HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com/
Para além da 14ª edição de Petit Le Mans, o circuito americano de Road Atlanta foi palco da apresentação do projecto que mais tinta (ou bytes, nesta era digital) tem feito correr: o Delta Wing. Recusado como futuro chassis da Formula Indy, os responsáveis do projecto resolveram "vender" a ideia ao ACO... e parecem tê-lo conseguido.
Concorrendo à "Garagem 56" com dois projectos LMP — um 100% eléctrico da Courage e um outro a Hidrogénio —, e apesar de estar longe de obedecer ao principio da aposta nas motorizações alternativas, o fundamento da existência da "Garagem 56", o Delta Wing acabou por ser o projecto escolhido para 2012, como aqui havíamos dado eco durante a nossa presença nas 24 Horas de Le Mans deste ano.
Amado por uns, odiado por outros, o projecto já conquistou, pelo menos, a atenção de meio mundo, mas para a larga maioria dos fãs o Delta Wing não passa de um golpe de publicidade. Houve quem duvidasse que este iria realmente ver a luz do dia, mesmo com a Highcroft Racing envolvida, assim como Don Panoz (fundador da Panoz Auto Development e do ALMS) e Dan Gurney (vencedor de Le Mans em 1967 e um dos mitos do automobilismo norte-americano), mas eis que este fim-de-semana ele foi finalmente revelado.
Desenvolvido por Ben Bowly, ex-Designer-Chefe da Lola Cars durante a década de 90 e inicio deste século, o Delta Wing, para além do seu desenho pouco comum (inicialmente foi projectado como monolugar), apresenta as seguintes características:
Para além da 14ª edição de Petit Le Mans, o circuito americano de Road Atlanta foi palco da apresentação do projecto que mais tinta (ou bytes, nesta era digital) tem feito correr: o Delta Wing. Recusado como futuro chassis da Formula Indy, os responsáveis do projecto resolveram "vender" a ideia ao ACO... e parecem tê-lo conseguido.
Concorrendo à "Garagem 56" com dois projectos LMP — um 100% eléctrico da Courage e um outro a Hidrogénio —, e apesar de estar longe de obedecer ao principio da aposta nas motorizações alternativas, o fundamento da existência da "Garagem 56", o Delta Wing acabou por ser o projecto escolhido para 2012, como aqui havíamos dado eco durante a nossa presença nas 24 Horas de Le Mans deste ano.
Amado por uns, odiado por outros, o projecto já conquistou, pelo menos, a atenção de meio mundo, mas para a larga maioria dos fãs o Delta Wing não passa de um golpe de publicidade. Houve quem duvidasse que este iria realmente ver a luz do dia, mesmo com a Highcroft Racing envolvida, assim como Don Panoz (fundador da Panoz Auto Development e do ALMS) e Dan Gurney (vencedor de Le Mans em 1967 e um dos mitos do automobilismo norte-americano), mas eis que este fim-de-semana ele foi finalmente revelado.
Desenvolvido por Ben Bowly, ex-Designer-Chefe da Lola Cars durante a década de 90 e inicio deste século, o Delta Wing, para além do seu desenho pouco comum (inicialmente foi projectado como monolugar), apresenta as seguintes características:
PESO: 475KG ALTURA: 1.03 M
POTÊNCIA: 300 CV DEPÓSITO: 40 LITROS
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 2.9 M CHASSIS: COMPÓSITO ULTRALEVE
ARRASTO AERODINÂMICO: CD 0.24 PNEUS FRONTAIS 4.0/23.0 R15
EIXO FRONTAL: 0.6M PNEUS TRASEIROS: 12.5/24.5 R15
EIXO TRASEIRO: 1.7M DISTRIBUIÇÃO DE PESO: 27.5% FRENTE
72.5% TRASEIRA
TRAVÕES: DISCOS E PASTILHAS DE CARBONO
O conceito base gira em turno da eficiência energética com base no baixo coeficiente de arrasto, peso e potência, valores que serão cerca de metade dos LMP1 tradicionais. Em Le Mans, os seus responsáveis esperam ainda gastar bem menos combustível do que os carros a gasolina da classe rainha. Embora este projecto não venha a ser tido em conta na classificação, pois correrá como convidado especial, nenhum dos seus responsáveis arrisca nas expectativas de performance.
Mas apesar desta sua apresentação oficial, o Delta Wing ainda não tem motor, embora a Delta Wing Racing Cars vá afirmando que o carro pode continuar a ser estruturalmente desenvolvido independentemente do motor que venha a ter. A ideia inicial, que se mantém, é apostar num motor de 4 cilindros em linha, turbo-comprimido, com 1600cc e apenas 70kg de peso, debitando 300cv às 8000 rotações. A All American Racers de Dan Gurney seria a responsável pela construção do chassis, mas recentemente foi descoberto que foram adquiridos chassis do AMR-One à Aston Martin Racing, para poupar no tempo de construção e posteriores testes necessários para a sua homologação.
Em Petit Le Mans foi ainda anunciada uma parceria com a Michelin, que irá desenvolver os pneus especiais de 4'' para a frente do Delta Wing. Os primeiros testes estão previstos para o fim deste ano.
Fontes: comunicados de imprensa do ACO, ALMS e Highcroft Racing
Mas apesar desta sua apresentação oficial, o Delta Wing ainda não tem motor, embora a Delta Wing Racing Cars vá afirmando que o carro pode continuar a ser estruturalmente desenvolvido independentemente do motor que venha a ter. A ideia inicial, que se mantém, é apostar num motor de 4 cilindros em linha, turbo-comprimido, com 1600cc e apenas 70kg de peso, debitando 300cv às 8000 rotações. A All American Racers de Dan Gurney seria a responsável pela construção do chassis, mas recentemente foi descoberto que foram adquiridos chassis do AMR-One à Aston Martin Racing, para poupar no tempo de construção e posteriores testes necessários para a sua homologação.
Em Petit Le Mans foi ainda anunciada uma parceria com a Michelin, que irá desenvolver os pneus especiais de 4'' para a frente do Delta Wing. Os primeiros testes estão previstos para o fim deste ano.
Fontes: comunicados de imprensa do ACO, ALMS e Highcroft Racing
Imagens: © HIGHCROFT RACING,© ALMS
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