por Fernando Rhenius http://bongasat.blogspot.com/
Um protótipo movido a hidrogênio para disputar Le Mans ano que vem. Esta é a proposta da Green GT empresa fundada por Stanislas de Sadeller, Christophe Schwartz e Jean François Weber. O modelo foi apresentado pela primeira vez em 2009 e usa como combustível células de hidrogênio.
Em comparação com um protótipo movido a gasolina ou diesel são necessários 12 quilos de hidrogênio contra 80 quilos de combustível. O hidrogênio pode ser produzido por energia solar e essa “energia” é convertida em eletricidade, o que sobra vira vapor de água. Atualmente a célula de combustível tem uma potencia de aproximadamente 100kW os testes que começam nos próximos meses querem elevar esta número para 300kW que segundo a equipe é o mínimo para participar de uma prova de longa duração.
O carro é construído com um monocoque de fibra de carbono, mesmo material da carenagem. Possui bateria de lítio de 450V e 10kW. Estas baterias também aproveitam a energia gerada pela frenagem como na F1.
O GreenGT segundo o fabricante atende as normas impostas pela ACO para a classe LMP2. As baterias são revestidas de Kevlar e Nomex para em caso de acidente evitar que ocupantes e fiscais de prova levem descargas elétrica. Extintores de incêndio serão acionados automaticamente em colisões com uma força igual ou superior a 15G.
As baterias não estão em contato direto com fluídos e os mesmos não são condutores de eletricidade. O funcionamento das baterias não ultrapassa a temperatura de 45ºC. O desenvolvimento do carro está pelas mãos da equipe JM Racing. Outras empresas como a Motul no fornecimento de lubrificantes e a Fischer Conectores estão envolvidas no projeto.
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