quarta-feira, 13 de julho de 2011

LMS: ROGER PENSKE “PISCA O OLHO” À PORSCHE PARA 2014



por HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com/

Em entrevista dada no domingo passado ao programa Wind Tunnel with Dave Despain do canal de televisão americano SpeedTV, Roger Penske, o carismático dono da Penske Racing, revelou ter feito já contactos preliminares com a Porsche com vista a uma eventual união de esforços para o regresso da marca alemã a Le Mans marcado para 2014.

Entre 2005 e 2008, a associação entre a Penske e a Porsche (a filial norte-americana da Porsche Motorsport, sublinhe-se) foi recheada de sucesso. Com o ALMS a favorecer os LMP2 de forma a manterem a competição em alta, a Penske venceu mesmo por diversas vezes à geral frente ao Audi R10 TDi (também ele colocado em pista pela filial norte-americana da Audi Motorsport).

Com a Porsche a dar por terminada a sua participação, semi-oficial, no ALMS em 2008 (o programa cliente com o RS Spyder terminaria dois anos depois, mas já sem a Penske), a Penske voltou-se para a NASCAR e para a IZOD IndyCar, mas a confirmação recente dos planos da Porsche em regressar a Le Mans em 2014 voltou a colocar a Penske no radar, sobretudo nos EUA.

"Tendo em conta o recente anuncio da Porsche de regressar a Le Mans em 2014, nós esperamos poder fazer parte desse programa. Não há nada para confirmar neste momento, mas obviamente que temos um historial de sucesso na LMP2 com o RS Spyder", afirmou Roger Penske, que revelou ainda já ter feito um contacto preliminar com a Porsche. Nesta fase, tudo não passará ainda de demonstração de vontades e intenções, sendo ainda muito cedo, provavelmente até para a própria Porsche, para firmar acordos com vista a um programa que só entrará em pista daqui a dois anos. O anunciado programa da Porsche fala apenas do regresso a Le Mans, mas é praticamente garantido que a marca irá também apostar no novo FIA World Endurance Championship que em 2014 estará na sua 3ª edição e, sendo a Penske Racing uma equipa com sede nos EUA, a Porsche poderá ter preferência em associar-se a uma equipa mais próxima da sede da Porsche Motorsport, embora actualmente pareça que a probabilidade mais alta é de a própria Porsche Motorsport assumir o esforço do futuro programa de endurance.

Muita tinta (e muito pixel...) irá certamente ainda correr neste tão aguardado regresso da marca mais mítica das 24 Horas de Le Mans!

Fonte: SpeedTV.com (em inglês)
IMAGEM: © LAT/SPEEDTV.COM

Nenhum comentário: