terça-feira, 1 de novembro de 2011

ASTON MARTIN REGRESSA ÀS ORIGENS COM PROGRAMA OFICIAL NA CLASSE GTE?


O ASTON MARTIN DBR9 NAS 24 HORAS DE LE MANS DE 2008.


Parece cada vez mais claro que o futuro da Aston Martin em Le Mans passará pelo regresso às suas origens: os GTs. Nesta última semana, o Daily Sportscar garantia que a Aston Martin Racing irá marcar presença em 2012 no refundado Mundial de Resistência (WEC) com dois Aston Martin Vantage da classe GTE, e o mesmo já havia sido avançado pelo Autosport inglês.

Sem meios para lutar de igual para igual nos protótipos, apesar de David Richards, CEO da Aston Martin, ter descarregado as suas frustrações nas equivalências diesel/gasolina na LMP1 — mesmo que o AMR-One nem tenha sido capaz de lutar com os protótipos a gasolina... privados — uma aposta clara no desenvolvimento no Vantage GTE, que já demonstrou pelas mãos da JMW ter uma boa base, parece ser o caminho mais lógico para o regresso ao sucesso. Além do mais, com a chegada da Toyota, e em 2014 da Porsche, muito dificilmente a Aston Martin poderá conseguir acompanhar o ritmo do desenvolvimento da classe rainha em Le Mans e no WEC.

O "FALHADO" AMR-ONE 

Aerodinamicamente, o AMR-One foi já caracterizado como um "tijolo", e o motor, um L6 2.0l turbo sem grandes tradições na Aston Martin, foi uma constante dor de cabeça para a marca britânica pela sua total falta de potência e fiabilidade. Vários analistas apontaram o dedo aos engenheiros e designers da Aston Martin e Prodrive (que controla a Aston Martin Racing) referindo diversos erros de concepção, erros esses que uma equipa de análise independente, contratada pela Aston Martin, não detectou após o mais completo fracasso em Le Mans.

Certo é que, entretanto, George Howard-Chappel, o carismático engenheiro por detrás do sucesso da Prodrive nos GTs com a Ferrari e mais tarde com a Aston Martin, se demitiu a semana passada, após 13 anos de ligação à equipa, por razões que não revelou, embora tenha afirmado ao Autosport inglês que o AMR-One correspondia a 20% dessas razões. Para o seu lugar poderá ir John Wickham, que recentemente abandonou o cargo de Team Manager da Renault F1, e que o terá feito para assumir um papel nas provas de endurance, possivelmente na Aston Martin Racing.

Fontes: Autosport.com (edição impressa) e Dailysportscar.com
foto:© ASTON MARTIN RACING

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