sexta-feira, 22 de julho de 2011

LE MANS SERIES 2012 (OFICIAL): LMEO CONFIRMA FIM DA CLASSE LMP1 E APOSTA NA CLASSE GTC À IMAGEM DO ALMS


por Hugo Ribeiro http://www.lemansportugal.com

A organização do Le Mans Series confirmou hoje o que praticamente desde o início da temporada já se sabia, ou já se esperava: não serão aceites para a temporada 2012 inscrições para a classe LMP1, e a LMP2 passará a ser a classe rainha das provas do campeonato europeu, um pouco à imagem do antigo Europeu Sport 2 Litros. Também não haverá protótipos CN envolvidos no LMS, mas à imagem do ALMS a LMEO irá agora aceitar inscrições para a classe GT Challenge (GTC).
Com a caravana do Le Mans Series a gozar a sua paragem de verão- e feito o anuncio oficial da criação do FIA World Endurance Championship em 2012 — a LMEO entendeu ser a altura certa para falar do futuro daquele campeonato. Futuro esse em que, já a aprtir do próximo ano 2012, o FIA World Endurance Championship e o Le Mans Series terão de viver separados.

Em Imola, as equipas foram consultadas de forma a compreender as suas vontades para a próxima temporada, tendo sido decidido que os protótipos da classe LMP1 não serão mais aceites, visto que o seu formato e custos são considerados mais apropriados para o Campeonato Mundial de Endurance. Os LMP2 passarão assim a ser a classe rainha do campeonato, seguindo-se os GTE Pro e Am, os Formula Le Mans e os futuros GTC. Esta última classe irá juntar carros de competições monomarca como a Porsche Carrera Cup e a Ferrari Challenge. A LMEO espera em 2012 a presença de cerca de 20 a 25 protótipos e outros tantos GTs, número que promete grelhas bem interessantes.

As equipas do Le Mans Series terão prioridade na obtenção de entradas para as 24 Horas de Le Mans, para completarem a grelha participando no Campeonato Mundial de Endurance, assim como nas duas provas europeias do referido campeonato.

Em 2012, o calendário será composto por 5 ou 6 provas a realizar entre Março e Outubro, a terem lugar exclusivamente em circuitos europeus de reconhecida fama, com o formato das corridas a manter-se idêntico, ou seja, provas de 6 Horas de duração.

Neste momento, o calendário encontra-se a ser preparado e não terá provas a coincidir com o Mundial de Endurance. O primeiro compromisso da temporada serão os testes oficiais e o restante calendário será confirmado no final da temporada.

Fonte: Comunicado de Imprensa da Le Mans Series
 IMAGEM: © DPPI

Nenhum comentário: