Com uma pilotagem perfeita, Ricardo Zonta venceu neste sábado a quinta etapa do FIA GT, que aconteceu no tradicional circuito belga de Spa-Francorchamps. O paranaense comemorou com chave de ouro a nova parceria com o alemão Frank Kechele na equipe Reiter e a volta ao lugar mais alto do pódio na categoria, onde já foi campeão em 1998.
Largando em segundo, Zonta tomou a ponta logo de cara na primeira curva, sustentando a primeira posição por algumas voltas, enquanto os pneus resistiram. Na janela programada de pit stops, o ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault entregou o Lamborghini Murcielago 670 R-S em segundo para Kechele, que assumiu a liderança logo depois e recebeu a bandeirada na frente, em um resultado muito comemorado pela comunidade do FIA GT.
"Esta é a primeira vitória da Reiter em 11 anos e a primeira da Lamborghini na temporada", disse Zonta, que ganhou até beijo do chefe da equipe após a bandeirada, "Pulei para a ponta na largada e tive de ser muito agressivo no começo, pois o Corvette que saiu na pole tinha pneus novos. Com isso, os pneus desgastaram rápido e não consegui segurar a posição. Mas o Frank voltou em segundo, depois do safety car, o carro voltou a ser rápido e assumimos a liderança até o fim."
A segunda posição ficou com o Maserati dos alemães Altfrid Heger e Alex Muller, que largaram em 12°, com o pódio sendo completado pelo Ford GT de Thomas Mutsch e Richard Westbrook. O outro brasileiro na competição, Enrique Bernoldi, "bateu na trave" ao ser o quarto colocado com o parceiro português Miguel Ramos em outro Maserati.
Agora, o FIA GT tira um intervalo de quase um mês até a próxima etapa, marcada para o dia 29 de agosto em Nürburgring. Antes disso, Zonta lidera a equipe RZ Corinthians Motorsport, ao lado de Antonio Jorge Neto, na etapa urbana de Salvador da Copa Caixa Stock Car, que acontece no dia 15. A vitória de Zonta na corrida deste sábado em Spa pode ser vista na íntegra no site oficial do FIA GT .
Resultado final da etapa de Spa do FIA GT
1°. Zonta/Kechele (Lamborghini Murcielago 670 R-S), 25 voltas em 1h02min020s
2°. Heger/Müller (Maserati MC 12), a 3s253
3°. Westbrook/Müller (Ford GT Matech), a 6s675
4°. Bernoldi/Ramos (Maserati MC12), a 7s074
5°. Makowiecky/Accary (Aston Martin DB9), a 7s936
6°. Enge/Turner (Aston Martin DB9), a 8s274
7°. Bertolini/Bartels (Maserati MC12), a 9s741
8°. Longin/Verdonck (Maserati MC12), a 10s591
9°. Pastorelli/Schwager (Lamborghini Murcielago 670 R-S), a 10s784
10°. Hirschi/Piccione (Aston Martin DB9), a 13s921
Nenhum comentário:
Postar um comentário