segunda-feira, 26 de setembro de 2011

6 horas de Estoril – Vitória da equipe Pescarolo e título de pilotos para Julien Jousse e Emanuel Collard.

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Depois de um 2010 de incerteza equipe veio com tudo em 2011

por Fernando Rhenius http://bongasat.blogspot.com/

Nem o mais entendido dos jornalistas se perguntado qual seria o campeão da LMS em 2011 iria dizer a Pescarolo. Depois de equipe ser posta a venda em 2010 sido comprada pela OAK Racing e depois passava novamente para Henri Pescarolo o trabalho começou. Uma busca por patrocinadores, pilotos até que a equipe largou em Paul Ricard e já na primeira corrida venceu de forma convincente. Mesmo que o título de construtores já tenha sido conquistado pela Rebellion nada tira o esforço da equipe, visto que o time suíço possuía dois carros e investimentos abundantes.

E assim a prova começa e o duelo entre os três. Quem esperou um domínio da dupla da Rebellion se decepcionou com o pole #12 que teve problemas na largada e acabou ficando para trás. Restou o #13 lutar pela liderança que neste momento era da equipe de Henri que ia aumentando a diferença a cada volta. Já na classe LMP2 o HPD #41 da Strakka tomava a ponta depois de ultrapassar o #42 da Greaves. Na GTE-PRO a liderança era do Porsche #77 da Ferbermayr e Jame Melo com a Ferrari começa em terceiro.

Na LMP2 TDS Racing fatura a vitória.

Depois de 35 minutos de prova os líderes começam a parada nos boxes o Lola Rebellion que vinha em segundo perde muito tempo nos boxes por conta de problemas e a Pescarolo amplia a vantagem. Já na PRO a Ferrari da JMW supera o Porsche da Ferbermayr e amplia a vantagem também volta a volta.

Depois de 2 horas de prova a luta continuava e a vantagem da Pescarolo é ampliada depois de um stop and go do #13 por uma ultrapassagem em bandeira amarela. 10 minutos depois foi a vez da equipe de Pescarolo ter sua punição por conta de um erro no pit stop passado. Mesmo com a liderança momentânea do #13 Colllard com uma pilotagem precisa volta a liderança. Já na P2 o Oreca da equipe Boutsen lidera, assim como a Ferrari da JWM mantem a liderança na GTE-PRO. Na classe FLM a liderança nesta altura da prova é da equipe Pegasus a frente depois da equipe Neil Garner Motorsport ter uma parada mais demorada nos boxes. Fato curioso é que por muitas vezes o carro da equipe Boutsen marcou tempos de volta mais rápidos do que os carros da LMP1 mostrando o quanto é forte e durável o motor Nissan e bem acertado o chassi Oreca.

Ferrari da JMW domina a corrida e fatura a vitória na GTE-PRO

Depois de 4 horas Julien Jousse tem uma vantagem confortável de 18 segundos a frente de Belecchi. Uma hora depois o ritmo do Pescarolo é contundente sobre o #13 da Rebellion. Mesmo ritmo que é imposto pela Ferrari da JWM na classe PRO. Julien marca a melhor volta da prova com 1:30.733. O desempenho da Pescarolo é surpreendente e faltando poucas voltas para o final. Na PRO a luta entre Ferrari e Porsche se intensifica mas com a Ferrari amarela na frente. Faltando apenas 3 minutos para o final da corrida o Rebellion #13 para completar o nível de combustível deixando Jousse Livre para vencer e faturar junto com Emmmanuel Collard o título de pilotos na LMP1.

Já na LMP2 o Oreca da TDS passa o carro da Boutsen Racing. na classe PRO Rob Bell cruza na frente seguido de bem perto pelo Porsche da Ferbermayr Proton pelas mãos de Richard Lietz Na classe FLM a Pegasus Racing chega a frente da JMB Racing e confirma o título de pilotos já conquistado na prova de Silverstone.

Na FLM Pegasus Racing vence.

O título da Pescarolo é mais surpreendente já que a equipe compete com um carro apenas. Com 50 pontos contra 47 dos pilotos Belecchi e Boullion. Nos construtores a diferença é ainda menor com 1 ponto de vantagem para o time suíço com 51 a 50 que foram obtidos pelas poles em Paul Ricard e Estoril. Para a vitória ficar ainda mais saborosa hora era aniversário de Heny Pescarolo. Jaime Melo em dupla com Toni Vilander acaba em 4º na sua classe

Porsche da IMSA vence na GTE-AM e fatura o título.

Assim se fecha mais um campeonato da LMS. Mesmo sem os grandes fabricantes que apenas apareceram nas etapas que eram válidas pelo ILMC o campeonato deste ano mostrou que se pode fazer um grande espetáculo com equipes privadas. Toyota e Nissan são os vencedores por terem acreditado na categoria e investido forte. Entre os GTs a eterna briga entre Ferrari e Porsche mais uma vez foi incrível.

NA classe LMP2 o título fica com Greaves Motorsports com 50 pontos, seguida pela Boutsen Racing e Strakka com 36. Na GTE-PRO a AF Corse fatura o título com 61 pontos seguida pela Hankook Team Farbmacher com 32 e Ferbermayr Proton com 29. Já na GTE-AM a IMSA fatura o título com 58 pontos seguida pela AF Corse com 48.






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