terça-feira, 6 de dezembro de 2011

WEC:REVOLUÇÃO À VISTA NA CLASSE GTE?


BMW, PORSCHE, FERRARI, CHEVROLET, LOTUS, ASTON MARTIN... QUE OUTRAS MARCAS PODERÃO MARCAR PRESENÇA NA CLASSE GTE NOS PRÓXIMOS ANOS? 


Não, não se trata de uma revolução regulamentar - aliás, pouco ou nada está previsto mudar no regulamento GTE nos próximos anos, tirando uma ou outra alteração de pormenor no regime de equivalência. Do que se trata efectivamente é de um possível aumento exponencial de modelos elegíveis para a classe, que a poderão assim revolucionar por completo.

Se nos protótipos é possível a qualquer um (com os meios e o financiamento certos) construir um carro LMP1 ou LMP2 (ou ambos) sem ser obrigado a construir um número mínimo de chassis, na classe GTE a história é bem diferente... Primeiro, porque só são aceites carros derivados da produção com pelo menos 100 unidades construidas por ano para grandes construtores ou 25/ano para os pequenos construtores (300/ano para GTs com chassis em carbono), e no caso dos motores utilizados, estes terão de ter pelos menos 300 unidades construidas por ano.

Apesar de haver até bastante variedade de modelos em classes como a GT3 e GT4, esta não tem sido muita nos GTE/GT2, e menos ainda na GT1 que este ano desaparecerá por completo. Os construtores, pequenos ou grandes, têm duas abordagens a esta questão: ou se envolvem oficialmente ou deixam todo o trabalho nas mãos de preparadores oficiais ou privados devidamente autorizados pelo construtor. Chevrolet, BMW, Lotus, Aston Martin, Porsche e Ferrari envolvem-se oficialmente, mas no caso da Lotus e da BMW, os carros não estão disponíveis para clientes.

A Porsche possui um lucrativo programa-cliente, dando apoio oficial ao Team Felbermayr e à Flying Lizard, assim como a Ferrari (através do preparador oficial Michelotto) que apoia a AF Corse e a Risi Competizione. A Chevrolet não tem propriamente um programa-cliente, mas este ano deu algum apoio à Larbre, apoio esse que poderá ser aumentado em 2012 para que a equipa francesa represente o construtor americano no WEC. Por fim, a Aston Martin tem um pequeno programa-cliente à imagem da Porsche, devendo em 2012 apresentar uma equipa própria.

Depois temos Ford e Lamborghini, casos em que ambas as marcas se limitam a patrocinar (sem necessariamente financiar) o desenvolvimento de versões de competição dos seus carros por parte de preparadores como a Doran (Ford) e a Reiter (Lamborghini), sendo que esta última é praticamente o preparador oficial da Lamborghini (mas não exclusivo como no caso Michelotto/Ferrari), e o programa GTE está praticamente encerrado.

Nos próximos anos, a classe poderá ver o seu "parque automóvel" ampliado com mais soluções. Se por um lado a alemã Lambda Performance tenta criar condições para que equipas europeias possam adquirir um Ford GT sem o transtorno de ter de viajar para os EUA sempre que precisarem de alguma coisa, por outro lado, a Lamborghini poderá dar novo alento ao esquecido Gallardo GTE. Maso mais interessante ainda são os novos modelos e as novas marcas (e em alguns casos regressos) que poderão estar a caminho da classe GTE, do WEC e das 24 Horas de Le Mans. Vejamos então os casos uma a um...

AUDI
A Audi é o rumor que aparenta maior solidez, embora já circule há mais de um ano. O R8 LMS é um sucesso de vendas na classe GT3, mas a marca alemã parece querer ir mais longe: em 2012 haverá uma versão para a classe GT do Grand-Am, e o dailysportscar.com (DSC), depois de ter avançado que haveria negociações entre a Audi e a IMSA para uma homologação para o ALMS, voltou à carga dias depois afirmando que o pedido de homologação será mesmo para todas as provas sobre regulamento do ACO.

MERCEDES (AMG)

Mais recente é o rumor de uma possível versão GTE do Mercedes SLS AMG. A experiência em Zhuhai (onde o GT3 da marca de Estugarda participou na classe GTC) parece ter aguçado o apetite a inúmeros potenciais interessados. O lindíssimo GT faz claramente um grande 'figuraço' em pista, e aparentemente tem chovido na sede da AMG pedidos para que seja desenvolvida uma versão GTE. Certo, é que o "rollcage" do SLS está homologado para as especificações GTE (o que poderá não ter sido um mero acaso...), pelo que será tudo uma questão de adaptar a mecânica e a aerodinâmica à classe. Caso a AMG avance, tal só deverá acontecer lá para 2013, mas o SLS não terá dificuldades em encontrar clientes para o fazer correr no LMS, no ALMS ou WEC.

LAMBORGHINI

Ainda segundo o DSC, em cima da mesa poderá também estar uma nova investida da Lamborghini com uma terceira tentativa para fazer do Gallardo um GTE competitivo. A Reiter Engineering é parceira de longa data e tem colocado a "Lambo" em pista nas mais diversas classes nos últimos anos (fazendo mesmo a gestão do respectivo troféu), mas diz-se que a marca italiana poderá agora intervir oficialmente. Com um novo modelo a ser lançado no próximo ano, a aposta até pode recair assim sobre o Lamborghini Aventador.

Mas sendo a marca italiana actualmente detida pela Audi AG e fazendo parte do Grupo VAG, e com a Audi avançar com uma versão GTE do R8 LMS, duvida-se que seja dada luz verde a um maior envolvimento da Lamborghini num futuro GTE da marca italiana. Certo, é o facto da Reiter não parecer ter os meios necessários para avançar por sua conta e risco.

DODGE/CHRYSLER

Outra das marcas de quem se tem falado é a Dodge. O nome poderá não querer dizer nada a ninguém, mas é apenas o construtor do bem sucedido Viper, vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1999 e 200o na classe GTS (para além de múltiplos títulos no FIA GT entre 1997 e 2002). Em 2012 haverá um Viper a competir, pelo menos, nas 24 Horas de Daytona com o envolvimento da Dodge Motorsports, na classe GT do Grand Am, e a marca que detém a Dodge, a Chrysler, já afirmou que o regresso a Le Mans é sempre uma possibilidade em cima da mesa. O anterior modelo, que esteve mais de 15 anos em produção, foi descontinuado e o Viper está a ser totalmente redesenhado, estando confirmada a sua apresentação em Abril de 2012. Seguir-se-á uma programa desportivo para Le Mans?

FORD (LAMBDA)

O Ford GT já não é novidade, tendo em 2011 marcado presença em Le Mans pela mãos da Robertson Racing, mas o facto do preparador ter sede nos EUA tem servido de barreira a que equipas europeias o comprem. A Matech estava a desenvolver uma versão GTE paralelamente ao GT1, mas a trágica morte de Martin Bartek (dono da equipa/preparador suíço) colocaria um ponto final no projecto.

No entanto, um novo preparador surgiu para dar vida ao GT americano. A Lambda Performance, um preparador alemão, recebeu a bênção da Ford para desenvolver o Ford GT para a classe GTE, tendo adquirido o projecto original da Matech. O carro já foi apresentado, depois de uma versão GT3 ter sido também apresentada e participado nas 24 Horas de Nürburgring, e só faltam aparecer equipas interessadas em colocar o carro em pista — o que parece difícil de acontecer.

LEXUS/TOYOTA

Regressando de novo ao campo dos rumores, há já algum tempo que se fala do Lexus LFA GTE. Algumas fotos de uma evolução deste GT da marca de luxo da Toyota, que já competiu nas 24 Horas de Nürburgring, circularam pela web em Julho (com a Toyota a pedir formalmente a todos os sites e blogsque as publicaram para as retirar — pedido que iremos respeitar) levando a crer que não há fumo sem fogo: o carro de facto existe — as fotos desapareceram quase por completo, mas ainda podem ser consultadas em alguns fóruns.

Tal como no caso da Porsche (e da Audi, caso esta também avance), um programa-cliente GT poderá providenciar financiamento extra para a Toyota Motorsport (e por arrasto para o desenvolvimento do novo LMP1), mas se a Toyota/Lexus não avançou com uma versão cliente GT3, nada leva a crer que o faça com um GTE.

MCLAREN

Last but not the least, a McLaren. No caso do construtor britânico, a dúvida não é "se", mas sim "quando"! Desde o lançamento do novo MP4-12C que Le Mans está nos horizontes, mas a prioridade absoluta está neste momento no GT3, que após um ano de desenvolvimento, está agora a ser distribuído (20 unidades) por diversas equipas — entre as quais a portuguesa ASM Team — e compradores individuais. 2013 poderá ser o ano em que uma versão GTE veja a luz do dia, mas o mais certo é que a Mclaren apareça em Le Mans só em 2014.

Fontes: ALMS, Autosport.com, Dailysportscar.com, Endurance-info.com, Grand-Am, Speedtv.com
Fotos:© BMW AG,© VIMAGES / FABRE,© ADAC LEXUS/TOYOTA,© LAMBDA PERFORMANCE,SPEEDHUNTERS.COM,© REITER ENGINEERING,© ACO / NIKON,© AUDI MOTORSPORT

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