sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ILMC / ZHUHAI: ANTEVISÃO, PROGRAMA, TRANSMISSÃO E LISTA DE INSCRITOS


HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com

A temporada 2012 da Intercontinental Le Mans Cup (ILMC) chega este fim-de-semana ao seu fim com a realização das 6 Horas de Zhuhai, na China, mas não é só a temporada que termina: é toda uma era que chega também ao seu fim. Uma era marcada pela extinção do antigo Mundial de Resistência - ainda hoje envolta em polémica e que durante longos anos colocou ACO e FIA de costas voltadas- e consequente relativo apagamento das corridas de resistência para sport-protótipos, com a ILMC, que agora termina, a cumprir o papel de embrião do renascido Mundial de Resistência que em 2012 estará de volta.

A lista de inscritos não será das mais impressionantes mas promete animação, mesmo que praticamente todos os títulos estejam entregues — excepto os títulos na classe GTE Pro — pois há contas a ajustar lá bem na frente, entre a Audi e a Peugeot, após o sucedido em Sebring.

São apenas 29 carros no total mas com alguns destaques a sublinhar: a mais que provável última participação da BMW nas provas de endurance— e talvez do próprio M3 GT2; a também mais que provável última corrida da Aston Martin Racing com um protótipo; a presença de um Mercedes SLS AMG na classe GTC — e de Mika Hakkinen ao volante do mesmo; e o regresso do projecto de competição universitário da Universidade de Tokai.

MAIS UMA ETAPA DA LUTA PEUGEOT VS AUDI. DESTA VEZ, COM MENOS POLÉMICA... ESPERA-SE. © DPPI
LMP1: AJUSTE DE CONTAS?

O ambiente na LMP1 em Zhuhai será de cortar à faca. Audi e Peugeot tiveram uma corrida 'quente' em Petit Le Mans, com o incidente entre Franck Montagny e Romain Dumas (que acabaria com este fora da pista) deixou os responsáveis da Audi a clamar por vingança... com fair play, claro!

Sendo verdade que todos os títulos estão entregues - a Peugeot conquistou o Título de Equipas e de Construtores da ILMC e a Audi venceu a prova que realmente "conta", as 24 Horas de Le Mans - as duas grandes rivais já nos habituaram a que não haja corrida que não seja disputada até ao limite, ou mesmo para além dele como aconteceu recentemente em Petit Le Mans... Para ambas, é não só uma questão de orgulho mas também de... marketing, uma vez que o mercado chinês se tem vindo a revelar num dos mais importantes do mundo (para a Audi, é mesmo o mais lucrativo), pelo que o vitória em Zhuhai irá cair maravilhosamente bem em termos comerciais.

Já não se esperando outra coisa que não seja uma prova de 6 Horas disputada em ritmo sprint, dispensam-se no enntanto manobras irreflectidas que só prejudicarão os intervenientes, em particular, e aendurance, no geral. Rivalidade e competição sim, todos agradecemos poder assistir a uma boa prova, mas regrada com uma boa dose de desportivismo como convém e que só engrandece vencedores e vencidos.

COM A ORECA FORA DA JOGADA, A REBELLION PODE JUNTAR AO "TÍTULO" VIRTUAL DE MELHOR LMP1 A GASOLINA, O DE MELHOR EQUIPA PRIVADA NO ILMC. © REBELLION RACING

Entre os protótipos a gasolina, destaque para aRebellion Racing que este mês confirmou a continuação da sua ligação exclusiva à Toyota, no que toca à motorização a gasolina, já que o esforço oficial da marca nipónica será direcionado para a motorização híbrida. Mesmo com o programa oficial em construção, a Toyota não descura a sua ligação à Rebellion, e para além de estarem a ser feitos desenvolvimentos no motor, a marca japonesa facilitou o uso do seu túnel de vento na TMG, em Colónia, para que a equipa Rebellion possa continuar a desenvolver o seu próprio kitaerodinâmico do Lola coupé.

O ADEUS AOS PROTÓTIPOS POR PARTE DA ASTON MARTIN? © ASTON MARTIN RACING

A equipa suíça tem não só uma oportunidade de ouro de obter a classificação de melhor equipa privada na ILMC, dada a ausência do Team Oreca (que curiosamente será a parceira da Toyota para o esforço oficial da marca nipónica), como ainda algum prestígio a conquistar em pista. Com a Aston Martin a retomar o seu Lola Aston Martin, a luta tem sido feroz entre os protótipos a gasolina, até porque a OAK tem vindo claramente num crescendo de forma. Para a Rebellion, terminar a prova poderá ser o suficiente para a classificação de melhor equipa privada (e melhor equipa a gasolina) mas, após o azar em Petit Le Mans, ficar à frente da Aston Martin e da OAK não deixará de ser claramente o objectivo principal.

Já para a Aston Martin Racing, esta é muito provavelmente a sua última participação com um protótipo nas provas de Le Mans, nos tempos mais próximos. De facto, tudo leva a crer que a marca inglesa irá regressar aos GT, muito embora ainda não tenha sido assumido o abandono do malfadado AMR-One - aliás, oficialmente, a aposta no "velhinho" Lola Aston Martin deve-se unicamente ao facto do proprietário do chassis (um coleccionar privado) ter requerido à marca inglesa a sua utilização nas restantes provas da ILMC.

EM CRESCENDO DE FORMA, A OAK RACING IRÁ SER UM SÉRIO CANDIDATO À TAÇA MUNDIAL DE ENDURANCE PARA EQUIPAS PRIVADOS EM 2012. © CLEMENT MARIN

Entretanto, no seio da OAK Racing, o forte investimento realizado ao longo da temporada 2011 começa a dar frutos. O OAK-Pescarolo (que em 2012 irá passar a chamar-se apenas OAK) tem sido alvo de imensas melhorias e os resultados aí estão para o demonstrar, sobretudo graças a uma fiabilidade fortalecida, mas também devido à presença de pilotos do calibre de Alexandre Premat e Olivier Pla, este último vindo da portuguesa ASM Team.

Destaque final para o projecto universitário daUniversidade de Tokai do Japão, que apesar de não ter conseguido estar em Le Mans com uma projecto híbrido — abandonado após a desistência do parceiro técnico — continua empenhada em mostrar a excelência do seu ensino e investigação.

EM SILVERSTONE, A SIGNATECH GARANTIU O TÍTULO LMP2 QUANDO AINDA FALTAVAM 2 PROVAS. © SIGNATECH NISSAN
LMP2: CUMPRIR CALENDÁRIO

Com a Level 5 Motorsport a optar por não comparecer em Zhuhai, apenas a OAK Racing e aSignatech Nissan irão marcar presença na LMP2 na prova chinesa. Com o título já entregue à Signatech, esta última ronda da ILMC servirá assim apenas para cumprir calendário. Mas claro que há o prestigio da vitória em disputa, e mesmo havendo apenas dois carros em pista, ambos irão tentar terminar a época com nota alta.

No entanto, a vantagem está toda do lado da equipa do Oreca 03 Nissan: uma tripla de pilotos mais consistente, onde Lucas Ordonez faz o papel de gentleman-driver, mais pela ausência de carreira desportiva do que por outra razão qualquer. O piloto espanhol há muito que provou ser mais um daqueles jovens talentos a quem a falta de apoios lhe negou uma carreira desportiva, e pouco faltará para poder ser considerado um piloto de competição profissional.

CUSTA ENTENDER PORQUE IRÁ A BMW DEIXAR LE MANS QUANDO O M3 SE TORNOU NUM CARRO COMPETITIVO, E QUANDO EM 2012 HAVERÁ UM TÍTULO MUNDIAL PARA DISPUTAR... © BMW AG
GTE PRO: FERRARI VS BMW — O ÚLTIMO CONFRONTO?

Sem os concorrente do LMS ou do ALMS para compor a grelha (e acrescentar competitividade) a GTE Pro está reduzida apenas às equipas que se inscreveram no campeonato, mas sem que isso lhe retire motivos de interesse. Os títulos estão ainda por entregar, com a questão dos construtores, arriscaríamos a dizê-lo, praticamente resolvida a favor da Ferrari, que com três carros em pista precisaria que uma hecatombe incrível para ver o título escapar-lhe. Já no que toca ao título de equipas, a AF Corse pode garantir o mesmo com apole-position (falta apenas 1 ponto), mas caso não o consiga, terminar a prova será então uma questão de vida ou morte.

O FERRARI 458 ITALIA PROVOU SER O MELHOR GT DA TEMPORADA 2011. © ALMS

A Ferrari tem estado melhor ao longo da temporada, graças às qualidades do novo F458 Itália, claramente um produto bem nascido para aendurance, e que — excepto no ALMS — tem dominado em toda a linha, pese embora a forte concorrência da BMW nas provas da ILMC. O título, caso se confirme, será bem entregue, assim como o de equipas à AF Corse que apenas em Sebring ficou atrás da marca alemã.

A BMW, em Zhuhai, colocará em pista pela última vez o M3 GT2 já quem em 2012 irá dedicar-se ao novo projecto para o DTM. Embora se tenha falado de um possível programa cliente para o M3, e nos EUA haver a forte possibilidade da BMW Team RLL manter o apoio oficial da filial norte-americana da marca germânica, no que toca ao futuro Campeonato Mundial tudo indica que não veremos um BMW em pista — seja ele oficial, semi-oficial ou privado — a disputá-lo. Os títulos podem até ficar nas mãos da Ferrari e da AF Corse (o mais certo), mas a BMW certamente irá querer dar por encerrado o seu programa Le Mans com uma vitória, sobretudo perante um mercado automóvel tão importante como o chinês.

ESTARÃO A LOTUS E A JETALIANCE DE COSTAS VOLTADAS? © VSC PICTURES

No caso da prova não correr bem à AF Corse, os dois Ferrari da Luxury Racing irão servir de reserva estratégica da marca italiana para assegurar o título de construtores, mas a equipa francesa tem vindo a acumular experiência e poderá começar já em Zhuhai a mostra tudo o que já aprendeu ao longo deste ano, lutando por um inequívoco lugar no pódio.

A Lotus Jetaliance (de quem se diz apenas sobrar o nome, pois a Lotus Motorsport e a equipa Jetaliance estarão de costas voltadas desde Imola) apenas cumpre calendário e acumula quilómetros de rodagem para um GT que precisa ainda de muito desenvolvimento.

De sublinhar a ausência de equipas Porsche em Zhuhai na classe principal da GTE...

A VITÓRIA EM LE MANS PRATICAMENTE DECIDIU O TÍTULO PARA A LARBRE NA GTE AM. © LARBRE COMPETITION
GTE AM: CORVETTE OU FERRARI NA ÚLTIMA DO ANO?

Se na LMP1 uma vitória nas 24 Horas de Le Mans foi insuficiente para garantir o Título na ILMC, já na GTE Am a história foi outra, mas em abono da verdade é preciso sublinhar que as principais equipas desta sub-classe da GTE (onde só pode haver um piloto profissional por carro e os carros têm de ser modelos anteriores a 2011) ficaram em branco na clássica francesa. Com a Larbre Competition a ser praticamente a única inscrita na ILMC a pontuar em Le Mans, e logo com os pontos a dobrar pela vitória (30 contra 1 apenas da AF Corse), a disputa pelo título ficou assim logo arrumada.

E também em abono da verdade, é preciso dizer que o Corvette da Larbre ainda não deslumbrou nem convenceu ninguém. Talvez por isso a equipa francesa tenha trazido um reforço de peso para Zhuhai de forma a terminar a temporada com nova vitória: o piloto oficial da marca americana Olivier Beretta. AF Corsee Krohn Racing são os seus maiores rivais, ambos em Ferrari, e tanto uma como a outra foram mais regulares do que a Larbre durante a temporada, pelo que uma vitória na season finale será também uma prova de que o azar de ambas em Le Mans foi determinaste para o desfecho do campeonato.

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