quinta-feira, 16 de junho de 2011

AUDI R18 TDI não é um F1 mas tem seus botões

por Anderson Puiatti

Passeando pelos blogs dos amigos e que gosto me deparei com esta postagem no blog do Saloma do Blog muito interessante confiram:



AUDI R18 TDI

Ao contrário de seus abtecedores, R8, R10 TDI e R15 TDI, o novo Audi R18 TDI a posição do piloto é do lado direito. O motivo: em um conceito de melhoria geral, um carro de corrida pilotado do lado direito possibilita uma posição mais ergonômica e menos distorcida para o condutor (a maioria das curvas ao longo de todo o circuito de Le Mans é feita para a direita. Além disso, é mais fácil fazer a mudança de piloto pelo lado direito). Enquanto era necessário proteger da chuva os comandos eletrônicos dos modelos anteriores, os engenheiros conseguiram organizar tudo ergonomicamente no cockpit fechado para melhor atender os pilotos. As funções mais importantes estão localizadas no volante desenvolvido para a prova longa...
01 - O botão de partida está localizado direto no volante.
02 - Há quatro comandos atrás do volante: os dois superiores são para o farol alto e para o limitador de velocidade do pit lane, os dois inferiores para mudança de marcha.
03 - O display central mostra as informações mais importantes.
04 - Os botões para o ajuste detalhado de equilíbrio de freio e do controle de tração (ASR) são usados com frequência.
05 - O piloto pode ajustar as características do motor meio de diversas chaves rotativas.
06 - Radio=sugnifica contato com os boxes; Drink=bebida energética ou hidratante.
07 - Importante para um LMPI fechado: limpador de parabrisas.
08 - Limpador dos vidros laterais.
09 - Temporizador para o parabrisa.
10 - Extintor de incêndio...

Com essa engenharia e numa das curvas para direita do circuito...

Audi R18 TDI_Allan McNish

...Allan McNish, ao volante, o R18 com o tráfego mais lento na curva Dunlop, foi tocado por uma Ferrari 458 Italia quando já tangenciava a curva, lançou no ar, e bateu em uma parede lateral de pneus, assustando fotógrafos e espectadores, com as peças de suspensão e grandes pedaços de monocoque de fibra de carbono sendo lançados para todos os lados. Apesar da gravidade do acidente, McNish foi capaz de sair a pé e conferiu os estragos do seu protótipo a diesel.


Texto: http://www.interney.net/blogs/saloma/

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