sábado, 22 de outubro de 2011

Arrancada: Jeep na arrancada


PS: Estava na leitura dos blogs dos amigos e me deparei com este post interessantissimo de um opalão contra um jeep. Então degustem o ótimo post.


O último Desafio mostrou uma imagem interessante. Um Opala Divisão 3 correndo contra um Jeep. Logo após a publicação começaram a aparecer os comentários e apareceram citações de alguns Jeeps que participaram da modalidade aqui no estado tempos atrás: Pedro Morelatto, Videlberto Colau, o irmão de um famoso piloto de motocross (seria o Morongo?) e os Bertuol.

O Jeep da imagem de fato era dos Bertuol, se aprontando para encarar a disputa com o Opala #23 do Nelson Ely Filho, em Gravataí, 1978. O Jeep era Willys com mecânica Corvette. O próprio Ely contou detalhes daquela prova no próprio post. O que ele não disse é que os Bertuol sempre "apanhavam" da Carretera do Ruy Souza, aquela mesma que havia sido adquirida dos Andreatta. Pois houve um dia, em uma prova na cidade de Lageado, que Nelson conseguiu derrotar a Carretera #75 e foi carregado nos braços pela equipe dos Bertuol. Parece que após essa derrota, Ruy acabou aposentando sua barata.

Bom, pelo que me informou o Nelson, aquele Opala 4 portas fora adquirido do Pedro Victor De Lamare. Creio que antes disso, lá por 1972, esse Opala já era pilotado pelo Carlos Quartim de Moraes, com o #83. Enquanto isso, De Lamare corria com um Opala 2 portas que em 1974 foi vendido para o Edson Yoshikuma (#99).

Quem cuidava da preparação do Opala, com a mecânica feita por ninguém menos do que Orestes Berta, era o saudoso Cláudio Luz. Nelson ficou com ele até o início dos anos 80, sempre competindo em provas de arrancada.

Abaixo os dois primeiros registros são da prova de Lageado. Numa delas aparece a Carretera do Ruy.




Fonte das imagens: arquivo Nelson Ely Filho.

PS.: Vou ver se descubro o paradeiro desse Jeep com a turma lá de Bento. Se alguém também tiver alguma informações, conte aqui.

Nenhum comentário: