quarta-feira, 13 de junho de 2012

24h de Le Mans - Classe LMP1 - 2012


por Sérgio Carvalho

E finalizamos a análise das classes deste ano com a classe rainha, ou máxima da endurance, os chamados LMP1, com protótipos valorizados a base de ouro com tecnologia de ponta e tudo mais que é possível incrementar estes carros, que é o caso do novo Audi R-18 E-Tron Híbrido movido à diesel e a debutante Toyota com seu modelo TS030 também Híbrido e outros carros movidos à gasolina e que talvez possam fazer a diferença no traçado de La Sarthe, caso estes modelos à diesel fiquem pelo caminho.
Impossível? No ano passado 2 dos 3 R-18 tiveram problemas com o tráfego e abandonaram a prova, então tudo é possível em Le Mans, e sonhar, um pouco, não custa nada.

Este ano não teremos um desafiante à altura dos tanques germânicos da Audi, pois a Peugeot se retirou este ano por problemas financeiros e não conseguir fabricar um protótipo com o KERS a tempo das 24h deste ano. Mas com a chegada da Toyota e por tudo que aconteceu no Test Day muitos acreditam que tenha corrida nas 24h deste ano, então vamos à análise desta classe.
LMP1
Peso mínimo: 900 kg
Max deslocamento: 3400 cm3 (atmosférica) 2000 cm 3 (turbo) 3700 cm3 (diesel)
Tank: Gás: 75 litros (Normal) 73 (híbrido)
Reservatório; diesel: 60 litros (Normal) 58 litros (híbrido)
Na classe LMP1 deste ano apresenta nos candidatos à vitória na endurance quatro diferentes tecnologias de motores: gasolina, diesel gasolina-híbrido "normal" diesel-híbridos. Depois do sucesso do diesel, saberemos se haverá uma nova vitória de uma nova tecnologia, com o híbrido ou Audi diesel-híbrido ou Toyota-gasolina? Ou o R18 Ultra Classic pode vencer lá de novo? Infelizmente, o destino dos movidos à gasolina parece ter sido selado no Test Day, pois o HPD ARX-3a tomou oito segundos do Audi mais rápido. Assim, teremos uma corrida entre os não-diesel e híbridos/diesel. E outra entre a Audi e a Toyota, tudo por conta do Test Day destas duas marcas, onde a diferença entre os modelos foi mínima, mas esta será a primeira prova do TS030.
Então no papel tem tudo para dar Audi 1-2-3-4, mas quem sabe?
Serão 24h de corrida intensa e imensos tráfegos de carros mais lentos.
Audi Sport Team Joest - Audi R18 e-tron Quattro No. 1 e No. 2 - Audi R18 Ultra # 3
Audi Sport North America Audi R18 Ultra 4 (4 pneus Michelin para carros)
Competição: Dr. Wolfgang Ullrich
Diretor Técnico Ralf Jüttner
V8 3,7 litros diesel turbo - tração nas quatro rodas - híbrido
Audi R18 quattro e-tron # 1 - Andre Lotterer / Benoit Treluyer / Marcel Fässler
Test Day: 2º com 3'26''468
Audi quattro e-tron 2 - Tom Kristensen / Allan McNish / Dindo Capello
Test Day: 1º com 3'25,927
Ultra Audi R18 # 3 - Romain Dumas / Loic Duval / Marc Gene
Test Day: 3º com 3'26, 651
Audi R18 # 4 ultra-Oliver Jarvis / Mike Rockenfeller / Marco Bonamoni
Test Day: 6º em 3'28,765
A Audi é a favorita nas 24 Horas de Le Mans de 2012. Com a saída da Peugeot e os problemas no TS030 da Toyota é inegável o favoritísmo destes modelos à diesel. Desde 2000 com a vitória por Tom Kristensen, Emanuele Pirro e Frank Biela, a Audi foi derrotada apenas uma vez, se colocarmos de lado a vitória da Bentley Speed 8 em 2003 - pela Peugeot em 2009, e são conhecidos como Mrs Le Mans. Desde 2000, sempre que um Audi coloca suas rodas pela primeira vez em Le Mans, ele quase sempre ganha ... Vejam os casos do R8, o R10, o R10 TDI, o R15+ R18 TDI, sempre se impuseram-se no Sarthe. Somente o R15 TDI fracassou neste desafio, onde foi patrolado por dois Peugeot 908 HDi FAP no ano de 2009.
Desta vez, em Le Mans, a Audi terá dois novos modelos: o R18 Ultra, que é uma evolução do R18 vitorioso em 2011 em virtude dos novos regulamentos, com um motor menor, e o R18 E-Tron Quattro, protótipo híbrido, que recupera energia no eixo dianteiro. E, por incrível que pareça se um dos modelos ganhar, o outro modelo terá o mesmo destino do R15 TDI que também não venceu. O R18 Ultra foi bem em Sebring e mesmo com um atraso o E-Tron debutou em Spa provando ser um protótipo confiável e de boa performance. A demonstração nas Ardenas foi impressionante, com os quatro protótipos chegando nos quatro primeiros lugares, então, diesel, híbridos ou não, levarão vantagem sobre os modelos movidos à gasolina em La Sarthe.
Os pilotos são caso a parte, pois nove dos doze pilotos da Audi já foram vitoriosos em Le Mans, para um total de dezenove vitórias, incluindo oito para um único piloto, conhecido como Mr. Le Mans, Tom Kristensen. Apenas Loïc Duval, Oliver Jarvis e Marco Bonamoni não são, porém, Bonamoni ainda não participou de Le Mans. Kristensen, Capello e McNish trazem um conjunto de treze vitórias em Le Mans. Alguns disseram que o trio estava em declínio, mas a sua vitória na estréia temporada do WEC nas 12 Horas de Sebring provou o contrário.
O R18, ou seja o modelo ultra ou seja o modelo e-tron quattro, deixou uma impressão forte durante o Test Day. E ficará dificíl separar para saber qual é o melhor modelo. Em caso de tempo chuvoso, a vantagem teórica vai para o quattro e-tron, mas de qualquer maneira vamos ver o Audi R18 da frente, com certeza.
Toyota Racing - Toyota Hybrid TS03O n º 7 e 8
Motor 3,4 litros aspirado V8-Toyota - híbrido (Sistema Toyota Racing)
Presidente: Yoshiaki Kinoshita
Diretor Técnico: Pascal Vasselon
Toyota TS030 # 7: Alexander Wurz / Nicolas Lapierre / Kazuki Nakajima
Test Day: 4º com 3'27,204
Toyota TS030 # 8: Anthony Davidson / Sebastien Buemi / Stephane Sarrazin
Test Day: 5º com 3'28,298
Após a retirada da Peugeot, a Toyota parece ser o único concorrente para o Audi em Le Mans de sua teórica vitória. A marca japonesa sempre almejou uma vitória em Le Mans e quando conseguiram um segundo lugar no GT-One em 1999, a Toyota havia deixado a endurance e, claro, podemos imaginar que, se a marca volta a Le Mans, não é para fazer número.
Para o seu regresso a Le Mans, a Toyota escolheu a tecnologia híbrida, mas ao contrário do Audi, o motor é um V8 a gasolina e o TS030 recupera energia na parte traseira, o que aumenta ainda mais o molho no confronto entre as duas fábricas .
Infelizmente, as coisas não deram muito certo para o fabricante japonês, que inscreveram dois TS030 no WEC, mas não foram à Sebring, a Toyota estava para começar às Seis Horas de Spa-Francorchamps, mas durante testes privados em Paul Ricard tiveram problemas e se ausentaram da etapa novamente, mas o ranking do WEC não é certamente a principal prioridade nesta temporada e o duelo entre Audi e Toyota, portanto, começam em Le Mans.
Durante o Test Day ficaram na casa de 2 segundos atrás do Audi mais rápido e estão com bons pilotos para as 24h de La Sarthe e se o carro ajudar devem trazer alguma novidade para a corrida deste ano. Porém será a primeira corrida deste modelo e falhas podem ocorrer.
Rebellion Racing - Lola B12/60 Coupé Toyota n º 12 e 13 *
Motor 3,4 litros naturalmente aspirado V8-Toyota (RV8KLM)
Chefe da equipe: Alexandre Pesci
Team Manager: Bart Hayden
Lola B12/60 Toyota n º 12: Neel Jani / Nicolas Prost / Nick Heidfeld
Test Day: 9º com 3'36''876
Lola B12/60 Toyota # 13: Andrea Belicchi / Harold Primat / Jeroen Bleekemolen
Test Day: 8º com 3'35,357
A equipe Rebellion teve um ano muito bom em 2011 na Le Mans Series, onde a equipe levou o título por equipes da categoria LMP1, porém perdeu o título de pilotos. Este ano, a equipe de Bart Hayden manteve o motor Toyota, mas mudou devido a uma fusão com a Lotus. O Lola tem evoluído ao longo de 2011, com uma revisão na aerodinâmica e teve a suspensão melhorada. A Rebellion está empenhada este ano no WEC com dois Lola-Toyota, mas o começo foi difícil. A equipe se recuperou bem em Spa, com os dois primeiros lugares depois dos Audi e durante o Test Day, apenas o HPD ARX-03a da Strakka foi mais rápido, pois, a Audi e Toyota obviamente estão em outro patamar.
O team suíço estará se apresentando em Le Mans pela oitava vez. A meta para a Rebellion será ser o melhor classificado entre os movidos à gasolina, esperando falhas Audi e Toyota para se aproximar do pódio.
OAK Racing - Pescarolo Judd OAK-# 15
Motor 3,4 litros aspirado V8-Judd
Presidente: Jacques Nicolet
Chefe da equipe: Sebastien Philippe
Oak-Pescarolo-Judd 15: Montagny (Moreau durante o dia de teste) / Baguette / Dominik Kraihamer
Test Day: 16ºcom 3'41,970
Este team tem a sua história descrita na classe LMP2, e conseguiu duas entradas para Le Mans este ano na classe LMP2 e LMP1 como fizera em 2011. Fizeram a pole em Sebring, mas depois foi cancelado o cronometro e parou por problemas no motor, já em Spa novo abandono. Para a prova é esperado um melhor resultado.
Team Pescarolo: Pescarolo 03 Judd n º 16 Dome S102.5 Judd e No. 1
Motor 3,4 litros aspirado V8-Judd (No. 16 e No. 17)
Presidente: Henri Pescarolo
Pescarolo 03 Judd n º 16: Emmanuel Collard / Julien Jousse / Jean-Christophe Boullion
Test Day: 12º com 3'40,385
Dome S102.5 Judd # 17: Sebastien Bourdais / Nicolas Minassian / Seiji Ara
Teste Day: 10º com 3'37,149
O team Pescarolo tenta reviver os bons tempos de outrora. Depois de um ano sob pressão em 2010, a equipe de Sarthe tem a sua volta pela ajuda de Jacques Nicolet e Rivière Joël, e acabaram vencendo o título de pilotos em 2011 com Emmanuel Collard, Jousse Julien, e Christophe Tinseau. E o título por equipe escapou por pouco, mas com apenas um Pescarolo Judd contra dois Lola Toyota Rebellion, a tarefa não era das mais fáceis.
Henri Pescarolo se inscreveu este ano no Campeonato Mundial de Endurance com um carro e dois em Le Mans, que foram aceitos pela ACO. No WEC, o Pescarolo Judd da equipe Pescarolo 03 com base no chassis do extinto AMR-One e para Le Mans o Dome Dome S102,5 Judd. Por problermas em Sebring o Pescarolo 03 não pode ser utilizado, então Henri Pescarolo foi autorizado a correr o Pescarolo Judd V10 01 5 litros, com um ganho de peso adicional, mesmo assim o protótipo andou bem e ficou em terceiro lugar no WEC na LMP1 e primeiro das equipes privadas.
O Pescarolo 03 tem potencial, mas tem problemas de falta de quilometragem, pois precisa andar mais. Quanto ao Judd Dome, no Test Day teve problemas mecânicos, mas mesmo assim, ele obteve tempos de volta promissores na parte da manhã, com Seiji Ara ao voltante marcou o terceiro melhor tempo.Os team tem potencial, faltam os carros corresponder.
Strakka: HPD ARX-03a # 21
Motor 3,4 litros aspirado V8-HPD
Diretor da equipe principal e Técnica: Piers Phillips
HPD ARX-03a # 21: Danny Watts / Jonny Kane / Nick Leventis
Test Day: 7º com 3'34,243
Este team vem com uma grande ascenção desde que entrou na classe de protótipos em 2009, Em 2010 venceu a LMP2 com uma HPD ARX-01c, ganhando três corridas Le Mans Series, e ganhou uma overall em Budapeste, a primeira vitória da LMP2 contra a LMP1. A equipe continuou com o HPD em 2011, com um ARX-01d desta vez, e terminou em segundo lugar entre as equipes da Série Le Mans. Este ano, retorna a categoria LMP1 com o HPD. A ambição é terminar em primeiro lugar entre os movidos à gasolina, e parece ser possível, com Danny Watts ao volante fizeram o melhor tempo entre os não-diesel e não-híbridos na classe.
JRM Racing - HPD ARX 03a # 22
Motor 3,4 litros aspirado V8-HPD
Chefe da equipe: James Rumsey
Team Manager: Nigel Stepney
HPD ARX-03a # 22: David Brabham / Karun Chandhock / Peter Dumbreck
Test Day: 11º com 3'37,358
A JRM Racing ganhou o título de pilotos no Mundial de GT1 com Lucas Luhr e Michael Krumm, após este título, a equipe decidiu mudar de rumo e voltar-se para a endurance. Estão na LMP1 no Campeonato Mundial de Endurance, e optaram por um HPD ARX-03a com bons pilotos que já ganharam em Le Mans em 2009 pela Peugeot (David Brabham) e outro que já conhece muito bem o traçado com uma decolagem de seu Mercedes em 1999 (Peter Dumbreck). A estréia no WEC foi modesta até o momento, mas podemos esperar um bom desempenho em Le Mans.
56 ª posição Highcroft Racing - Nissan DeltaWing # 0
4-cilindros 1,6 litros turbo Nissan DIG-T
Potência máxima: 300 cv a 7100 rotações / minuto
5 velocidades sequencial
Michelin: 10/31/15 (AV), 310/620/15 (AR) - Peso do veículo: 550 kg
Presidente: Duncan Dayton - Fabricante: Dan Gurney todos os pilotos americanos
Diretor Técnico: Ben Bowlby - Sócio: Don Panoz
O posto do pit 56ª nesta edição 80, é reservado para protótipos com tecnologias inovadora e foram trazido este ano pela DeltaWing Nissan, é um conceito nunca visto em Le Mans, com um protótipo que mais parece com um foguete do que um carro de corrida. O projeto foi liderado pelos maiores nomes do automobilismo: Dan Gurney, o ex-vencedor de Le Mans e AJ Foyt. Além da Highcroft Racing, todos com o apoio de um grande fabricante, a Nissan.
O DeltaWing Nissan completou 31 voltas na parte da manhã e 23 à tarde, o que é satisfatório. Mesmo assim é visto com certo receio pela maioria do pessoal do meio automobilístico.

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