domingo, 15 de maio de 2011

Mundial de GT1 - Hexis vence em Sachsenring


por Sérgio Carvalho

Andrea Piccini e Christian Hohenadel levaram o No. 4 Hexis Aston Martin para a vitória na corrida de Sachsenring pelo Mundial de GT1. O team Hexis largou na quinta posição do grid e ficou livre de uma série de incidentes ocorridos no início da prova para garantir a sua primeira vitória da temporada 2011. Em segundo lugar ficou para o n º 37 All-inkl Münnich Motorsport Lamborghini de Dominik Schwager e Nicky Pastorelli, e em terceiro veio o team Young Driver com outro Aston Martin de n º 8 com Stefan Mücke e Darren Turner.



O Ford n º 41 da Marc VDS com Maxime Martin liderou no primeiro turno com Stef Dusseldorp com o Aston da Hexis n. º 3 no seu encalço disputando a liderança. O Hexis n. º 3 foi tocado e acabou sendo empurrado para fora da pista pelo Ford GT, permitindo que o n º 8 Young Driver Aston de Stefan Mücke passar pelos dois e assumir a liderança.

Na curva 2, o team Swiss Racing de Karl Wendlinger n. º 5 e o Aston Martin n. º 7 Young Driver de Tomas Enge colidiram, ocasionado uma rodada no Lamborghini. Infelizmente, o carro sister da marca pilotado por Max Nilsson no Swiss NR6 acabou acertando o seu carro companheiro na passada e ficou parado com danos severos na frente. Tanto o n º 5 e n º 7 acabaram sendo retirados para fora do traçado duas curvas mais adiante e mais tarde o safety-car foi para o traçado para remover o carro de Nilsson atingido.

A corrida foi reiniciada no final da 5 ª volta, como a chuva começou a cair sobre o circuito. Christian Hohenadel no Hexis n. º 4 estava lutando com o Young Driver n º 8 pela liderança. No entanto, isso não foi até a volta 10 até que Hohenadel assumiu a liderança na curva 1, mas logo que ele estava livre, ele abriu uma distância para o carro Mücke.

Entretanto, o Ford n º 41 da Marc VDS teve um pneu furado na roda traseira direita, causando danos à lataria. Martin foi para o pit, mas o carro foi retirado da prova.

Mike Hezemans estava fazendo progresso com o Corvette #14 do team China Exim Bank, subindo para oitavo e lutando com o Nissan n. º 21 da Sumo Power Nissan GT de Jamie Campbell-Walter pela sétima posição.

Na volta 11 Stefan Mücke perdeu outra posição, pois ele foi ultrapassado na curva 1 por Dominik Schwager no Murcielago n º 37 da All-Ink.com. Entretanto, a chuva tinha parado e as equipes iriam trocar os pneus de chuva na janela de pit stop programada.

Os líderes entraram e sairam na mesma ordem, com Andrea Piccini agora líder no Aston Hexis seguido por Nicky Pastorelli no All-inkl Lamborghini e Darren Turner na Young Driver. O principal beneficiário dos pitstops foi o n º 3 Hexis Clivio Piccione de Aston, que surgiu em 5 º lugar entre os carros 20 e 21 de Nissan.

Piccini tinha uma liderança confortável, mas Pastorelli estava sob a pressão de Turner nas primeiras voltas após os pit stops, mas os pilotos italianos começaram a se afastar do piloto britânico na volta 23. Marc Basseng até então líder do Campeonato terminou a prova mais cedo, quando o seu Murcielago N º 37 da All-Inkl.com foi direto na curva 8, com um problema com o pneu traseiro.

De volta à frente do campo Piccini estava conseguindo manter uma distância confortável para o Lamborghini Pastorelli, que por sua vez era um confortável dois segundos à frente do terceiro colocado Aston Martin de Darren Turner. Mais para trás Nicky Catsburg no n º 11 Exim Bank Corvette era um desafio David Brabham no n º 20 Sumo Power Nissan, mas o australiano acabou de realizar a sua linha ea sua posição até a bandeirada final.

A bandeirada final foi para Andrea Piccini, que teve a primeira vitória com o Hexis n º 4, assumindo a liderança no Campeonato para a equipe

Hohenadel/Piccini e agora tem 61 pontos de Marc Basseng/Markus Winkelhock em 57. Darren Turner/Stefan Mücke está em terceiro com 56 pontos. O resultado também aumenta a liderança da Hexis AMR na liderança no Campeonato de Team a 17 pontos sobre All-Inkl.com Münnich Motorsport.

Christian Hohenadel também se torna o primeiro Campeão Europeu FIA GT3 a ganhar uma corrida de FIA GT1 World Championship. O campeão de 2008 da FIA GT3, James Ruffier ganhou uma corrida no FIA GT, ao volante de um Corvette classe GT1 em 2009, mas Hohenadel GT3 é o primeiro campeão a vencer uma corrida do Campeonato Mundial de GT1.

A próxima corrida é em Silverstone, em junho 3-5 quando os pilotos do Campeonato Mundial de FIA GT1 irão competir no mundialmente famoso Royal Automobile Club Tourist Trophy (Silverstone). O campeonato também será o primeiro a usar os pits do novo complexo em Silverstone, que será apresentado oficialmente em 17 de maio.

Resultado da prova

1 4 GT1 Christian Hohenadel / Andrea Piccini
Aston Martin DB9 1:00:27.349 42

2 37 GT1 Dominik Schwager / Nicky Pastorelli
Lamborghini Murcielago 670 R-S 1:00:29.872 42 2.523

3 8 GT1 Stefan Mücke / Darren Turner
Aston Martin DB9 1:00:31.567 42 4.218

4 20 GT1 Warren Hughes / Enrique Bernoldi
Nissan GT-R 1:00:50.210 42 22.861

5 21 GT1 David Brabham / Jamie Campbell-Walter
Nissan GT-R 1:00:50.896 42 23.547

6 11 GT1 Mike Hezemans / Nicky Catsburg
Corvette Z06 1:00:51.216 42 23.867

7 22 GT1 Richard Westbrook / Peter Dumbreck
Nissan GT-R 1:00:51.636 42 24.287

8 40 GT1 Bas Leinders / Marc Hennerici
Ford GT Matech 1:00:52.621 42 25.272

9 23 GT1 Lucas Luhr / Michael Krumm
Nissan GT-R 1:00:53.826 42 26.477

10 10 GT1 Yann Clairay / Antoine Leclerc
Ford GT Matech 1:00:56.768 42 29.419

11 3 GT1 Stef Dusseldorp / Clivio Piccione
Aston Martin DB9 1:01:22.903 42 55.554

12 38 GT1 Markus Winkelhock / Marc Basseng
Lamborghini Murcielago 670 R-S 28:52.914 19 31:34.435

13 41 GT1 Maxime Martin / Frederic Makowiecki
Ford GT Matech 16:46.608 9 43:40.741

14 9 GT1 Vanina Ickx / Christoffer Nygaard
Ford GT Matech 5:03.810 2 55:23.539

Nenhum comentário: