sexta-feira, 8 de junho de 2012

24h de Le Mans - Classe LMGTE AM - 2012


por Sérgio Carvalho

Ola colegas e amigos do blog Burnout Racing, como sempre e pelo quarto ano consecutivo faremos a nossa tradicional cobertura das 24h de Le Mans, e também estaremos apresentando todas as classes e carros que deverão estar presente na prova mais famosa da endurance moderna, que mesmo com a saída provisória da Peugeot deverá manter o seu charme e quem sabe sua competitividade com a entrada da Toyota no grid.
Começaremos pela classe LMGTE Am quem tem as seguintes especificações abaixo::
Peso mínimo 1245 kg - Tanque 90 litros - Max deslocamento: 5500 cm3 (atmosférica) 4000 cm3 (turbo)
O GTE Am é a categoria reservada para os amadores, ao contrário GTE Pro. Cada equipa só pode ter um driver "Platinum" ou "Gold", sendo os outros ou "Silver" ou Bronze
Carros, sujeitos às mesmas regras que o GTE Pro, deve ser pelo menos o ano anterior e não pode beneficiar das mudanças no ano corrente.
Larbre Competition - Corvette C6 ZR1 Corvette n º 50 e n º 70 C6 ZR1
5.5-litro Chevrolet V8 - Michelin Tires
Team Manager: Jack Leconte
C6 Corvette ZR1 n º 50: Patrick Bornhauser / Julien Canal / Pedro Lamy
Test Day 4º no GTE-Am 4'01'' 160
C6 Corvette ZR1 n º 70: Christophe Bourret / Pascal Gibon / Jean-Philippe Belloc
Test Day: 6º no GTE Am 4'04'' 016
Larbre Competition é considerado um time de respeito por muitos por sua experiência em corrida e em La Sarthe, no ano passado andou com um 997 e um C6.R em Le Mans, fazendo 1-2 e ano ano anterior com um Saleen S7-R já havia vencido também e deverá tentar o famoso hat-trick e assim vencer 3 vezes seguidas em Le Mans, poucos team conseguiram este intento.
A Larbre empreendeu este ano, com ambos os carros no Campeonato Mundial de Endurance e começou a temporada 2012 forte, colocando os dois Corvettes no pódio, o n º 70 Bourret / Gibon / Belloc, em segundo lugar, antes do n 50 ° de Bornhauser / Canal / Lamyna rodada inicial em Sebring. O Corvette n º 50 ficou em quarto lugar em Spa, enquanto o segundo C6.R abandonou prematuramente. Atualmente, ocupam o segundo lugar na categoria GTE-Am, atrás Felbermayr-Proton, e, portanto, mantendo todas as suas chances de ganhar mais um troféu.
JWA-Avila - Porsche 997 RSR # 55
6 cilindros 4 litros Boxer Porsche - Dunlop Tires
Team Manager: James Watt
Porsche 997 RSR # 55: Paul Daniels / Joel Camathias / Markus Palttala
Test Day: 12 º lugar no GTE-Am 4'09,532
JWA (James Watt Automotive) é um team bem conhecido na LMS e possui uma bela trajetória na endurance, sempre andaram de Porsche, mas em 2008 chegaram a se aventurar com um carro da marca Aston Martin (Vantage GT2), e acabaram por retornar as suas raízes. Participam do WEC e tiveram um quinto lugar em Sebring e sexto em Spa, por isso conseguiram a entrada automática para La Sarthe.
Este Porsche pode ser um outsider na categoria se terminar a prova, mas temos bons carro na classe e se todos chegarem, deve apenas completar a prova.
Krohn Racing - Ferrari 458 Italia # 57
4,5 litros V8 da Ferrari F142 - Dunlop Tires
Team Manager: David Brown
Ferrari 458 Italia 57: Tracy Krohn / Nic Jönsson / Michele Rugolo
Test Day: 11 º em 4'08,295
A equipe de Tracy Krohn sempre foi conhecida por andar a reboque da Risi Competizione que não manteve o fôlego para andar em Le Mans este ano, mas esta equipe tem combustível o suficiente, pois seu dono é um bilionário e resolveram se comprometer apenas com o Campeonato Mundial de Endurance, manteve-se dentro da categoria GTE Am. A equipe, no entanto mudou de equipamentos, deixando o Ferrari 430GT para uma Ferrari 458 Italia. No entanto, a tripulação do 57 º Ferrari é a mesma do ano passado, com Tracy Krohn, Nic Jönsson e Michele Rugolo.
A temporada 2012 começou meio ruim, com um quinto lugar em Sebring e sétimo lugar em Spa. Não tem tido o mesmo sucesso dos tempos da parceria com a Risi e no ano passado não terminaram as 24h. Devem completar a prova apenas sem almejar podium por conta de tantos carros e equipes boas na classe, mas podem aparecer bem ao final desta se alguém tiver problemas no caminho.
Luxury Racing - Ferrari 458 Italia # 58
4,5 litros V8 da Ferrari F142 - Michelin Tires
Team Manager: Christopher Campbell
Ferrari 458 Italia 58: Pierre Ehret / Gunnar Jeannette / Frankie Montecalvo
Test Day: 8 º lugar no GTE Am 4'05'' 018
Apareceu no cenário mundial em 2011 com força, com o duas Ferrari 458 GTE Pro Italia no ILMC e, em seguida, em Le Mans, todos lembram do team apenas através da batida no início da corrida de 2011 com um dos R-18 e a Ferrari de Anthony Beltoise, que não teve nada o que fazer no acidente. Este debut em Le Mans foi decepcionante para a Luxury Racing, com ambos os carros sendo forçado a se retirar, uma falha de motor e outro para fora da estrada.
Este ano, Stephanie Hoener diversificou o seu compromisso de entrar em uma Ferrari 458 GTE-Pro e um segundo em GTE-Am. Já em Sebring, Dominik Farnbacher havia assegurado a pole position na classe, mas a sorte parece não acompanhar a Ferrari que não conseguiu iniciar a corrida, batendo no Porsche dos Lizards de Jörg Bergmeister durante a volta de apresentação. Em Spa com uma equipe reformulada, as coisas foram um pouco melhor com um quinto lugar, mas é claro que tem ambições mais altas em Le Mans, onde a tripulação será a de Spa.
E se a sorte ajudar e não encontrarem nem um Porsche e nem um Audi na prova deste ano podem aparecer bem no final.
AF Corse - Ferrari 458 Italia # 61 Ferrari 458 Italia e N º 81
4,5 litros V8 da Ferrari F142 - Michelin Tires
Proprietário: Amato Ferrari
Team Manager: Battistini Pregliasco
Ferrari 458 Italia # 61: Brian Vickers / Rui Aguas / Robert Kaufman
Test Day: 10º no GTE-Am em 4'05.553
Ferrari 458 Italia # 81: Pergiuseppe Perazzini / Matt Griffin / Nicola Cadei
Test Day: 11 º lugar na GTE Am 4'07'' 075
Quando falamos GT, devemos falar de AF Corse. A equipe italiana é a mais representada nesta edição 80 com duas Ferrari 458 GTE na Pro, dois no GTE Am, além de Pecom Racing na LMP2. Devidos aos resultados alcançados no ano passado na Le Mans e na Le Mans Series, que ganhou quatro convites automaticamente para a equipe, incluindo dois no GTE Am. Este ano, passou a utilizar a Ferrari 458 Italia.
No ano passado um dos carros foi desqualificado por ser culpado no acidente que tirou um dos R18 da prova pilotado por Rockenfeller, este ano esperam ir bem melhor e ficar longe dos R18 e terminar a prova, experiência e bom carros o AF Corse possui, vamos conferir na pista.
IMSA Matmut Performance - Porsche 997-RSR # 67
6 cilindros 4 litros Boxer Porsche - Michelin Tires
Diretor: Raymond Narac
Team Manager: Franck Rava
Porsche 997 RSR # 67: Raymond Narac / Nicolas Armindo / Anthony Pons
Teste Day: 4o no GTE Am 4'02'' 548
IMSA Matmut está agora no círculo de elite de equipes de topo em resistência. Desde a sua criação, a equipe sobe constantemente de colocação. Desde 2004, a IMSA dirigida por Raymond Narac acumula títulos, mas não participam diretamente do WEC, com o cancelamento da rodada de Zolder pelo ELMS a IMSA correu em Spa, de forma brilhante com a pole position e vitória. Um dos candidatos à vitória na categoria é este carro.
Prospeed Competition - Porsche 997 RSR # 75
6 cilindros 4 litros Boxer Porsche - Michelin Tires
Team Principal: Rudi Penders
Diretor Técnico: Luc Goris
Porsche 997 RSR # 75: Abdulaziz Al Faisal / Bret Curtis / Sean Edwards
Test Day: ausentes
A equipa belga fundada por Rudi Penders e Goris Luc muda de classe este ano. Ela abandona a categoria GTE Pro para competir no Pro Am adquiriu uma reputação bem merecida no GT por causa de seus muitos sucessos e títulos. A equipe belga tem participado no Le Mans Series, com melhores resultados para um quarto lugar em Spa e um terceiro em Silverstone, mas este ano mudaram a sua tradicional tripulação e devem ser o melhor do restante do grid fora os candidatos à vitória.
Flying Lizards Motorsports - Porsche 997 RSR # 79
6 cilindros 4 litros Boxer Porsche - Michelin Tires
Team Principal: Seth Neiman
O gerente da equipe Eric Ingraham
Porsche 997 RSR # 79: Seth Neiman / Patrick Pilet / Spencer Pumpelly
Test Day: 3 ª GTE Am 4'01'' 284
Este é um team baseado na América e anda na ALMS, estão com um carro na Pro e este na Am e possuem pilotos de respeito, no ano passado não finalizaram a prova por falha mecânica e esperam ter melhor sorte este ano. Esse Porsche é mais do que um sério candidato à vitória.
JMB Racing - Ferrari 458 Italia # 83
4,5 litros V8 da Ferrari F142 - Michelin Tires
Team Manager: Nicolas Misslin
Ferrari 458 Italia # 83: Manuel Rodrigues / Alain Ferté / Philippe Illiano
Test Day: 7 º no 4'04,779
A JMB é um nomes importantes do automobilismo europeu e participam da ELMS este ano e ficaram em terceiro lugar na rodada de abertura em Paul Ricard onde são baseados na Europa. A equipe migrou de sua Ferrari 430GT para uma Ferrari 458 Italia. Deve ter uma boa participação na prova devido a tantas boas equipes na classe, mas podem aparecer bem no final da prova.
Team Felbermayr-Proton - Porsche 997 RSR # 88
6 cilindros 4 litros Boxer Porsche - Michelin Tires
Team Manager: Michael Ried
Porsche 997 RSR 88: Paolo Ruberti / Gianluca Roda / Christian Ried
Test Day: 5º na GTE Am 4'02,977
Como a JMB, a Proton Competition ou Felbermayr Proton este ano é uma das mais antigas equipes ainda ativas. A equipe possui um time forte, pois, frequentemente ocorre o empréstimo dos pilotos oficiais da marca Porsche por causa de sua qualidade. Em 2011, a sua participação foi interrompida na manhã de domingo após um choque violento entre Porsche e Corvette de Jan Magnussen, acidente no qual Horst Felbermayr Sr ficou gravemente ferido. Depois de correr o ILMC em 2011, a equipe levou a cabo este ano no WEC, em ambos os GTE e GTE-Pro-Am. A equipe colocou a equipe no topo da GTE-Am, com uma vitória nas 12 Horas de Sebring e um segundo nas Seis Horas de Spa-Francorchamps.
É outro team de respeito na classe.
Aston Martin Racing - Aston Martin V8 Vantage # 99
V8 4,5 litros Aston Martin - Michelin Tires
Team Principal: John Gaw
Aston Martin Vantage # 99: Christoffer Nygaard / Allan Simonsen / Kristian Poulsen
Test Day: 1º no GTE Pro 3’59,938
Após o fracasso constrangedor de AMR-One LMP1 em 2011, a Aston Martin voltou para o GT, com Aston Martin Vantage, e na classe GTE-Am, a Aston Martin confiou a. N º 99 de um trio de pilotos dinamarqueses, que com certeza irá agradar a colônia dinamarquesa, uma das maiores em todo o circuito Le Mans no fim de semana da corrida Também é inegavelmente um dos carros a bater nesta categoria, simplesmente por ter virado o terceiro melhor tempo na overall na classe LMGTE durante o Test Day, tempo este melhor até que seu carro-sister #97 da classe Pro com o pilotos de fábrica.
Muitos jornalistas o consideram como um gato jogado no meio dos pombos e se nada der errado devem vencer na classe.

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