segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

AUDI TESTA NOVO R18 2012 EM SEBRING — VÁRIAS FONTES AFIRMAM QUE SE TRATA DE UM R18 HÍBRIDO



POR HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com

A Audi encontra-se a preparar intensivamente para a temporada 2012 de sport-protótipos, com uma equipa de testes a dar inicio a uma nova fase de testes do LMP1 esta semana nos Estados Unidos.

Após os anteriores testes de desenvolvimento do carro vencedor em Le Mans este ano terem decorrido à porta fechada, a Audi está agora a testar em público pela primeira vez, desde sábado, em Sebring (Florida, EUA). Ao volante dos dois carros de desenvolvimento - o segundo carro serve de comparação - estão os vencedores de Le Mans em 2011, o suíço Marcel Fässler, o alemão André Lotterer e o francês Benoît Tréluyer, bem como Dindo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish, vencedores em Le Mans em 2008.

O tradicional e sinuoso circuito americano tem um significado especial para a Audi, não só porque a marca de Ingolstadt já venceu por 9 vezes as 24 Horas de Sebring desde 2000, mas também porque os 17 tipos diferentes de curvas da pista de 5,95 km, que oferecem imensa variedade, a tornam excelente para testes, assim como a conjugação do piso duro em cimento do antigo aeródromo com o alcatrão em outros sectores da pista proporcionam ainda um teste muito duro a todo o material.

Sebring será palco, no próximo dia 17 de Março de 2012, das 12 Horas de Sebring, prova de abertura do novo FIA World Endurance Championship (WEC), assim como do American Le Mans Series (ALMS).

Embora os testes dos componentes já se tenham iniciado, a Audi Sport não irá para já anunciar em detalhe o seu programa de 2012, os pilotos e o actual estado de desenvolvimento técnico, remetendo essa anúncio para data oportuna.



Nota Le Mans Portugal: Apesar da Audi não adiantar muitos pormenores sobre os testes que estão a ser realizados em Sebring (as fotos que acompanham o comunicado são de um teste realizado em Novembro em Paul Ricard), várias fontes afirmam que um dos carros a ser testado é uma versão híbrida do Audi R18 TDi. O site Mulsanne's Cornerdá mesmo conta de que os comissários de pista de Sebring receberam ordens para não tocar do carro em caso de acidente por este "estar carregado de electricidade".

O site quattroworld.com publicou fotos do teste estabelecendo algumas comparações entre o carro de 2011 e o de 2012. Não sendo visíveis ainda os buracos (literalmente!) que agora são obrigatórios sobre as rodas dianteiras e traseiras, outras alterações são perceptíveis, nomeadamente o 'nariz' que é agora mais longo e a asa dorsal (shark fin) que foi totalmente redesenhada. Foi também aumentada a zona de visibilidade do cockpit ('culpada' por alguns pelos incidentes em Le Mans este ano).

Fonte: comunicado de imprensa da Audi Motorsport
Foto: © AUDI MOTORSPORT e © QUATTROWORLD.COM

Nenhum comentário: