Depois de um 2010 de incerteza equipe veio com tudo em 2011
por Fernando Rhenius http://bongasat.blogspot.com/
Nem o mais entendido dos jornalistas se perguntado qual seria o campeão da LMS em 2011 iria dizer a Pescarolo. Depois de equipe ser posta a venda em 2010 sido comprada pela OAK Racing e depois passava novamente para Henri Pescarolo o trabalho começou. Uma busca por patrocinadores, pilotos até que a equipe largou em Paul Ricard e já na primeira corrida venceu de forma convincente. Mesmo que o título de construtores já tenha sido conquistado pela Rebellion nada tira o esforço da equipe, visto que o time suíço possuía dois carros e investimentos abundantes.
E assim a prova começa e o duelo entre os três. Quem esperou um domínio da dupla da Rebellion se decepcionou com o pole #12 que teve problemas na largada e acabou ficando para trás. Restou o #13 lutar pela liderança que neste momento era da equipe de Henri que ia aumentando a diferença a cada volta. Já na classe LMP2 o HPD #41 da Strakka tomava a ponta depois de ultrapassar o #42 da Greaves. Na GTE-PRO a liderança era do Porsche #77 da Ferbermayr e Jame Melo com a Ferrari começa em terceiro.
Na LMP2 TDS Racing fatura a vitória.
Depois de 35 minutos de prova os líderes começam a parada nos boxes o Lola Rebellion que vinha em segundo perde muito tempo nos boxes por conta de problemas e a Pescarolo amplia a vantagem. Já na PRO a Ferrari da JMW supera o Porsche da Ferbermayr e amplia a vantagem também volta a volta.
Depois de 2 horas de prova a luta continuava e a vantagem da Pescarolo é ampliada depois de um stop and go do #13 por uma ultrapassagem em bandeira amarela. 10 minutos depois foi a vez da equipe de Pescarolo ter sua punição por conta de um erro no pit stop passado. Mesmo com a liderança momentânea do #13 Colllard com uma pilotagem precisa volta a liderança. Já na P2 o Oreca da equipe Boutsen lidera, assim como a Ferrari da JWM mantem a liderança na GTE-PRO. Na classe FLM a liderança nesta altura da prova é da equipe Pegasus a frente depois da equipe Neil Garner Motorsport ter uma parada mais demorada nos boxes. Fato curioso é que por muitas vezes o carro da equipe Boutsen marcou tempos de volta mais rápidos do que os carros da LMP1 mostrando o quanto é forte e durável o motor Nissan e bem acertado o chassi Oreca.
Depois de 35 minutos de prova os líderes começam a parada nos boxes o Lola Rebellion que vinha em segundo perde muito tempo nos boxes por conta de problemas e a Pescarolo amplia a vantagem. Já na PRO a Ferrari da JMW supera o Porsche da Ferbermayr e amplia a vantagem também volta a volta.
Depois de 2 horas de prova a luta continuava e a vantagem da Pescarolo é ampliada depois de um stop and go do #13 por uma ultrapassagem em bandeira amarela. 10 minutos depois foi a vez da equipe de Pescarolo ter sua punição por conta de um erro no pit stop passado. Mesmo com a liderança momentânea do #13 Colllard com uma pilotagem precisa volta a liderança. Já na P2 o Oreca da equipe Boutsen lidera, assim como a Ferrari da JWM mantem a liderança na GTE-PRO. Na classe FLM a liderança nesta altura da prova é da equipe Pegasus a frente depois da equipe Neil Garner Motorsport ter uma parada mais demorada nos boxes. Fato curioso é que por muitas vezes o carro da equipe Boutsen marcou tempos de volta mais rápidos do que os carros da LMP1 mostrando o quanto é forte e durável o motor Nissan e bem acertado o chassi Oreca.
Ferrari da JMW domina a corrida e fatura a vitória na GTE-PRO
Depois de 4 horas Julien Jousse tem uma vantagem confortável de 18 segundos a frente de Belecchi. Uma hora depois o ritmo do Pescarolo é contundente sobre o #13 da Rebellion. Mesmo ritmo que é imposto pela Ferrari da JWM na classe PRO. Julien marca a melhor volta da prova com 1:30.733. O desempenho da Pescarolo é surpreendente e faltando poucas voltas para o final. Na PRO a luta entre Ferrari e Porsche se intensifica mas com a Ferrari amarela na frente. Faltando apenas 3 minutos para o final da corrida o Rebellion #13 para completar o nível de combustível deixando Jousse Livre para vencer e faturar junto com Emmmanuel Collard o título de pilotos na LMP1.
Já na LMP2 o Oreca da TDS passa o carro da Boutsen Racing. na classe PRO Rob Bell cruza na frente seguido de bem perto pelo Porsche da Ferbermayr Proton pelas mãos de Richard Lietz Na classe FLM a Pegasus Racing chega a frente da JMB Racing e confirma o título de pilotos já conquistado na prova de Silverstone.
Depois de 4 horas Julien Jousse tem uma vantagem confortável de 18 segundos a frente de Belecchi. Uma hora depois o ritmo do Pescarolo é contundente sobre o #13 da Rebellion. Mesmo ritmo que é imposto pela Ferrari da JWM na classe PRO. Julien marca a melhor volta da prova com 1:30.733. O desempenho da Pescarolo é surpreendente e faltando poucas voltas para o final. Na PRO a luta entre Ferrari e Porsche se intensifica mas com a Ferrari amarela na frente. Faltando apenas 3 minutos para o final da corrida o Rebellion #13 para completar o nível de combustível deixando Jousse Livre para vencer e faturar junto com Emmmanuel Collard o título de pilotos na LMP1.
Já na LMP2 o Oreca da TDS passa o carro da Boutsen Racing. na classe PRO Rob Bell cruza na frente seguido de bem perto pelo Porsche da Ferbermayr Proton pelas mãos de Richard Lietz Na classe FLM a Pegasus Racing chega a frente da JMB Racing e confirma o título de pilotos já conquistado na prova de Silverstone.
Na FLM Pegasus Racing vence.
O título da Pescarolo é mais surpreendente já que a equipe compete com um carro apenas. Com 50 pontos contra 47 dos pilotos Belecchi e Boullion. Nos construtores a diferença é ainda menor com 1 ponto de vantagem para o time suíço com 51 a 50 que foram obtidos pelas poles em Paul Ricard e Estoril. Para a vitória ficar ainda mais saborosa hora era aniversário de Heny Pescarolo. Jaime Melo em dupla com Toni Vilander acaba em 4º na sua classe
O título da Pescarolo é mais surpreendente já que a equipe compete com um carro apenas. Com 50 pontos contra 47 dos pilotos Belecchi e Boullion. Nos construtores a diferença é ainda menor com 1 ponto de vantagem para o time suíço com 51 a 50 que foram obtidos pelas poles em Paul Ricard e Estoril. Para a vitória ficar ainda mais saborosa hora era aniversário de Heny Pescarolo. Jaime Melo em dupla com Toni Vilander acaba em 4º na sua classe
Porsche da IMSA vence na GTE-AM e fatura o título.
Assim se fecha mais um campeonato da LMS. Mesmo sem os grandes fabricantes que apenas apareceram nas etapas que eram válidas pelo ILMC o campeonato deste ano mostrou que se pode fazer um grande espetáculo com equipes privadas. Toyota e Nissan são os vencedores por terem acreditado na categoria e investido forte. Entre os GTs a eterna briga entre Ferrari e Porsche mais uma vez foi incrível.
NA classe LMP2 o título fica com Greaves Motorsports com 50 pontos, seguida pela Boutsen Racing e Strakka com 36. Na GTE-PRO a AF Corse fatura o título com 61 pontos seguida pela Hankook Team Farbmacher com 32 e Ferbermayr Proton com 29. Já na GTE-AM a IMSA fatura o título com 58 pontos seguida pela AF Corse com 48.
Assim se fecha mais um campeonato da LMS. Mesmo sem os grandes fabricantes que apenas apareceram nas etapas que eram válidas pelo ILMC o campeonato deste ano mostrou que se pode fazer um grande espetáculo com equipes privadas. Toyota e Nissan são os vencedores por terem acreditado na categoria e investido forte. Entre os GTs a eterna briga entre Ferrari e Porsche mais uma vez foi incrível.
NA classe LMP2 o título fica com Greaves Motorsports com 50 pontos, seguida pela Boutsen Racing e Strakka com 36. Na GTE-PRO a AF Corse fatura o título com 61 pontos seguida pela Hankook Team Farbmacher com 32 e Ferbermayr Proton com 29. Já na GTE-AM a IMSA fatura o título com 58 pontos seguida pela AF Corse com 48.
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