quinta-feira, 22 de setembro de 2011

LMS / ESTORIL: ANTEVISÃO, PROGRAMA, TRANSMISSÃO E LISTA DE INSCRITOS


HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com

A Temporada 2011 do Le Mans Series chega ao seu final. De novo em Portugal — pela terceira vez — mas agora no Autódromo do Estoril e com entrada gratuita, o Le Mans Series terá a sua festa final com a realização das 6 Horas do Estoril. Como é sabido, a Quifel ASM Team e Miguel Amaral não irão alinhar na corrida, Rui Águas também não estará ao volante de um Ferrari F430 da AF Corse, mas não faltarão razões e motivos para estar presente no Estoril... quanto mais não seja pela participação surpresa dos irmãos Mello-Breyner ao volante do Norma M200P da Extreme Limite.


O ÚLTIMO COMBATE LMP1 NO LMS. © DOMINIQUE BREUGNOT
LMP1: O ÚLTIMO COMBATE

As 6 Horas do Estoril irão marcar o fim de uma era no LMS: esta será a última prova a contar com protótipos da classe LMP1. A LMEO, organizadora do Le Mans Series, decidiu que a partir de 2012 só serão aceites LMP2, para além dos FLM que se passarão a designar por LMPC. O futuro dirá se foi ou não a melhor opção…

São apenas três os inscritos na classe, mas nada que não fosse já esperado. A portuguesa Quifel ASM Team abandonou o LMS após Le Mans, o Zytek Híbrido da MIK ficou mal tratado há pouco menos de duas semana em Silverstone e a Guess, apesar de pré-inscrita, nunca apareceu em nenhum os eventos.


GRAÇAS AO RESULTADO DE SILVERSTONE, A REBELLION NÃO SÓ PASSOU PARA A FRENTE DO CAMPEONATO POR 2 PONTOS, COMO GARANTIU O TÍTULO DE CONSTRUTORES PARA O CONJUNTO LOLA TOYOTA. © REBELLION RACING

Restam-nos por isso a Pescarolo e a Rebellion Racing, mas resta-nos também a satisfação de que o título será aqui discutido e a luta será intensa. A Rebellion já ganhou o título de construtores para os seus parceiros, a Lola e a Toyota, e agora faltam-lhe os "seus" títulos — pilotos e equipa. Do outro lado estará uma hiper motivada (e algo paranóica a julgar pelos recentes "ataques" ao seu fornecedor de pneus…) Pescarolo, que assume esta luta claramente como uma questão de David contra Golias: o seu Pescarolo Judd penalizado pelo regulamento, contra uma das melhores equipas privadas da actualidade, apoiada pelo construtor nipónico Toyota.

Quem conhece Pescarolo sabe que a sua equipa irá vender cara uma eventual derrota, e Collard, Jousse e Tinseau irão certificar-se de que caso o título acabe nas mãos da Rebellion, os seus pilotos irão ter de suar a bom suar para o conseguir, até porque o título de pilotos está ainda em disputa e a dupla Belicchi / Boullion no #13 da Rebellion tem de terminar à frente do #16 de forma a poderem juntar um título de pilotos ao título de equipas e ao já conquistado título de construtores.


... MAS PARA OS BRITÂNICOS BASTA 1 PONTINHO PARA O TÍTULO. © DPPI
LMP2: TODOS ATRÁS DA GREAVES...

Será por aqui que passará o futuro do LMS, com a certeza de que muito dificilmente haverá melhor plantel LMP2 no ALMS ou no Mundial de Endurance em 2012. Boas equipas, bons pilotos e muita competitividade é o que se poderá esperar no Estoril. A britânica Greaves Motorsport tem o título LMP2 à distância de um pontinho, e nesse capitulo a questão parece estar praticamente arrumada, mas há contas ainda a ajustar, quanto mais não seja morais.

Com três vitórias na temporada LMS (quatro, se juntarmos as 24 Horas de Le Mans), a Greaves Motorsport prepara-se para voltar a conquistar um título para a Zytek após a Quifel ASM Team ter oferecido o primeiro em 2009, mas há que pelo menos conquistar a pole-position ou, em alternativa, terminar a prova. Pese embora o facto de Tim Greaves ir dizendo que quer terminar o LMS ao ataque, o mais certo é que a equipa poupe o seu Zytek Z11SN Nissan e evite envolver-se em situações arriscadas caso não consiga esse simples pontinho em falta.


ÚLTIMA PROVA DA STRAKKA NO LMS E NA LMP2. © STRAKKA RACING

Lá atrás, um mar sedento de alguma forma de vingança, pelas mais diversas razões: por uma lado temos a Strakka Racing, que nos dois últimos anos apostou forte no (antes do regulamento o 'castrar'...) ultra-competitivo HPD ARX-01 e, tal como em 2010, o investimento pode não ir além da posição de "Dama de Honor". A equipa britânica já está com a cabeça em 2012 e no projecto Mundial com o novo HPD ARX-03a LMP1, mas certamente irá querer acabar a época — e a sua participação no LMS — com chave de ouro.

Noutro campo temos os Oreca 03 Nissan da TDS Racing e Boutsen Energy Racing. Vistos como potenciais favoritos ao título após a demonstração de performance em Paul Ricard, onde ambos os carros acabaram no entanto por sofrer problemas de fiabilidade, a verdade é que o resto da época foi uma imagem repetida dessa prova: um conjunto claramente ganhador, uma performance excelente graças ao motor Nissan, mas uma fiabilidade a deixar algo a desejar - embora os pilotos tenham contribuído para alguns dos problemas que foram surgindo ao longo da temporada... A Boutsen está no 2º lugar empatada com a Strakka, e embora o 1º seja ainda possível, o mais certo é que estas duas equipas lutem entre si pelo lugar de vice-campeão.


BOUTSEN E RACE PERFORMANCE PROCURAM VITÓRIA PARA A ORECA © JULIE SUEUR

Para finalizar, os Judd. Tanto o Oreca 03 Judd daRace Performance como o Lola B11/40 Judd daPecom Racing já deram mostras de terem andamento para lutar regularmente por um lugar do pódio - sobretudo a Race Performance já que a Pecom (tal como a TDS) vão alterando entre o bom e o sofrível. A Race Performance deu muito boa conta de si em Silverstone, terminando na 2ª posição uma prova que chegou a liderar. Basta sentir-lhe o gosto uma vez...

De fora ficou o HPD ARX-01d da campeã em títuloRML. A equipa preferiu poupar recursos (financeiros) para pensar na época 2012, e, como nem sequer haverá transmissão televisiva da prova portuguesa, a deslocação ao Estoril não se justificará para os responsáveis desta histórica equipa.

Por fim, destaque para a participação surpresa da Extreme Limite e do seu Norma M200P Judd que contará com os irmãos Pedro e Manuel Mello-Breyner, que darão um colorido bem português à prova, mas pouco mais, até porque o Norma está bem longo de ser um carro competitivo.


O "ANTI-FELBERMAYR". © AF CORSE
GTE P: FERRARI TERMINA COM O PLENO?

No LMS o Ferrari 458 Itália até poderia ser apelidado de "anti-Felbermayr" visto que foi preciso chegar o novo modelo da marca do cavallino rampante para destronar o Team Felbermayr-Proton do topo da classificação do LMS. Pese embora nos dois últimos anos, e em termos globais, as equipas Ferrari terem sido mais consistentes — o que resultou em dois títulos de construtores — o último obstáculo eram os Porsche da Felbermayr, e este ano esse último obstáculo foi finalmente derrubado.

O título de equipas está já nas mão da AF Corse, assim como o de pilotos e o de construtores, pelo que no Estoril a questão se resume a ver se a Ferrari se irá impôr pela quarta vez consecutiva, após uma vitória daJMW Motorsport na ronda inicial, ou irá a Porsche terminar o ano, pelo menos, de cabeça erguida após uma temporada em que parece ter ficado a dormir sobre os louros conquistados. A evolução 2011 do Porsche 911 saiu claramente furada a todos os níveis, e o novo 458 mostrou ser uma carro superior e mais equilibrado.

Para a Felbermayr-Proton, uma vitória poderá ser o suficiente para a ultrapassar o Team Farnbacher e ascender à 2º posição final do campeonato.


... MAS A IMSA SÓ TEM DE SE PREOCUPAR CONSIGO MESMA. © PORSCHE AG
GTE A: AF CORSE PROCURAR DUPLICAR TÍTULO GTE...

Se na classe GTE Pro o título está entregue, já na GTE Am tudo está ainda em aberto, com a IMSA Performance Matmut a liderar para a Porsche com 10 pontos de vantagem sobre a AF Corse / Ferrari. Com apenas quatro inscritos na classe GTE Am no Estoril (a diferença entre o 1º lugar e o 5º lugar na corrida é de apenas 6 pontos) à IMSA Performance Matmut bastar-lhe-á terminar a prova classificada.

Já para a AF Corse só a vitória interessa para juntar ao título GTE Pro o título GTE Am, que no entanto, de nada lhe servirá se o Porsche da IMSA não ficar numa escapatória qualquer do Estoril, ou recolher mais cedo às boxes... Mas, a julgar pelo excelente desempenho do #67, sobretudo com o luso-descendente Nicolas Armindo ao volante, vais ser preciso um alinhamento de planetas e estrelas muito especifico para que a sorte do campeonato vire para a Ferrari e para a AF Corse.


© JULIE SUEUR
FLM: PEGASUS COM TÍTULO QUASE NA MÃO

Tal como na GTE Am, na Formula Le Mans só há quatro equipas inscritas pelo que a sorte do campeonato também tende a cair sobre a Pegasus Racing que após dois anos a arrastar-se na LMP2 com um velhinho Courage LC75 (que curiosamente está na base do Oreca FLM09), decidiu converte-lo para competir no escalão abaixo, com os frutos a aparecerem logo no primeiro: um título de pilotos já garantido e outro de equipas praticamente certo.

Nenhum comentário: