segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Gaúcho é campeão nas pistas dos Estados Unidos

por Sérgio Carvalho

Gaúcho é campeão nas pistas dos Estados Unidos
Pierre.jpg Pierre Kleinubing faturou o título da Continental Tire Series com o Mazda #31. Foto: Juha Lievonen
O Brasil teve uma temporada de poucos títulos para comemorar no automobilismo internacional, em 2012. Sem alarde, porém, um gaúcho de Erechim foi campeão de uma das categorias mais prestigiadas dos Estados Unidos: Pierre Kleinubing faturou a Grand Am – Continental Tire Series, categoria nacional que corre junto com os protótipos das 24 Horas de Daytona.
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Duas vitórias na temporada e regularidade garantiram troféu máximo
Piloto oficial da montadora Mazda, Kleinubing já está se preparando para a primeira corrida da temporada 2013, preliminar exatamente da tradicional corrida de Daytona, em 25 de janeiro. O gaúcho está nos EUA desde 1997, onde inclusive se casou, teve uma filha e obteve dupla cidadania.
A paixão pelo automobilismo, contudo, começou na sua terra natal. “Comecei correndo de kart em Erechim mesmo, tive muito apoio da família. Aos 14 anos um amigo, Albino Parenti, me incentivou a fazer isso mais seriamente e acabei sendo campeão regional”, lembra Pierre. Depois disso, correu de Fusca, na tradicional Speed 1600 e no Gaúcho de Marcas, onde foi campeão estadual em 1995, com Délcio Dornelles. Também registrou uma vitória nas 12 Horas de Tarumã, com Jorge Fleck nesta época.
Sem condições de viver do automobilismo no Brasil, resolveu se aventurar na América do Norte em 1997. Com ajuda do famoso preparador Jorge Martnewski, estabeleceu contatos e montou uma estrutura para correr na World Challenge Touring Car, semelhante ao Campeonato Mundial de Turismo (WTCC), mas nos EUA.  Depois de sustentar com ajuda da família as primeiras temporadas, passou a ser cobiçado pelos times americanos com base em suas vitórias e foi pentacampeão da World Challenge.

192744_10151236072791757_1443195204_o.jpDesafiando a curva do Saca Rolha em Laguna Seca

“Em 1997 fui cobrindo a despesa com os prêmios de corrida, já que aqui, ao contrário do Brasil, eles são. Em 1998, acabei me tornando piloto de fábrica da Acura com salário”, explicou o piloto gaúcho. Ele salienta fazer parte de um certame que dá diversas oportunidades de crescer nas pistas americanas, correndo em mais de 30 autódromos. “A Grand Am é parte da Nascar. Tem a Rolex Series e a categoria, a Contintenal Series, que é televisionada para todo o país, inclusive algumas no Brasil por TV fechada”, conta Kleinubing.
“Até podem ter me visto aí já, só que ninguém se dá conta pois meu sobrenome não é nada brasileira”, brinca o piloto.  Depois de vencer a última prova do ano para garantir o título, ele vai seguir na Continental Series em 2013. Para se sagrar campeão, por sinal, ele superou um multicampeão das 24 Horas de Daytona, o americano Andy Lally, maior vencedor de Rolex Series, que compete com protótipos semelhantes aos das 24 Horas de Le Mans.

fonte: correiodopovo.com.br

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