sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Nascar Truck Series: Miguel Paludo inicia em Daytona sua primeira temporada completa

A temporada da Nascar começa neste final de semana em Daytona, justamente um dos palcos marcantes na história de fundação da principal categoria do automobilismo norte-americano. Para o Brasil, a maior novidade de 2011 é a presença de dois pilotos na temporada completa de uma das três divisões nacionais, a Truck Series: Miguel Paludo e Nelsinho Piquet.


Paludo começou sua trajetória nos EUA no ano passado, ao disputar a temporada completa da Nascar East, uma das principais divisões regionais, e também fazendo quatro provas na Truck Series. De cara, o gaúcho conquistou dois top-10, sendo um deles a nona colocação em sua estreia, no difícil circuito oval de Bristol.

"Quando andei pela primeira vez em Daytona, senti uma emoção especial. Foi como a realização de um sonho, estar em um circuito onde vi tantas corridas e saber que agora farei a temporada completa da Nascar Truck Series", diz Paludo, que compete pela experiente equipe Red Horse Racing.

A rápida adaptação do gaúcho, que, antes de migrar a carreira para os EUA foi bicampeão da Porsche Cup brasileira e também venceu corridas na GT3, chamou atenção do time desde o primeiro contato, ainda no ano passado. Agora, nos treinos de ontem e hoje, Miguel mostrou que será um dos candidatos pelo título de "melhor estreante do ano": foi o sétimo colocado entre as 46 picapes que treinaram hoje em Daytona.

"Quero ser o melhor rookie, mas sei que a concorrência será bem acirrada. E lógico que sonho com uma vitória na Nascar, mas penso que no primeiro momento meu real objetivo é conquistar mais top-5 e top-10", afirma Paludo.

No início dos treinos, o brasileiro começou com um bom acerto de sua picape Toyota Tundra. "Andando sozinho, senti que o carro estava bem, mas, com outro carro na minha frente, não conseguia um bom ritmo para seguir junto no vácuo. Logo paramos para corrigir isso e o time foi muito eficiente, porque logo depois já ficamos mais competitivos", completou Paludo.

No circuito de duas milhas e meia, o gaúcho fez sua melhor volta em 192,033 milhas por hora (média de 307 km/h), o que lhe rendeu a sétima colocação no treino de ontem, atrasado em algumas horas por conta da chuva. Todd Bodine foi o mais rápido, com 193,175 mph.

Com as velocidades rompendo os 300 km/h, a organização da Nascar aumentou a restrição nos motores dos Trucks, diminuindo a velocidade nas sessões disputadas hoje. Nesta quinta-feira, Miguel voltou a ficar na sétima colocação, registrando a marca de 188,901 mph, contra 191,026 do mais rápido do dia, Cole Whitt.

"A velocidade em Daytona está realmente impressionante: simulei um pit em bandeira verde e vi o quanto entramos rápido no box", comentou Paludo.

A classificação para o grid de largada será na noite de hoje, em Daytona. A primeira etapa terá largada amanhã, às 22h30, com transmissão ao vivo do Speed Channel.

Nenhum comentário: