domingo, 24 de abril de 2011

24h de Le Mans - Test Day - Resultado


por Sérgio Carvalho

Hoje 24/04/2011 aconteceu o Test Day em La Sarthe com 55 carros no grid, além de alguns FLMS. Foi um retorno excelente, pois não tínhamos este acontecimento faziam dois anos por conta de custo elevados e dias livres nos calendários dos teams.
Como sempre, os carros mais assediados foram os Audis com seu novo R-18 modelo Coupé e os leões franceses Pugs 908, Aston Martin AMR-One, sem contar com o retorno da Lótus, porém em versão GT2 com seu modelo Évora e os motores das fábricas da Toyota e Nissan. Enfim, um Test Day prá lá de emocionante para os afortunados que conseguiram ir até La Sarthe assistir o desfile deste bólidos.

Durante o transcorrer do treino, sim era treino, os R-18 simplesmente dominaram as primeiras filas do grid, virando tempos abaixo de 3:27 alto com o trio de ouro da Audi virando 3:27.687 no Audi #3, seguido pelos atuais campeões de La Sarthe no Audi #1 com 3:27.815, somente então apareceu o primeiro Pug do grid com Sarrazin/Davidson/Montagny no 908 #8 com 3:27.876.

O melhor não-diesel do grid ficou com o team Pescarolo #16 com 3:36.583 para efeitos de comparação o pior diesel foi o 908 #10 da Oreca com 3:37.317.

Em dado momento dos treinos, os R-18 tomaram conta da ponta fazendo o famoso 1-2-3 com os melhores tempos.

Os leitores do blog Burnout Racing devem estar se perguntando onde estava o Aston Martin AMR-One LMP1 da marca?

Bom eles devem estar tentando sair do atoleiro em que estão metidos, pois sempre reclamaram na ACO das regras e seu protótipo sequer andou decentemente no treino de hoje, pela manhã o modelo #009 abriu o bico com seu motor e sequer foi para o traçado e pela tarde foi a vez do seu sister #007 abrir o bico e foi fim de teste para a Aston Martin, pois não levaram motores reservas para La Sarthe. Para piorar a vida da AMR, os leitores devem lembrar que nas 6h de Le Castellet foram péssimos andando atrás de muito LMP2, pois andaram com pouco força nos propulsores da Prodrive com medo de uma possível quebra deste motor que veio ocorrer no Test Day.

Eles devem pintar nos 1000km de Spa pela LMIC pois caso contrário pagam multa e será o último teste antes das 24h deste ano, se não pintar um forfoit de um dos carros da fábrica, ao contrário de seu modelos Lola-Coupé que andaram relativamente bem nos treinos.

A Nissan dominou a classe LMP2; Signatech liderou com 3:42.992, com os protótipos Team Oreca Matmut (3:43.055) e Greaves Motorsport (3:45.520) também equipados pela Nissan completaram o top-3. O primeiro carro não-Nissan foi o Lola Judd da Pecom Racing, 4s5 mais lento que o ritmo dos Nissan. A Honda foi ainda pior, com o Lola Coupé da Level 5 Motorsports a seis segundos dos líderes e atrás veio o RML de Erdos com 3:48.174 mesmo com a abertura de 0,5cm na restrição do motor não foi suficiente.

Na GTE Pro, as F458 Italia deram show a parte, fizeram 1-2-4 ficando a M3 de Farfus no sandwich, quem liderou foi a Ferrari 458 da Hankook Team Farbacher como a única que veio abaixo da casa dos 4min, virando 3:59.966, depois apareceu a AF Corse (4:00.570), BMW (4:01.631), Luxury com suporte da Risi e por fim o primeiro Porsche do grid da Imsa, em uma estreia impressionante pela Le Mans com os carros do cavalinho rompante.

A GTE Am foi dominada pela Labre Competition, com seu Corvette conseguindo a primeira posição virando 4:04.222 e depois o seu Porsche com bandeira da Larbre com 4:05.285 vindo logo atrás e depois em terceiro veio a F430 da JMB com 4:05.760.

Na continuação da má exibição britânica, os Lotus da Jetalliance lutaram contra problemas mecânicos pela maior parte da manhã. Eles finalmente conseguiram completar o dia atrás de qualquer outro carro que girou pelo circuito à tarde, com exceção do Ford GT #68 da Robertson Racing, que encerrou o dia prematuramente após abandonar a sessão na região da Curva Dunlop com a Ponte Dunlop.

Le Mans – Testes em La Sarthe (24/04) – Resultados (três primeiros):

LMP1:
1. Kirstensen/Capello/McNish – Audi Sport Team Joest Audi R18 TDI – 3:27.687
2. Rockenfeller/Dumas/Bernhard – Audi Sport Team Joest Audi R18 TDI – 3:27.815
3. Sarrazin/Davidson/Montagny – Team Peugeot Total Peugeot 908- 3:27.876
4. Fassler/Lotterer/Treyuler – Audi Sport Team Joest Audi R18 TDI – 3:27.878
5. Wurz/Bourdais/Vernay/Davidson – Team Peugeot Total 908 – 3:28.304

LMP2:
1. Ayari/Ordonez/Mailleux – Signatech Nissan Oreca 03 Nissan- 3:42.992
2. Premat/Halladay/Krainhamer – Team ORECA Matmut Oreca 03 Nissan – 3:43.055
3. Ojjeh/Chalandon/Kimber-Smith/Brundle – Greaves Motorsport Zytek Nissan- 3:43.601

GTE-Pro:
1. Simonsen/Farnbacher/Keen – Hankook Team Farnbacher Ferrari F458 Italia – 3:59.966
2. Bruni/Vilander/Fisichella – AF Corse Ferrari F458 Italia – 4:00.570
3. Farfus/J. Muller/Werner – BMW Motorsport BMW M3 GT – 4:01.631

GTE-Am:
1. Gavin/Magnussen/Beretta/Milner – Larbre Competition Corvette C6.R – 4:04.222
2. C. BOURRET (R) / P. GIBON (R) / J. BELLOC(R) Larbre Competition Porsche 911 RSR (997) – 4:05.285
3. M. RODRIGUES / J. MENAHEM (R) / N. - JMB - 4:05.760

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