quinta-feira, 16 de junho de 2011

24h de Le Mans:Mazda 787B foi convidado de honra, com Johnny Herbert e Patrick Dempsey



Vinte anos depois da vitória nas 24 Horas de Le Mans, o Mazda 787B com o nº 55 regressou como convidado em 2011. Conduzido em voltas de exibição no lendário circuito de La Sarthe, na quinta feira e no sábado, fez recordar o inesquecível som do motor de quatro rotores. Completamente restaurado, o 787B abriu também o desfile de pilotos na sexta Feira, na cidade de Le Mans.
"Grande oportunidade para estar outra vez em Le Mans este ano. Foi a minha estreia aos comandos deste carro, que tem muita personalidade e tentei iniciar uma relação com ele em apenas duas voltas!", revelou Patrick Dempsey, ator (da conhecida série televisiva Anatomia de Grey) , piloto e proprietário de uma equipa do Campeonato Grand-Am, que increve um Mazda RX-8. Dempsey foi o primeiro a rodar com o 787B, antes de se juntar ao desfile de pilotos, para delírio dos espetadores.

No desfile de pilotos, 170.000 atónitos espetadores testemunharam a passagem do modelo de 700 CV pelas ruas de Le Mans, conduzido pelo japonês Yojiro Terada e pelo irlandês David Kennedy, ambos pilotos Mazda em Le Mans. O desfile continuou depois com Patrick Dempsey e Seita Kanai, acompanhados pelo belga Pierre Dieudonné e por muitos outros.

No sábado e como aperitivo para a corrida, o britânico Johnny Herbert regressou pela primeira vez ao carro vencedor, para duas voltas de pura emoção. Recorde-se que depois de levar o 787B a cruzar a linha de meta em 1991 como vencedor, o piloto foi incapaz de se juntar aos seus companheiros de equipa no pódio, devido a ter sofrido de desidratação. Este ano, no entanto, após ter comicamente encenado esse momento, ele foi convidado a subir ao pódio em Le Mans, para celebrar o seu triunfo e a vitória da Mazda, o primeiro e único construtor japonês a ganhar as 24 Horas de Le Mans.

Seita Kanai, Vice-Presidente Executivo da Mazda Motor Corporation, disse: "É surpreendente ver que tantos adeptos do desporto motorizado ainda se recordam da vitória da Mazda nas 24 Horas de Le Mans de há 20 anos e que continuam entusiasmados com esse facto. A nossa vitória é o puro comprometimento e paixão dos nossos engenheiros e de toda a equipa. Este mesmo espírito prospera hoje no desenvolvimento da nossa revolucionária tecnologia SKYACTIV para a próxima geração de automóveis da Mazda."

Nenhum comentário: