sexta-feira, 14 de outubro de 2011

LOTUS CARS ADIA PROJECTO LMP2




Na edição da semana passada da revista inglesa Autosport, a Lotus Cars, por intermédio de Claudio Berro, Director do Departamento de Competição da marca inglesa de capital malaio, fez um ponto de situação no seu projecto LMP2 confirmando que este tinha sido colocado em modo de espera.


O projecto deveria rodar já na final deste ano com vista à participação nas 24 Horas de Le Mans de 2012, mas foi,para já, adiado por um ano. Na origem da decisão estará a recente opção da marca em não usar o actual motor do Lotus Evora GTE, baseado num V6 da Toyota, em favor de uma novo motor V8 de 5.0 litros que se encontra ainda em fase de desenvolvimento e irá equipar o novo Lotus Esprit que irá ser lançado em 2013.

"[O projecto LMP2] Está suspenso por agora. O nosso primeiro problema é o motor, cuja versão de produção se encontra em testes no dinamómetro apenas desde Agosto, " afirmou Berro ao Autosport. "O segundo problema é o orçamento. Temos de orientar os nossos recursos no Evora, não apenas na sua versão GTE, mas também nas restantes versões. Para além do GTE e do GT4, estamos também a estudar uma versão GT3."

Quando o ambicioso projecto de automobilismo da Lotus foi anunciado (Lotus Evora GTE, GT3 e GT4, Lotus LMP2 e futuro Lotus LMP1), a marca pretendia substituir o Evora pelo novo Esprit entre 2013 e 2014. Com o reforço do investimento no Lotus Evora, é muito provável que este acabe por não vir a ser substituído nas datas previstas inicialmente.

Com o adiamento do Projecto LMP2, a versão LMP1 irá certamente também ser adiada. Sabe-se que em 2014 haverá novos regulamentos para a classe rainha de Le Mans, mas caso o LMP2 veja a luz do dia em 2013, falta saber se a Lotus terá os meios financeiros necessários para iniciar de imediato o desenvolvimento de um LMP1 para 2014.

Fonte: Autosport inglês (edição impressa)
© LOTUS CARS

Nenhum comentário: