Gaúcho é campeão nas pistas dos Estados Unidos
O Brasil teve uma temporada de poucos títulos para comemorar no
automobilismo internacional, em 2012. Sem alarde, porém, um gaúcho de
Erechim foi campeão de uma das categorias mais prestigiadas dos Estados
Unidos: Pierre Kleinubing faturou a Grand Am – Continental Tire Series,
categoria nacional que corre junto com os protótipos das 24 Horas de
Daytona.
Piloto oficial da montadora Mazda, Kleinubing já está se preparando
para a primeira corrida da temporada 2013, preliminar exatamente da
tradicional corrida de Daytona, em 25 de janeiro. O gaúcho está nos EUA
desde 1997, onde inclusive se casou, teve uma filha e obteve dupla
cidadania.
A paixão pelo automobilismo, contudo, começou na sua terra natal.
“Comecei correndo de kart em Erechim mesmo, tive muito apoio da família.
Aos 14 anos um amigo, Albino Parenti, me incentivou a fazer isso mais
seriamente e acabei sendo campeão regional”, lembra Pierre. Depois
disso, correu de Fusca, na tradicional Speed 1600 e no Gaúcho de Marcas,
onde foi campeão estadual em 1995, com Délcio Dornelles. Também
registrou uma vitória nas 12 Horas de Tarumã, com Jorge Fleck nesta
época.
Sem condições de viver do automobilismo no Brasil, resolveu se
aventurar na América do Norte em 1997. Com ajuda do famoso preparador
Jorge Martnewski, estabeleceu contatos e montou uma estrutura para
correr na World Challenge Touring Car, semelhante ao Campeonato Mundial
de Turismo (WTCC), mas nos EUA. Depois de sustentar com ajuda da
família as primeiras temporadas, passou a ser cobiçado pelos times
americanos com base em suas vitórias e foi pentacampeão da World
Challenge.
Desafiando a curva do Saca Rolha em Laguna Seca
“Em 1997 fui cobrindo a despesa com os prêmios de corrida, já que
aqui, ao contrário do Brasil, eles são. Em 1998, acabei me tornando
piloto de fábrica da Acura com salário”, explicou o piloto gaúcho. Ele
salienta fazer parte de um certame que dá diversas oportunidades de
crescer nas pistas americanas, correndo em mais de 30 autódromos. “A
Grand Am é parte da Nascar. Tem a Rolex Series e a categoria, a
Contintenal Series, que é televisionada para todo o país, inclusive
algumas no Brasil por TV fechada”, conta Kleinubing.
“Até podem ter me visto aí já, só que ninguém se dá conta pois meu
sobrenome não é nada brasileira”, brinca o piloto. Depois de vencer a
última prova do ano para garantir o título, ele vai seguir na
Continental Series em 2013. Para se sagrar campeão, por sinal, ele
superou um multicampeão das 24 Horas de Daytona, o americano Andy Lally,
maior vencedor de Rolex Series, que compete com protótipos semelhantes
aos das 24 Horas de Le Mans.
fonte: correiodopovo.com.br
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