A regra está bem clara agora.
por Fernando Rhenius http://bongasat.blogspot.com/
A FIA e ACO divulgaram o regulamento técnico do WEC do ano que vem. Como as regras são extensas e mais da metade não tem tanta valia para o grande público abaixo estão os pontos importantes que devem ser notados. Os regulamentos completos podem ser visualizados abaixo.
Regulamento LMP
Regulamento GT
Abaixo os destaques.
Art. 1.1.1.1 b LMP2:
O preço de venda de um carro novo, completo sem motor conforme descrito no artigo 5.6.1 mas com todas as opções disponíveis não deve exceder 355.000 Euros.
Todo os projetos de construção do carro novo, ou alterar um modelo existente, deve ser submetido à aprovação do comitê de endurance para homologação.
O fabricante deve fornecer a lista de preços das peças de reposição para a FIA. O total desta lista não deve exceder 150% o preço de venda do carro novo completo.
Preços mais altos de peças de reposição em 10% serão permitidas desde que o construtor forneça as mesmas para venda em testes.
Art 1.13 – Recuperação de energia (LMP1 apenas):
Os sistemas de recuperação de energia são livres, desde que preencham as seguintes regras:
Recuperação e retorno da energia através dos freios, pelas duas rodas do eixo traseiro ou as duas rodas deixo dianteiro.
Para recuperação de energia nos freios, apenas os sistemas elétricos e volante mecânicos e eletromecânicos são permitidos.
Recuperação de energia pelos gases do escapamento.
Qualquer outro sistema que recupera energia que seria perdida sem seu uso, desde que a medida da energia liberada seja possível e demostrada.
O peso mínimo do carro é idêntico a outros LMP1 com motorização convencional: 900kg
A quantidade máxima de combustível a bordo autorizada é 73 Litros de gasolina ou outro combustível e 58 Litros de Diesel.
Os motores devem ser controlados pelo piloto através do pedal do acelerador (botão “push to pass” permitido).
A quantidade de energia fornecida é medida na saída do SRSE entre dois pontos e não deve exceder 0,5 MJ. A desaceleração de frenagem do carro não deve ter mais do que 2g de força.
Travagens com menos de 1 segundo não serão consideradas. Se SRSE está conectado às rodas antes da liberação de energia a mesma só será permitida acima de 120 km/h.
A tensão , corrente e tempo de carga e descarga será medido de forma contínua a partir do sistema de armazenamento e de energia elétrica e conversor atual.
Para sistemas inerciais, sensores equivalentes devem ser definidos.
Sensores para monitorar a utilização dos freios e velocidade da roda terão que equipar o carro.
Regras de segurança a serem impostas pelo artigo 15.7. O comitê de endurance pode ajustar o desempenho de um carro usando tal sistema, se ele pode melhorar significa mente os tempos de volta. Equipes que querem utilizar o sistema de recuperação de energia devem primeiro notificar o grupo de aprovação e dar todas as informações pertinentes relativas ao seu funcionamento, como é usada, o desempenho esperado, os dispositivos de segurança entre outras.
A aprovação do grupo deve ser informada ao longo do desenvolvimento do sistema e do carro. Pode pedir para ter todas as informações e realizar os testes que considerar necessários.
Para ser considerado um híbrido, um LMP1 deve ser capar de correr todo o comprimento do pit lane (mínimo de 400m) a 60km/h usando apenas o motor elétrico ou sistema de volante.
O teste deve ser feito para o registro do carro no pit lane do circuito das 24 horas de Le Mans. Durante o teste a energia utilizada é medida. Após o teste o peso de cada componente do sistema de recuperação de energia será monitorado e relatado na ficha de homologação. Os valores deve ser iguais em todos os momentos e se o peso especificado na ficha de homologação for alterado deve ser realizado novos testes.
Art 19: Balanço e desempenho:
O comitê de endurance reserva-se ao direito de ajustar o seguinte para cada tipo de motor ou combustível:
Peso mínimo do carro;
Dimensões do Flange de ar;
Capacidade do tanque de combustível;
Quais quer outras alterações técnicas que o comitê considera necessário para o endurance.
LMP2 2012: O comitê do endurance reserva o direito de adaptar a seguir para cada modelo de protótipo:
Peso mínimo do carro e capacidade do tanque de combustível
Outras restrições técnicas que a comissão considerar necessárias. Não há dúvida, no entanto que para fazer ajustes ou depois de cada corrida. Se forem necessários ajustes, eles serão impostos pelo comitê de preferencia no final de cada temporada ou corrida. No entanto, se um modelo de carro tiver uma ação muito poderosa serão tomadas medidas para reduzir o seu desempenho para a corrida seguinte. O comitê irá favorecer a redução do desempenho dos mais rápidos do que o aumento de desempenho dos mais lentos. Ajustes para o desempenho são da exclusiva responsabilidade do comitê de endurance.
LMP2 2010: Os modelos de protótipos matriculados antes de 31/03/2010 na classe LMP2 que não cumprem os critérios estabelecidos, preços acima devem ser feitas as seguintes alterações e aceitos para as provas de 2012 e 2013 sob as seguintes condições.
Ficha de homologação nova idêntica a LMP2 2012 deve ser preenchida. Os recursos mencionados neste ficha de homologação não podem ser alteradas exceto por razões de segurança e confiabilidade.
Sem variação do corpo são permitidas. Os únicos elementos aerodinâmicos que podem ser adicionados ou removidos são as duas abas na parte da frente do carro descrito na seção 3.6.2 acima.
Somente para as 24 hora de Le Mans, um kit de “baixa resistência” pode ser aprovado, não deve exceder 5 mil Euros.
O peso do carro deve ser de pelo menos 920 kg.
O diâmetro do flange deve ser mostrada no apêndice 1-d
As únicas mudanças permitidas são as impostas pelas substituição do motor.
No entanto para incentivar os fabricantes a desenvolver LMP2 “Low Cost” a comissão autoriza a mudar os carros 2010 utilizando peças aprovadas em um carro de baixo custo da mesma marca.
Essas mudanças não devem penalizar concorrentes usando carros de 2010. Eles podem se desejarem adquirir se necessário peças a preços baixos.
Naturalmente, estes carros serão sujeitos as regras de segurança e desempenho de 2010, pois não serão 100% compatível com os regulamentos de 2012.
Para refletir as mudanças impostas a partir de 01/01/2012 por razões de segurança será permitido além das mudanças obrigatórias , mudanças extras para garantir o bom funcionamento do carro.
Estas mudanças devem envolver componentes de suspensão. asa traseira, e meios de comunicação. Os elementos aerodinâmicos na parte da frente do carro. Essas alterações devem ser aprovadas e usadas até o final da temporada.
Ajustes serão feitos no desempenho se necessário, após a primeira ou segunda corrida e durante toda a temporada, de modo que o desempenho do melhor LMP2 2010 não deve exceder o desempenho dos melhores LMP2 2012. Esses ajustes serão aplicados igualmente a todos os LMP2 de 2010 a fim de manter a hierarquia.
Os seguintes passos podem ser modificados:
Peso mínimo do carro (uso de lastro).
Dimensão dos flanges de ar.
Capacidade do tanque de combustível
Outras restrições técnicas que a comissão considerar necessária.
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