terça-feira, 22 de junho de 2010

24 horas de Le Mans: FACTOS NA VITÓRIA RECORD DA AUDI NAS 24 HORAS DE LE MANS



Na corrida mais rápida da história das 24 Horas de Le Mans, a Audi obteve o seu nono triunfo. Eis alguns factos históricos chave do sucesso da marca dos quatro anéis.

IMAGEM: AB/lemansportugal.com
Com a sua nona vitória, a Audi igualou a Ferrari na lista de honra da clássica de endurance que se disputou pela primeira vez em 1923. Apenas a Porsche. com 16 vitórias (em 60 eventos) é mais bem sucedida. No total, 24 marcas diferentes encontram-se na lista de vencedores.
O recorde da Audi é impressionante: a marca conseguiu 9 vitórias em apenas 12 participações (um racio de vitórias de 75%). A Audi conseguiu ainda 23 em 36 possíveis lugar no pódio (64.9%).
Com 39 inscrições desde 1999, a Audi terminou por 31 vezes, nove das quais foram vitórias, cinco 2º lugares e nove 3º lugares.
Para a equipa de Reinhold Joest, esta é a sua 11ª vitória nas 24 Horas de Le Mans, e a 7ª com a Audi. Se os programas da Dauer Racing (1994) e Bentley (2003), nos quais a equipa participou, forem incluídos na conta, a Joest Racing tem como record 13 sucessos em Le Mans.
Em todas as 12 participações em Le Mans, a Audi obteve sempre um pódio.
Para a marca dos quatro anéis, este foi a 4ª tripa (1º-2º-3º) depois de o ter feito em 2000, 2002 e 2004. Pela primeira vez, um construtor automóvel conseguiu a tripa em Le Mans com carros motorizados a diesel.
Se tivermos em conta a participação da Bentley em 2003, com um motor TFSI desenvolvido pela Audi Sport, então a tecnologia Audi tem sido vitoriosa em 10 dos últimos 11 anos de 24 Horas de Le Mans. O Director da Audi Motorsport Dr. Wolfgang Ullrich foi responsável por todos estes 10 sucessos.
Pela 5ª vez consecutiva, um carro a diesel venceu as 24 Horas de Le Mans e quatro dessas vitórias foram creditadas à tecnologia TDi da Audi (2006-2008 e 2010).
Depois de vencer em 2001 com a TFSI e em 2006 com a TDi, a Audi venceu Le Mans pela terceira vez com uma nova tecnologia: foram usados em 2010 turbo-compressores com VTG (Variable Turbine Geometry).
Com uma velocidade média de de 225.228km/h, a 78ª edição das 24 Horas de Le Mans foi a mais rápida da história. Os restantes dois Audi R15 TDi também ultrapassaram a anterior marca de 1971 — 222.304km/h — ao fazerem uma media de 224.659km/h e 223.524km/h.
O Audi R15 TDi vitorioso, designado como carro #9, completou um total de 397 voltas, cobrindo uma distância de 5,410.713km, quebrando o anterior recorde fixado em 1971 pelo Dr. Helmut Marko e Gijs van Lennep ao volante do Porsche 917 com 5,335.313km. Nessa altura, o circuito não tinha chicanes.
Apesar da elevada media de velocidade, o carro vencedor consumiu apenas 43.43 litros de diesel por cada 100km — mais de 10% a menos do que a primeira vitória da Audi em Le Mans em 2000, quando a media foi apenas de 208.660km/h.
O vencedor completou toda a distância com apenas 11 jogos de pneus Michelin (incluindo um jogo adicional usado devido a um furo lento perto do final da corrida), o que significa uma media de 491.9km por cada jogo de pneus. Em 2009, os pneus tinham de ser mudados a cada 330km: mais um sinal claro da eficiência do 'R15 plus'.
No total, o Audi R15 vencedor parou por 33 vezes e o tempo total gasto foi pouco mais de 20 minutos. A substituição do espelho retrovisor direito — cerca de 20s — foi a única paragem não programada, assim como a substituição adicional de pneus resultante de um furo lento perto do final na prova.
O Audi R15 TDi vencedor — chassis R15-204 — foi líder em 133 das 397 voltas. A volta mais rápida de um dos Audi durante a corrida foi realizada por André Lotterer com 3:31.541 na volta 334, mas rápido do que a o melhor tempo de qualificação de uma Audi, obtido por Mike Rockenfeller com 3:21.981.
Com uma média de idades de 29 anos, Timo Bernhard (29), Romain Dumas (32) e Mike Rockenfeller (26) foram o trio mais jovem de sempre a vencer as 24 Horas de Le Mans pela Audi. Com 26 anos, Mike Rockenfeller foi o piloto Audi mais novo de sempre a vencer.
Tom Kristensen, na sua 14ª participação em Le Mans atingiu o seu 11º pódio — por oito vezes o 1º lugar (recorde em Le Mans) e por três vezes o 3º lugar.
Ao todo, 11 pilotos já venceram as 24 Horas de Le Mans pela Audi até agora: Seiji Ara (1), Timo Bernhard (1), Frank Biela (5), Dindo Capello (1), Romain Dumas (1), Tom Kristensen (6), JJ Lehto (1), Allan McNish (1), Emanuele Pirro (5), Mike Rockenfeller (1) and Marco Werner (3).
Timo Bernhard é o único piloto até agora a ter vencido as provas de 24 Horas de Le Mans, Daytona e Nürburgring, e um dos sete a ter posto o seu nome na lista de vencedores e, Le Mans, Daytona e Sebring. Mike Rockenfeller é o primeiro piloto desde Jan Lammers em 1998 a ter vencido as 24 Horas de Le Mans e Daytona no mesmo ano.
No total, esta é a 27ª vitória em Le Mans para uma marca Alemã, e a 51ª para um carro aberto.
Foi apenas a 3º vez na história que a corrida foi ganha por um motor V12.
Após Frank Biela (1999), Marco Werner (2002) e Christijan Albers (2009), Oliver Jarvis foi o 4º piloto Audi a ser considerado o "Rookie do ano" pelo tempo mais rápido em qualificação entre os rookies em Le Mans.
Para o parceiro de pneus da Audi, a Michelin, esta foi a sua 19ª vitória e a 13ª consecutiva desde 1998.
Pela 2ª vez consecutiva (apenas a 5ª no total desde 1923), o carro com o #9 venceu as 24 Horas de Le Mans.
Fonte: Comunicado de Imprensa da Audi Motorsport/ Tradução www.lemansportugal.com
IMAGEM: AB/lemansportugal.com

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