quinta-feira, 14 de julho de 2011

LMS: HENRI PESCAROLO ANUNCIA NOVO PROJECTO LMP1 PARA 2012


por HUGO RIBEIRO  http://www.lemansportugal.com/

Embora não se possa dizer que a renascida Pescarolo esteja financeiramente consolidada, Henri Pescarolo raramente mede a sua ambição e antes do início da prova de Imola do Le Mans Series e do Intercontinental Le Mans Cup, numa curta entrevista publicada no site do ACO, revelou que a Pescarolo Team terminou o estudo para um novo LMP1 para a temporada de 2012.

Lembremos que ainda há um ano Henri Pescarolo desesperava com o mais que provável desaparecimento da sua equipa, afundada em dívidas que ultrapassavam os 2 milhões de euros, mesmo depois de ter sido vendida a Jean Py, um investidor privado que não só acabou por se desinteressar por completo da equipa, não realizando os investimentos necessários para assegurar a continuidade da Pescarlo Sport, como inclusive acabaria por despedir o próprio Pescarolo. Com os credores a exigirem a devolução dos montantes em dívida, seguiu-se, após a declaração de falência, a inevitável ordem de venda dos activos em hasta pública.

Salvo no último momento possível por dois amigos de longa data, Joël Rivière e Jacques Nicolet, a equipa seria de novo entregue a Henri, o qual, com a ajuda de alguns dos antigos parceiros da Pescarolo Sport e de outros tantos novos, colocou a agora Pescarolo Team de pé e nas grelhas da Le Mans Series e das 24 Horas de Le Mans. A mãos com um chassis e um motor de 2009, que apesar de em teoria ser penalizado pelos novos regulamentos em termos de performance (em relação aos chassis e motores de 2011) assim não parece nna prática, Henri anuncia agora que a Pescarolo se encontra a desenvolver o desenho de um LMP1, embora nesta fase seja ainda cedo para garantir o avanço da sua construção: "Completamos o estudo para um novo carro. Agora, espero por algumas confirmações fiscais e reguladoras para iniciar a sua construção. Esta decisão deve ser célere, pois de outra forma seremos forçados a fazer mais uma temporada com o actual carro."

Algumas questões ficam para já por responder. Como forma de garantir a sobrevivência da Pescarolo Team (ainda antes da sua venda completa a Jean Py), Henri havia vendido os planos do Pescarolo 01, assim como a sua propriedade intelectual e direitos de construção, a Jacques Nicolet e à OAK Racing. Outra das questões será a fonte de financiamento, visto que a Pescarolo Team não vive ainda com uma saúde financeira que lhe permite sonhar assim tão alto. Ao Lemans.org, Henri afirma que "… eles (os parceiros) estão a analisar a cobertura mediática antes de decidirem a continuação desta aventura para o próximo ano", mas construir um carro é bem mais caro do que colocá-lo a correr durante um ano como Henri bem o sabe, até porque grande parte dos problemas financeiros que levaram a Pescarolo Team à ruína decorreram precisamente da aventura de tornar a equipa num construtor independente.

Poderá assim também a Pescarolo Automobiles renascer? Este projecto, que no inicio havia sido criado por Pescarolo e Nicolet (com este último a abandonar o projecto em menos de um ano... situação que muito provavelmente despoletou o fim trágico da Pescarolo Sport) para construir o Pescarolo 01, poderá ter de novo pernas para andar, mas Nicolet parece apostado em fazer da sua OAK um construtor de protótipos...

Fonte: ACO (em inglês)
IMAGEM: © DOMINIQUE BREUGNOT

Nenhum comentário: