segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ELMS:A TEMPORADA 2012 DO (EUROPEAN) LE MANS SERIES ESTÁ LANÇADA!



Várias alterações são esperadas para a temporada 2012 do Le Mans Series. A mais evidente, o fim da classe LMP1, mas as alterações não se esgotam aí. As inscrições estão abertas desde o dia 20 de Dezembro e irão prolongar-se até dia 18 de Janeiro.

Anunciada já há algum tempo, a maior das alterações para a temporada de 2012 do Le Mans Series — que também mudou de designação e passará a chamar-se European Le Mans Series (ELMS) — será o fim da classe rainha dos protótipos de Le Mans: a LMP1.

Numa competição assumidamente virada para as pequenas equipas privadas e para os gentlemen-drivers, a cada vez mais escassa presença de equipas na LMP1 levou a Le Mans Endurance Organization (LMEO) — estrutura comandada por Patrick Peter e que organiza o ELMS — a assumir a opção de não aceitar mais inscrições para essa classe em 2012. A medida, para muitos um pouco polémica, acaba na verdade por dar mais valor à classe LMP2, aquela em que o grosso do plantel europeu de endurance marca presença e que agora será a classe rainha no ELMS.

A REBELLION RACING CONQUISTOU ESTE ANO A ÚLTIMA VITÓRIA DE UM LMP1 NO ELMS. © REBELLION RACING

Mas a verdade é que as poucas equipas que já anunciaram os seus programas para 2012, precisamente na classe LMP2, irão mudar-se para o novo World Endurance Championship (WEC). O Campeonato Mundial de Resistência criou um apelativo difícil de ignorar, e embora os custos de participação no WEC sejam bem superiores a uma temporada de ELMS e 24 Horas de Le Mans, há que contar também com o facto de os inscritos no WEC terem entrada directa nas 24 Horas de Le Mans, enquanto os restantes terão de esperar por uma das poucas vagas que estarão disponíveis.

Ao contrário do que foi prática nos últimos anos, a participação em toda a temporada do ELMS já não será garante de presença em Le Mans - embora algumas equipas tenham ficado de fora de qualquer forma - mas os Campeões ELMS nas classes LMP2, GTE Pro e GTE Am continuarão a ter entrada directa na edição do ano seguinte da grande clássica francesa. O objectivo da LMEO para 2012 é chegar aos 40 inscritos, entre LMP2, GTE Pro e GTE Am, LMPC (antiga Formula Le Mans, que em 2012 também mudará a sua designação) e GTC, a nova classe criada à imagem da sua congénere do ALMS, mas que para além dos Porsche 911 GT3 Cup, aceitará ainda os Ferrari F430 Challenge e Lotus Evora GT4 Cup.

COM A ASM TEAM VIRADA PARA OUTROS VOOS EM 2012, A OASIS MOTORSPORT SERÁ O ÚNICO (ATÉ AO MOMENTO) REPRESENTANTE DAS CORES NACIONAIS NO ELMS, COM UM FERRARI DA CLASSE GTC. © OASIS MOTORSPORT

Com as equipas LMP2 a mudarem-se para o WEC (apenas dois carros confirmados neste momento) e com um ruidoso silêncio nas restantes classes, há claramente um sensação de que o objectivo proposto pela LMEO poderá ficar longe de ser concretizado. Notícias saídas no dailysportscar.com, que afirmam ter o regulamento desportivo do ELMS uma adenda que permite ao organizador cancelar uma prova para a qual não haja mais de 20 carros inscritos, dão sinais pouco animadores.

Em contraponto, registem-se algumas boas notícias no campo da promoção. Em 2012, as provas serão transmitidas em directo no site oficial do ELMS, para além dos formatos mais tradicionais (TV), mas não é garantido que as provas sejam transmitidas na íntegra. Uma pequena melhoria (relativamente à ligação exclusiva à Motors TV, já que passa a dar oportunidade a quem não recebe o canal em sua casa de poder acompanhar a prova), mas cujo impacto poderá ser pouco mais do que nulo.

Lembremos que poderão seguir em pormenor a potencial lista de inscritos no European Le Mans Series 2012 (assim como do WEC e ALMS) em Silly Season 2012

Fontes: comunicados de imprensa da LMEO

Nenhum comentário: