quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

PEUGEOT SPORT APRESENTA PROGRAMA DE ENDURANCE PARA 2011 e o novo 908




por HUGO RIBEIRO http://www.lemansportugal.com/

A Peugeot Sport apresentou hoje o seu programa desportivo para 2011 com grande destaque para o programa de endurance onde Perdo Lamy, como já havíamos adiantado desde o final da temporada de 2010, a ser uma vez mais confirmado como piloto oficial da marca francesa. Mesmo com as 24 Horas de Le Mans a fazerem agora parte de um campeonato, a mítica prova francesa continua a ser o grande objectivo da época, mas agora com 7 provas em 3 continentes, o Intercontinental Le Mans Cup (ILMC) é um aliciante extra.

OBJECTIVOS 2011
A energia de toda a Peugeot Sport está concentrada maioritariamente no seu programa oficial de endurance. Após uma forte temporada de 2010, na qual a Peugeot reclamou para si o título na edição inaugural da Intercontinental Le Mans Cup (ILMC), o objectivo agora passa por defender o troféu, com o ponto alto da temporada venha a ser uma vez mais as 24 Horas de Le Mans (11 e 12 de Junho). O calendário deste ano da ILMC integra 7

eventos, incluindo Le Mans, que pontuará a dobrar. A visita deste ano a La Sarthe é assim esperada com grande ansiedade dado que será a primeira após as recentes alterações regulamentares que deram origem a uma nova geração de protótipos.
Do 90X ao 908
O 908 HDi FAP ajudou a Peugeot a construir um invejável recorde de sucessos de classe mundial, incluindo o título LMS de 2007, a vitória nas 24 Horas de Le Mans de 2009 e o título ILMC em 2010. "Escolhemos 908 como designação para o novo carro de forma a continuarmos na onda de sucessos ao qual se encontra associada," afirma o Director de Marketing e Comunicação da Peugeot, Xavier Peugeot.

O 90x irá adoptar a mesma designação do anterior protótipo da Peugeot

"Simultaneamente, este carro enquadra-se na perfeição com o lema da marca. Espelha a modernidade imprimida no 408, que está em processo de lançamento na América Latina, do 508, que já começou a chegar aos nosso vendedores, e do novo 308, sobre o qual iremos falar em pormenor nos próximos dias. também dá eco à modernidade expressa pelo nosso primeiro híbrido diesel, o 308 HYbrid4. Na Peugeot, sempre procuramos associar o nosso empenho no automobilismo ao mundo real e aos nossos modelos comerciais. A designação 908, consequentemente, sobressaiu como a escolha óbvia."
Seguindo as pisadas do 905 e do 908 HDi FAP, o 908 é o terceiro protótipo a ser desenvolvido pela Peugeot Sport para as provas de endurance e, como os seus antepassados, a sua missão passa por estender o palmarés de vitórias da Peugeot em Le Mans, onde já conta com 3 vitórias - em 1992, 1993 e 2009. O 908 obedece aos últimos regulamentos técnicos e tem como característica de destaque a chamada "barbatana de tubarão" sobre a cobertura do motor. Trata-se de um protótipo de cockpit fechado, com quatro rodas de iguais dimensões e equipado com um motor diesel de 3.7l V6 HDi FAP capaz de debitar cerca de 550cv. Tal significa que a Peugeot Sport irá competir pel0 5º ano consecutivo com um motor diesel equipado com um filtro de partículas (FAP/Filtre à Particules). Desde 1998, mas de 7 milhões de motores HDi foram vendidos a nível mundial, dando reputação à Peugeot como um dos líderes no campo dos motores diesel limpos.
O 908 está equipado com a mesma tecnologia que a Peugeot coloca nos seus carros de estrada, dada a estreita colaboração entre os engenheiros e especialistas da Peugeot S.A. e a Peugeot Sport de forma a garantir que especialidades como a eficiência energética, respeito pelo ambiente e elevada performance sejam partilhadas pelos carros de estrada e pelos carros de competição.

AS SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Imediatamente após as 24 Horas de Le Mans de 2009, os engenheiros da Peugeot Sport começaram a desenhar no papel um novo carro de acordo com os então futuros regulamentos, retirando proveito das lições aprendidas com o 908 HDi FAP: "Os regulamentos evoluíram imenso mas nós não começamos do zero," nota Bruno Famin, Director Técnico da Peugeot Sport. "A experiência que adquirimos nos últimos 4 anos ajudou-nos a orientar os nossos processos de decisão técnica, mas no final o único componente que se manteve foi o limpa pára-brisas! Uma das principais dificuldades que encontramos foi desenhar um carro completamente novo enquanto ainda competíamos com o anterior. Precisamos também de estabelecer objectivos com vista a obter o melhor conjunto em termos de performance do motor, aerodinâmica e distribuição de peso, mas apenas iremos ver o quão bem sucedidos fomos quando começarmos a competir com o carro..."

Protótipo fechado: "Sabíamos de anteriores testes que havia diferenças pouco significativas entre os protótipos abertos e os fechados em termos de performance aerodinâmica. Ao mesmo tempo, apesar das dificuldades criadas a trabalhar nestes durante as corridas, os protótipos fechados sempre providenciaram segurança adicional para os pilotos. Assim sendo, decidimos manter a mesma solução."
Motor: "Também retiramos o máximo de experiência com o V12. Decidimos por fim optar por um diesel turbo-comprimido V8, cujas características são muito similares às do V12. O ângulo do 'vê' é de 90º (comparado com os 100º do V12) por razões de equilíbrio. A capacidade cúbica é de 3.7 litros e o novo V8 HDi FAP tem um pico de potência de 550cv. Este rodou pela primeira vez no dinamómetro no passado dia 25 de Janeiro."

Quatro rodas idênticas: "Os LMP de hoje têm alguns problemas na frente no que toca a performance. O passo lógico para resolver esta questão passava por aumentar o área de contacto entre os pneus e a pista, o que implica rodas da frente de maiores dimensões, dentro dos limites impostos pelos regulamentos. Este aspecto de desenvolvimento do carro foi levado a cabo em estreita colaboração com o nosso parceiro, a Michelin"
Aerodinâmica: "Dada a enorme redução de potência dos motores nos regulamentos de 2011 (uma redução na ordem dos 150cv), tivemos de olhar com outros olhos para a relação entre aerodinâmica, arrasto e 'downforce', com este último ponto a ser significativamente reduzido de forma a manter uma velocidade máxima razoável."

O CAMPEONATO
A Intercontinental Le Mans Cup expandiu-se de 3 para 7 provas esta temporada, incluindo duas provas nos EUA (Sebring e Petit Le Mans), três na Europa (Spa-Francorchamps, Imola e Silverstone) e uma na China, para além do grande evento que são as 24 Horas de Le Mans. "Claramente que nós queremos defender o Título ILMC," sublinha Olivier Quesnel, Director da Peugeot Sport. "Ganhamos todas as três corridas do campeonato em 2010, mas há uma prova para a qual estamos especialmente apontados, e essa é as 24 Horas de Le Mans."
"Esta lendária prova está agora incorporada no campeonato, algo que consideramos necessário — indispensável mesmo! Incluir Le Mans será muito benéfico para o campeonato e irá dar ainda maior destaque à 'endurance', pois trata-se de uma disciplina que permite a construtores automóveis com a Peugeot mostrarem a sua tecnologia em condições extremas. Consequentemente, submetemos o pedido de inscrição de dois carros para todas as provas excepto Spa-Francorchamps, onde estarão presentes três, o que servirá de ensaio geral para as 24 Horas de Le Mans"

OS PILOTOS
Esta temporada existirá um calendário mais equilibrado, uma alteração nos regulamentos técnicos e a chegada de um novo carro, mas as pessoas que constituem a equipa mantêm-se as mesmas. "Durante a reunião pós-Le Mans 2010, na nossa base em Vélizy, disse a todos os pilotos que tinham toda a nossa confiança para 2011," conclui Olivier Quesnel. "São verdadeiros profissionais, cada um deles. Temos 9 pilotos de nível mundial que estão entre os melhores dos melhores na disciplina. Temos tudo a ganhar em manter o mesmo alinhamento."

Alinhamento para as 24 Horas de Le Mans:
Peugeot 908 #7: Alexander Wurz / Anthony Davidson / Marc Gené
Peugeot 908 #8: Franck Montagny / Nicolas Minassian / Stéphane Sarrazin
Peugeot 908 #9: Sébastien Bourdais / Pedro Lamy / Simon Pagenaud

IMAGEM: © Peugeot Sport
Fonte: Comunicado de Imprensa da Peugeot Sport

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