa 24 horas de Le Mans. Os entusiastas são: Charger Le Mans, Marcos Sversutti e Carlos Henrique Nodari. Os últimos dois estarão na prova este ano.

O bate papo servem para trazer até você como é estar lá na prova e conhecer o famoso templo de Sarthe. E como tradicionalmente faremos estaremos com a cobertura com 24 horas tradicionalmente.

Fiquem então com a conversa com o senhor Antonio Sebastian da Silva Fontenelle, mais conhecido como  Charger Le Mans nas redes sociais.

O senhor Le Mans esteva na prova em três ocasiões,em 1970 e 1988 e 1997. O apelido do senhor de 60 anos, loiro e de olhos verdes como se definiu (não temos fotos e ele não quis aparecer) veio da união de um muscle car americano o Dodge CHARGER e a tradicional cidade onde  aprova é realizada LE MANS - CHARGER LE MANS
Então deixamos ele próprio falar sobre a prova.
Charger Le Mans:
Meu pai ele tinha a paixão pelas Porsches, pois ele curtia mecânica. Ele trabalhava nesse ramo desde dos anos 1950. Filho de pais descendentes de franceses ele tinha essa paixão por rally um outro esporte automotivo bem praticado aqui na França até hoje. Como mencionei, a paixão pelas Porsches me fez eu me apaixonar,pois sou de 1953. Ai cresci ouvido a geração mais outras marcas também como a Ford Chevrolet Lancia Lincoln a própia Porsche. Em 11 de junho eu fui visitar a família Fontenelle geração aonde se estalaram no Ceara e boa parte do Nordeste ai vi um anuncio bem bonito por sinal. Ai perguntei vovô se isso é um campeonato de endurance bem famosa por aqui e eu fui saber mais informação porque eu nao sabia. Ja que em a corrida era no dia 13 se não me engano 13 para 14 de junho. E no dia 07 de junho estava fazendo reforma no aeroporto para aviões pequenos para pessoas que tinha condição e os primeiros teste dos maquinas. E foi no dia 10 no qual ainda os modelos Porsche estavam na cor branca e isso repeti ate hoje á informação que era um campeonato de endurance de longa duração pois La Sarthe tinha essa fama de "perigosa" a partir das 24 Heures du Mans de 1955. Acho que ele ficou conhecida por causa disso quer dizer uns dos motivos do seu conhecimento no mundo hoje e também por apresentar grande maquinas " Belas" obras feito pelo homem.

BR: E expectador ou a trabalho?
CL:Em todas eu fui como expectador mesmo

BR: Por que o fascínio pela prova?
Eu sou fascinado por Le Mans porque ela tem hitória que me emociona e da aquela emoção que não sei te explicar coisa de outro mundo. E a prova junta tudo estilo de outras modalidades automotivas por exemplo como a Nascar , IMSA , ALMS , FIA GT e isso que me faz eu ficar o dia todo no trabalho e em casa só pesquisando sobre as 24 Heures du Mans
Tem alguma história curiosa quando estava no autódromo?
A história curiosa todos os anos quem vai tem uma pequena mudanças um evento que junta milhares de espectadores do mundo todo e nesse ano e no ano que vem em 2014 vai bater o record.

Qual a diferença entre os atuais modelos e os do passado na sua visão?
A diferença do modelos de Hoje para os do passado,é que os do passado eram bem trabalhados e não tinham os melhores e sim grandes batalhas na pista para ver quem ganha. No caso os grandes modelos que competiram em Le Mans foram os GTs 40 e as Porsche 917 e as Ferrari 512s. Mais sempre tem aquela pequena comparação desse anos aos anos passados e a Historia e viva ate hoje e daqui 200 anos acho que ainda vai ser lembrada (risos).E os atuais qual é a melhor de todos as Audis? mais já sabemos a respostas pois os carros são bem trabalhados.

Qual a expectativa para prova deste ano?
A expectativa e o aumento de número de presença de Brasileiros e a geração Senna competindo na categoria GTE.

Conheceu algum piloto?
Ainda não conheci pilotos.

Pretende voltar?
Sim no ano de 2014.

Gosta de endurance e entende do assunto?
Sim gosto de endurance e pretendo gostar ate o fim de minha vida.

Antonio Sebastian da Silva Fontenelle- CHARGER LE MANS

Um comentário:

Unknown disse...

E ai meu amigo ficando famoso em ...... rsrsrsrs