domingo, 4 de abril de 2010
Nascar Camping World East: Paludo atinge objetivo na estreia em South Boston
Missão cumprida. Foi desta forma que o piloto Miguel Paludo (NBC Bank) descreveu a sua estreia hoje, no circuito oval de South Boston, na divisão de acesso da Nascar, a Camping World East, batizada para esta temporada como "K&N Pro Series East" (na Stock Car norte-americana, a categoria muda de nome de acordo com o patrocinador principal).
Em todas as sessões de treinos, o brasileiro ficou entre os 15 primeiros - são 30 os inscritos para esta temporada na categoria. No treino classificatório, Paludo conquistou o 16º lugar no grid e partiu para as 150 voltas no circuito oval com o objetivo de completar a corrida. Além de atingir esta meta, o atual bicampeão da Porsche Cup brasileira chegou na 12ª colocação, na mesma volta do líder, resultado bastante comemorado pela sua equipe, a Germain Racing.
"Para mim, esta estreia na Nascar foi sensacional. Confesso que a prova trouxe mais dificuldades do que eu imaginava, porque os carros andam muito juntos, pára-choque com pára-choque o tempo todo, e as sequências de voltas exigem bastante concentração", explica Paludo, que chegou a guiar por mais de 60 voltas seguidas com bandeira verde na prova vencida pelo norte-americano Max Gresham.
Nesta primeira corrida internacional e também em um circuito oval, o piloto gaúcho pôde acumular diversas experiências. "Hoje, passei por muitas situações inéditas em minha carreira. Carros se tocando em disputas de posição são comuns na cultura do automobilismo norte-americano e isso exige uma adaptação um estrangeiro", diz Paludo, que, em uma destas disputas, passou literalmente por um "aperto".
"Cheguei a tocar o muro em uma ocasião, após uma disputa na qual eu vinha pela parte de fora (do traçado). É um susto para um novato, é claro, mas andar embutido, prensando às vezes o adversário, faz parte do universo de corridas da Nascar", afirmou o brasileiro.
Ao final da prova, os integrantes da Germain Racing fizeram questão de cumprimentar Miguel Paludo pela estreia na Nascar, alcançando o objetivo estabelecido - de terminar a corrida. "A equipe gostou desta primeira corrida, dizendo que, mesmo para um rookie (estreante), os outros pilotos também me respeitaram e consegui andar no mesmo ritmo dos ponteiros", diz Paludo, que no treino classificatório registrou a marca de 16s321, com a pole sendo estabelecida em 16s089.
"É impressionante: a melhora de um décimo representaria para mim um ganho de dez colocações. Por isso, sei que tenho que ter paciência neste começo, sabendo que, com mais experiência, posso achar este décimo de segundo tão precioso aqui nas corridas da Nascar", diz Paludo, que já tem como objetivo terminar no top-10 a sua segunda corrida nos Estados Unidos.
A K&N Pro Series East realiza sua próxima etapa no dia 23 de maio, no Iowa Speedway.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário