terça-feira, 8 de junho de 2010
24 HORAS DE LE MANS: AUDI PREPARA FUTURO COM PROJETO R18
Enquanto se prepara para voltar a disputar, com a grande rival Peugeot, a vitória em mais uma edição das 24 Horas de Le Mans, a Audi já prepara o futuro de acordo com os regulamentos que irão vigorar a partir de 2011.
R18 é o nome do projeto que se encontra já na nas pranchetas para suceder ao R15 com que a marca alemão se apresenta este ano em Le Mans, a que deverá corresponder um motor mais pequeno e ainda mais eficiente, como determinarão os novos regulamentos: "Redução de tamanho, recuperação de energia bem como mobilidade elétrica irão desempenhar um papel importante nas próximas edições das 24 Horas de Le Mans", afirmou em counicado de imprensa Wolfgang Ullrich, Diretor da Audi Motorsport Dr. Wolfgang Ullrich. "Não consigo imaginar melhor plataforma para a Audi que esta corrida tão especial."
Para a Audi, não há pois outra prova tão focada como as 24 Horas de Le Mans na eficiência, na sustentabilidade, na economia de combustível e na redução de emissões de CO2 associada bem como no desenvolvimento de conceitos de motorização inovadores, "exactamente as razões pelas quais a Audi está envolvida nas corridas de sport-protótipos", como explica Ullrich, acrescentando que a "Audi tem uma reputação de colocar na estrada automóveis de grande eficiência - graças a contribuição da sua experiência em Le Mans."
Não sendo para já revelados mais pormenores sobre o projeto "R18", é com três R15 TDI plus que a Audi irá procurar inverter o resultado do ano passado, resultado que Ulrich atribui "a acidentes que atrasaram a nossa preparação e nos fizeram chegar a Le Mans menos bem preparados." Mas este ano, afirma o Diretor da Audi, "estamos muito melhor preparados, e embora isso não altere o fato de termos de competir com rivais muito fortes, numa corrida de 24 Horas muita coisa pode acontecer. O nosso objetivo é, pois, bem claro: trazer o troféu de vencedores de vota a Ingolstadt e Neckarsulm.”
Desde Março, a Audi cumpriu mais de 40.000 Km de testes com o R15 plus que incluíram duas simulações de corrida de 30 horas cada, testes aerodinâmicos em túnel de vento e em diferentes circuitos e pistas de aviação e simulações de corrida em pistas artificialmente suja, de modo a testar os radiadores em condições de sujidade, bem como as duas provas do LMS disputadas em Paul Ricard e Spa.
Para Le Mans, Audi Sport Team Joest trouxe os chassis R15-202 (#7), R15-203 (#8) e R15-204 (#9), ao volante dos quais irão estar, respectivamente, Dindo Capello (IT), o recordista de vitórias em Le Mans Tom Kristensen (DK) e Allan McNish (SC); Marcel Fässler (CH), André Lotterer (DE) e Benoît Treluyer (FR); e os pilotos oficiais da Porsche Timo Bernhard (DE) e Romain Dumas (France) que terão a companhia do piloto da Audi no DTM Mike Rockenfeller (DE).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário