domingo, 9 de outubro de 2011

ILMC-ALMS / PETIT LE MANS: VITÓRIA E TÍTULO PARA A PEUGEOT


HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com

Após uma incrivelmente intensa e azarada corrida, a Peugeot venceu Petit Le Mans nos Estados Unidos pelo terceiro ano consecutivo, assegurando também o seu segundo título de construtores da Intercontinental Le Mans Cup, antes da etapa final na China, em Novembro.

Para conquistar o título, a Peugeot necessitava de conquistar 13 pontos no passado fim-de-semana. Na pouco usual pista de Road Atlanta, onde o tráfego viria desempenhar um importante papel (largaram 53 carros), Franck Montagny, Stéphane Sarrazin e Alexander Würz venceram a clássica prova de Petit Le Mans, marcada por dez períodos de safety-car, terminando com 5 voltas de vantagem sobre o Peugeot 908 HDi FAP do Team Oreca, com ambos os carros a conquistarem os 13 pontos necessários.

Com cinco vitórias (Sebring, Spa-Francorchamps, Imola, Silverstone 3 Road Atlanta), incluindo trêsdobradinhas (Spa-Francorchamps, Imola e Road Atlanta) e quatro pole-positions (Sebring, Imola, Silverstone and Road Atlanta), sem esquecer o 2º, 3º, 4º e 5º lugares nas 24 Horas de Le Mans, esta tem sido uma das temporadas mais bem sucedidas da Peugeot. A caminho da season finale na China, a Peugeot está claramente apostada em juntar mais um sucesso a este impressionante registo.

Bruno Famin, Director Técnico da Peugeot Sport: "O objectivo era conquistar o título, e foi isso que fizemos. Conseguimos mais uma dobradinha após uma enorme luta em pista, com a corrida a ser muito intensa até ao momento em que o Audi #1 desistiu após um incidente. Depois, havia pouca pressão para gerir — tirando evitar fazermos qualquer erro — e fomos contando as voltas até à bandeira de xadrez. Foi pena termos sofrido a nossa primeira desistência da temporada. Encontramos a peça que falhou na transmissão. Trata-se de uma peça nova e há certamente um defeito algures pelo que teremos de a analisar em detalhe. A Peugeot é agora campeã e o Team Oreca contribuiu para esse título, mas é acima de tudo um grande feito para a Peugeot. Vamos para Zhuhai com um grande sentimento de liberdade, e vamos para ganhar de novo.

Stéphane Sarrazin, Peugeot 908 #8: "Foi uma corrida doida! Mesmo com um 'stop&go', conseguimos regressar ao 'top' bem depressa, apesar do tráfego. Foi complicado até ao fim, pois à medida que o sol ia baixando alguns dos pilotos pareciam perdidos em pista. A equipa fez um trabalho excelente e tenho imenso orgulho em pilotar para a Peugeot! Já estivemos perto de ganhar corridas durante esta temporada [NdR.: o #8] e tivemos azar, mas hoje os nossos esforços saíram recompensados."

Franck Montagny, Peugeot 908 #8: "Foi uma corrida muito excitante, como sempre o é em Road Atlanta. É uma corrida que adoro e onde tudo tende para me correr bem visto ser a minha terceira vitória aqui. Com a vitória e o título, foi uma grade dia para nós e para a Peugeot."

Alexander Würz, Peugeot 908 #8: "Mas que dia! Foi intenso dentro do carro mas foi mais difícil ainda ficar a assistir os turnos do Stéphane e do Franck. Foi uma vitória muito importante para mim — queria mesmo juntar Petit Le Mans ao meu currículo."

Fonte: comunicado de imprensa da Peugeot Sport

Nenhum comentário: