quinta-feira, 29 de julho de 2010

WRC, Rally da Finlandia




Dupla brasileira estreia em mais um dos rallys mais tradicionais do WRC. Rally da Finlândia, com suas florestas, famoso por seus saltos gigantescos e os pilotos locais que dominam o evento.

Os brasileiros Paulo Nobre e Edu Paula (Link Investimentos) já estão na Finlândia para a disputa de sua quarta prova no Campeonato Mundial de Rali. A competição do próximo fim de semana é um dos pontos altos do calendário do torneio por se tratar de uma das provas mais tradicionais, o lendário Rally dos 1000 Lagos.

Disputado pela primeira vez em 1951, a competição passou a fazer parte do Campeonato Mundial de Rali em 1973 e se tornou um sucesso entre os pilotos e o público, já que mais de meio milhão de pessoas costumam acompanhar o rali na cidade de Jyväskylä. Na lista dos vencedores do Mil Lagos, os finlandeses aparecem em maior número, com os suecos formando a segunda força da prova. Com exceção dos pilotos dos dois países citados, apenas quatro pilotos venceram o rali. O espanhol Carlos Sainz em 1990, o estoniano Markko Märtin em 2003 e os franceses Didier Auriol (1992) e Sebastien Loeb (2008) chegaram ao 1º lugar na etapa finlandesa.

Competindo pela categoria P-WRC (carros de produção), Nobre e Paula defenderão a 7ª colocação que ocupam na classificação do campeonato, correndo com um Mitsubsihi Lancer Evo X. Com o nome oficial de Rally da Finlândia, a competição habita o sonho dos praticantes do rali mundo afora. E com a dupla brasileira não é diferente.

"Sempre ouvi falar do Rally dos 1000 Lagos, que talvez seja o mais tradicional da temporada. Estou emocionado de estarmos tendo a oportunidade de correr aqui! Estamos vibrando todo o possível agora, para na hora da prova a emoção não vir a atrapalhar! Estou muito curioso para chegar logo terça-feira e começarmos os levantamentos dos trechos especiais", disse Nobre, que quer manter a estratégia usada nas provas anteriores do Campeonato Mundial.

"O nível no WRC é muito alto e a maioria das duplas participantes já correram várias vezes as provas do calendário, o que faz uma super diferença! Aqui então, que é uma prova do "Grand Slam" do rali de velocidade, a participação dos competidores é maior ainda. Então não dá nem para imaginar entrar em briga franca com ninguém. Viemos aqui para reverenciar os deuses do rali, e desfrutar dessa oportunidade mágica que estamos tendo. Agora, estamos na área, derrubou é pênalti! Vamos na nossa toada, no nosso ritmo e se derem oportunidade levaremos mais alguns pontinhos para casa!", concluiu o piloto.

O navegador Edu Paula confirmou as afirmações de Nobre sobre a prova. "Para vocês terem uma ideia, eu e o Ulyssinho até beijamos o chão sagrado de Jyväskylä, ao descermos do avião! É um sonho para qualquer um do meio, assistir um rali da magnitude do 1000 Lagos, correr então...." falou Edu Paula visivelmente emocionado. Nesta etapa, a dupla brasileira terá a torcida de Ulysses Bertholdo, multicampeão do rali brasileiro, e de Blau Vallone, primeiro navegador de Nobre nas competições de rali.

A programação oficial do Rally da Finlândia terá início na quinta-feira (29) com a realização de um Super Prime noturno. Já o restante da prova será realizado em dois dias, sexta e sábado.

O Campeonato da P-WRC está assim:

1º Armindo Araújo/Miguel Ramalho, 58 pontos
2º Patrik Flodin/Giran Bergsten, 50
3º Toshi Arai/Daniel Barritt, 30
4º Gianluca Linari/Paolo Gregoriani, 26
5º Hayden Paddon/John Kennard, 25
6º Anders Grondal/Veronica Engan , 18
7º Paulo Nobre/Edu Paula, 18

Texto:RTF Comunicação

Fotos: Palmerinha Rally

Nenhum comentário: