A ansiedade é justificável diante do momento mais especial dos cinco anos de história do Itaipava GT Brasil. A categoria dos carros dos sonhos, que reúne no grid de largada alguns dos modelos mais desejados do mundo, preparados para corridas, terá a oportunidade de integrar a programação da etapa brasileira da Fórmula Indy, a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestle.
Estão previstas duas corridas do Itaipava GT Brasil durante o fim de semana, a primeira no sábado (30) às 16h30 e a outra no domingo (1) às 10h45, enriquecendo o espetáculo para o público que deve lotar as arquibancadas do circuito, que utiliza parte da Marginal Tietê, para formar a reta oposta com 1,5 km de extensão, e ruas do entorno do Anhembi.
"Sem dúvida, essa reta é o que mais chama a atenção nesta pista, porque o nosso carro, por exemplo, deve passar dos 270 km/h", afirma Claudio Ricci, campeão do Itaipava GT Brasil em 2009 em parceria com Rafael Derani, que pilota um modelo Ferrari F430. É uma previsão bastante confiável de acordo com velocidades já medidas na primeira etapa em Interlagos.
A maior reta do calendário exigirá também muito dos freios, na redução para a última curva do traçado, um "cotovelo" que dá acesso à reta de chegada, no Sambódromo. Essas serão as primeiras corridas de rua da história do Itaipava GT Brasil. E os pilotos precisarão se adaptar rapidamente, já que haverá apenas dois treinos livres, ambos no sábado.
"É um traçado novo para todo mundo na categoria. Há certa vantagem para quem já correu em circuitos de rua, mas vai ser muito aquela coisa de ‘pegar a mão da pista’, isso será decisivo em função do pouco tempo de treino", destaca Pedro Queirolo, piloto do Corvette Z06R, modelo campeão europeu de GT3.
A opinião é compartilhada pelo líder do campeonato, Rodrigo Sperafico, parceiro de pilotagem de Claudio Dahruj em outro Corvette Z06R. "Pistas assim têm características muito específicas, o que pode dar alguma vantagem para quem já correu na rua", alerta Rodrigo Sperafico, que chegou a ter a experiência de andar em Mônaco na categoria de base da Fórmula 1.
Ele e Claudio Dahruj têm como missão defender a liderança do campeonato em São Paulo. Eles estão dois pontos à frente dos atuais campeões da Itaipava GT3, Valdeno Brito e Matheus Stumpf, que correm de Ford GT. Xandy Negrão e Xandinho Negrão, pilotos do Audi R8, aparecem em terceiro, seguidos por Cleber Faria, de Lamborghini Gallardo LP560.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA A ITAIPAVA SÃO PAULO INDY 300 NESTLE
Sábado (30)
07h15 - 08h15 1º TREINO LIVRE, ITAIPAVA GT BRASIL
08h30 - 09h45 1º Treino Livre, Itaipava São Paulo Indy 300 Nestle
10h05 - 10h35 2º TREINO LIVRE, ITAIPAVA GT BRASIL
12h00 - 13h00 2º Treino Livre, Itaipava São Paulo Indy 300 Nestle
13h15 - 13h45 TREINO CLASSIFICATÓRIO, ITAIPAVA GT BRASIL
15h00 - 16h15 Treino Classificatório, Itaipava São Paulo Indy 300 Nestle
16h30 - 17h40 1ª CORRIDA, ITAIPAVA GT BRASIL
Domingo (1)
07h45 - 08h15 TREINO CLASSIFICATÓRIO, ITAIPAVA GT BRASIL
08h30 - 09h00 Warm Up, Itaipava São Paulo Indy 300 Nestle
10h45 - 11h55 2ª CORRIDA, ITAIPAVA GT BRASIL
13h00 - 16h00 Corrida, Itaipava São Paulo Indy 300 Nestle (Largada: 13h20)
CLASSIFICAÇÃO DA ITAIPAVA GT3 (APOS 2 de 20 CORRIDAS)
1 Claudio Dahruj/Rodrigo Sperafico (Corvette Z06), 32 pontos
2 Matheus Stumpf/Valdeno Brito (Ford GT), 30
3 Xandy Negrão/Xandinho Negrão (Audi R8), 23
4 Cleber Faria (Lamborghini Gallardo LP560), 22
5 Marcelo Hahn/Allam Khodair (Lamborghini Gallardo LP600), 21
6 Paulo Bonifácio/Juliano Moro (Ford GT), 20
7 Vanue Faria/Renan Guerra (Lamborghini Gallardo LP560), 14
8 Rafael Derani/Claudio Ricci (Ferrari F430), 13
9 Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F458), 9
10 Bruno Garfinkel (Lamborghini Gallardo LP560), 8
11 Walter Derani/Antonio Pizzonia (Ferrari F430), 7
12 Fernando Gomes Croce/Fernando Croce (Viper), 3
Assessoria de Imprensa – Itaipava GT Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário