A Peugeot inscreveu, por três vezes, o seu nome no palmarés da prova: em 1992 e 1993, com o 905 equipado com um motor a gasolina, e em 2009, com o 908 Diesel HDi FAP. Contudo, a marca gaulesa pretende adicionar mais um triunfo ao seu pecúlio já em 2011 depositando as suas esperanças no novo 908.
"O nosso programa desenvolveu-se em redor desta corrida", precisa Olivier Quesnel, diretor da Peugeot Sport. "É mágica, é lendária, é um "Everest". As 24 Horas de Le Mans são uma prova à parte, onde ninguém pode dar algo por garantido. É isso que torna a derrota terrível e a vitória algo fora de comum. Trabalhamos para estarmos presentes com o carro mais competitivo possível e a equipa pronta. Sabemos que tudo pode acontecer durante as 24 Horas e é preciso fazer uma corrida sem falhas para vencer", acrescentou o responsável gaulês.
"Durante os testes em Le Mans, a 24 de Abril, cumprimos o nosso programa de trabalho. E será o que vamos fazer nos dois dias de treino, porque, quando a corrida começar, devemos estar em condições para lutar pela vitória. Sabemos que o mais pequeno erro, seja em termos de pilotagem, mecânico ou no momento da paragem nas boxes, acarretará uma penalização imediata, pelo que temos de ter uma atuação irrepreensível a todos os níveis. Estamos preparados, mas o caminho vai ser muito longo", acrescentou.
Para Bruno Famin, diretor técnico, será no circuito de Le Mans que o 908 mostrará as suas maiores qualidades: "O nosso carro foi idealizado para Le Mans. E se foi um carro bem-nascido em termos de desempenho, a nossa prioridade foi desenvolvê-lo de forma a garantir-lhe fiabilidade. Penso que estamos perto de alcançar o nosso objetivo, mas em Le Mans é absolutamente impossível controlar todas as situações. É uma corrida que tem sempre surpresas guardadas... e esperamos que, desta vez, elas aconteçam menos do que nos anos precedentes, apesar do 908 ser novo".
Reconduzidos, esta temporada, os nove pilotos do Team Peugeot Total estiveram, ao longo dos últimos 12 meses, envolvidos nas sessões de testes, em duas corridas e seguiram um programa de preparação física em Toulouse, antes de se re-encontrarem, uma última vez, em Chamonix para um team-building ao ar livre. "Conhecem-se muito bem" afirma Pascal Dimitri, team manager. "É essencial fazê-los trabalhar e viver, juntos, fora do ambiente dos circuitos. Obter uma boa coesão entre eles é fundamental. Eles têm uma personalidade forte mas têm um enorme espírito de unidade no seio da equipa".
Pela primeira vez, as 24 Horas de Le Mans estão integradas no calendário do ILMC (Intercontinental Le Mans Cup). Após as 12 Horas de Sebring (USA) e dos 1000 km de Spa (Bélgica), a Peugeot comanda o campeonato de Construtores com 17 pontos de avanço e o Team Peugeot Total está na frente entre as equipas, com oito pontos de vantagem. "O nosso primeiro objetivo é ganhar as 24 Horas de Le Mans", refere Olivier Quesnel. "Para além da nossa vontade de ganhar esta corrida, que é a mais prestigiada do mundo, queremos conservar o cetro do ILMC".
Fonte: http://autosport.aeiou.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário