Fernando Rhenius http://bongasat.blogspot.com/
Falar de Le Mans e não comentar sobre as vitórias e a participação da Porsche é a mesma coisa que ir em uma churrascaria e não comer carne! Depois do anúncio de que a marca voltará a LM em 2014 com um LMP1 vamos rever todos os 16 vencedores? Começando pelo mostro 917.
O carro teve sua origem em uma brecha do regulamento da CSI (atual FIA) aonde modelos como Ford KM IV e Ferrari P4 estavam sendo penalizados pela enorme potencia. Assim ele decide limitar o deslocamento dos motores de três litros, criando uma “nova” categoria para motores de 5 litros e impõe a construção de 25 carros de rua para homologação. Assim em 1968 25 Posche 917 estavam alinhados na fábrica em Stuttgart.
Os primeiros testes foram feitos em LM em 1969 tento o carro pilotado por Rolf Stommelen marcou a pole mas acabou não completando a prova. A primeira tragédia envolvendo o carro foi neste mesmo ano com a morte de John Woolfe com seu 917 privado.
Para 1970 a Porsche se associou a equipe de John Wyer que já tinha vencido a prova em 68 e 69. Assim em 70 Richard Attwood e Hans Herrmann conseguiram sua primeira vitória em Sarthe e Helmut Marko e Gijs van Lennep chegou em segundo.
O carro sofreu alterações tendo duas versões a 917k (curta) e a longa (LH) que elevou ainda mais o mito do carro. O carro fez a volta no circuito em 3’13”6 e uma máxima de 386 km em Mulsane ainda sem as chicanes. Durante os testes oficiais para a prova Pedro Rodrigues fez 3’13”9 a pole mais rápida da história da prova.Outro feito do carro foi na edição de 71 aonde o Porsche pilotado por Marko e van Lennep percorreu a maior distancia com 5.355km e a maior média com 222 km/h. Com tamanha superioridade a CSI muda novamente o regulamento para 72 assim o 917 se muda para o campeonato da CanAm nos Estados Unidos aonde chega a incríveis 1000cv de potencia em algumas versões.
Falar de Le Mans e não comentar sobre as vitórias e a participação da Porsche é a mesma coisa que ir em uma churrascaria e não comer carne! Depois do anúncio de que a marca voltará a LM em 2014 com um LMP1 vamos rever todos os 16 vencedores? Começando pelo mostro 917.
O carro teve sua origem em uma brecha do regulamento da CSI (atual FIA) aonde modelos como Ford KM IV e Ferrari P4 estavam sendo penalizados pela enorme potencia. Assim ele decide limitar o deslocamento dos motores de três litros, criando uma “nova” categoria para motores de 5 litros e impõe a construção de 25 carros de rua para homologação. Assim em 1968 25 Posche 917 estavam alinhados na fábrica em Stuttgart.
Os primeiros testes foram feitos em LM em 1969 tento o carro pilotado por Rolf Stommelen marcou a pole mas acabou não completando a prova. A primeira tragédia envolvendo o carro foi neste mesmo ano com a morte de John Woolfe com seu 917 privado.
Para 1970 a Porsche se associou a equipe de John Wyer que já tinha vencido a prova em 68 e 69. Assim em 70 Richard Attwood e Hans Herrmann conseguiram sua primeira vitória em Sarthe e Helmut Marko e Gijs van Lennep chegou em segundo.
O carro sofreu alterações tendo duas versões a 917k (curta) e a longa (LH) que elevou ainda mais o mito do carro. O carro fez a volta no circuito em 3’13”6 e uma máxima de 386 km em Mulsane ainda sem as chicanes. Durante os testes oficiais para a prova Pedro Rodrigues fez 3’13”9 a pole mais rápida da história da prova.Outro feito do carro foi na edição de 71 aonde o Porsche pilotado por Marko e van Lennep percorreu a maior distancia com 5.355km e a maior média com 222 km/h. Com tamanha superioridade a CSI muda novamente o regulamento para 72 assim o 917 se muda para o campeonato da CanAm nos Estados Unidos aonde chega a incríveis 1000cv de potencia em algumas versões.
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