quarta-feira, 2 de março de 2011

Arrancada: onde estão as pistas de arrancada? Como fazer um campeonato sem pista?


por Anderson Puiatti

Acabei de ler no blog do Rodrigo Mattar o A Mil Por Hora que o Autodromo de Brasilia pode estar por um fio. A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou um projeto de lei que autoriza a reversão de posse da área onde se construiu o Autódromo Nelson Piquet da GDF para a Terracap. Esta empresa tem autorizção para a construção de um complexo esportivo previsto para o local, conforme recomendação da FIFA.

Vamos analisar.

Olhem o calendário da Arrancada. Velopark, Brasilia, Curitiba e São Paulo. O único ai assegurado é o Velopark, os outros estão tudo "pendurados" por alguma pendência ou por obras.

Conversando com algumas pessoas e lendo muito daqui dali tenho esta visão:

O Autodromo de São Paulo o SPID esta fechado por problemas com a justiça. Esta embargado devido a problemas com uma área e não possuo mais informações, pois não recebi resposta do e-mail encaminhado faz horas sobre a realização da prova.



 Curitiba também estava com reformas. Apesar de ja ter acontecido provas lá a arrancada a prova é incerta, motivos, que também não sei, pois a pista foi seriamente criticada depois do acidente no festival. E agora a pista de Brasilia esta sob ameaça de não existir mais. Talvez para este ano faça uma prova lá, mas e os outros anos? E outra é asfalto puro a reta.
As obras no autodromo de curitiba quando estavam sendo executadas
Saldo: Onde vamos fazer um campeonato de arrancada 402 metros?

Duas pistas que são dos padrões de regulamentação exigidos para o esporte. O Velopark, que esta em pleno vapor, mas para virar autodromo. A arrancada esta em baixa, nem campeonato interno tem mais , fora os open days, arrancada fica so nas duas provas destinadas ao calendario. O SPID só Deus e os juízes sabem quando os pilotos vão poder andar naquele que promete ser outro complexo dedicado para a categoria.

Dois autodromos, o AIC que esta nesse processo e a prova ainda não confirmada e Brasilia que passa por este pequeno fato de virar um complexo esportivo e ai  podem contar que adeus se confirmar mesmo a noticia o. Lembre o autodromo do Rio de Janeiro.

Então pergunto onde vamos fazer arrancada no Brasil dessa forma? Onde os dois complexos que poderiam abrigar regularmente a categoria não podem funcionar ou esta bem descontente com o esporte? Vai virar somente 201 metros que temos muitas pistas brotando ai? E a essência do esporte de anos de tradição e pistas que poderiam surgir.

Estou colocando a situação das pistas do Brasileiro, e não falando de outras pistas que existem e estão sendo feitas. E será que transferir para estas pistas seria viavel? Custos novamente entramos que ja deu o que falar na outra postagem.

Vamos aguardar cenas do próximo capitulo. Quem tiver mais informações e quiser compartilhar, e se os encarregados das pistas se pronunciarem estaremos a disposição.

PS: Alguem notou que mudou a data do inicio do Brasileiro 402metros sem ninguém saber o motivo?

Fotos: site do Autodromo Internacional de Curitiba
          SPID      

2 comentários:

MetalGarage Racecars disse...

Cara, por favor, não entenda mal o que vou escrever, mas seria de mais fácil entendimento se você usasse mais a vírgula quando escreve... as idéias são boas e o assunto é relevante, mas fica complicado de ler como se você estivesse ofegante... se você escreve "no calor do momento", sugiro salvar a postagem e relê-la no outro dia, com mais calma, pra ter certeza de que você se fará entender...

Seu blog é bom e você é bem dedicado amigo, mas seria legal dar um pouco de atenção a esses "detalhezinhos"...

Esses são só meus "2 cents"....

Um abraço...

Maicon Rodrigo
MetalGarage Racecars
metal.garage@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde, caros amigos recebi uma noticia muito boa de que mais um autódromo 402 metros com pista seguindo o regulamento internacional vai surgir, ja tive acesso ao projeto, coisa de cinema.
Os investimentos chegam perto de 3 milhoes de reais só na pista. Esperem e verao um autódromo que vai nascer exclusivamente para a arrancada. Vai se localizar em Teresina- Piauí. abraços