quarta-feira, 18 de maio de 2011

24h de Le Mans - ACO faz pré-ajustes de performance


por Sérgio Carvalho

O que era já esperado durante o Test-Day acabou ocorrendo depois do 1000km de Spa, principalmente depois do amplo domínio das fabricas movidas à diesel durante a segunda etapa do ILMC.

Para deixar os modelos LMP1 dentro do que a ACO considera aceitável dentro da sua própria regra para os modelos da classe máxima será feito uma equivalência para deixar todo mundo dentro da casa de 2% por volta, assim os chamados big-boys movidos à diesel devem ter um restritor de menor fluxo de combustível para as 24h de Le Mans.



Os balanços ocorreram nas três categorias da base, porém as mais significativas ficarão com a classe rainha.


Os protótipos não-diesel devem ter um restritor de fluxo de combustível maior do que o atual, o que irá ajudar e muito na hora do reabastecimento durante os pit-stops. A maioria dos protótipos, incluindo o Lola-Toyota, Pescarolo-Judd, Pescarolo-Judd Oak, Zytek e Lola-Aston Martin recebeu restritores de ar maiores também.

Além disso, as equipes poderão escolher entre uma quebra de 10kg ou o restritor de ar maior, entretanto, uma vez feito a escolha não poderão retroceder nesta.

Se por um lado os diesel receberam um restritor menor, o team Oreca Matmut com seu Pug 908 Hdi Fap de 2010, que venceu a etapa de abertura da ILMC nas 12h de Sebring deste ano, recebeu uma quebra de peso de 15kg.

Nos LMP2, somente o protótipo baseado no motor BMW-Judd V8 recebeu um restritor maior, Seguindo o aumento dos restritores dos motores HDP Bi-turbo V6. Além disso, os restritores da célula de combustível da classe foram aumentados.

E na categoria GTE (Pro e Am) houve uma quebra de peso de 50kg e 1,4mm de aumento de restritor de combustível para o novo Lotus Evora GTE, enquanto o Aston Martin Vantage poderá andar com 10mm menor no gurney. Já o Ford GT da Robertson Racing, também foi dado uma aumento de restritor dos atuais 28,1mm para 29,3mm, o mesmo que a equipe utiliza na ALMS.

Essa é uma boa notícia para o time baseado em Geórgia (EUA), e seu carro sister passou a ser o primeiro reserva imediato, já que com a desistência do protótipo da HighCroft e preenchida pelo Lola-Aston Coupé da Kronos Racing não há mais protótipos na reserva e somente poderão preencher vagas agora com os modelos GTs.

O próximo forfait esperado é da marca Aston Martin Racing, haja vista a dificuldade encontrada com o motor 6L turbo do seu novo modelo LMP1 (AMR-One).

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