terça-feira, 20 de abril de 2010

Coluna: Bau de Poeiras

por Liszt R Brigido



Participando de uns campeonatos de Rally virtual (outra diversão que conto mais pra frente) acabei fazendo amizades e ontem veio uma história bacana que achei legal divulgar com vocês. São fatos reais com pessoas reais e que tentou dizer com palavras o que aconteceu em um dia de corrida. O texto é do Jaison Corrêa, comentando sobre uma etapa do Campeonato de Velocidade na Terra no Paraná, contanto sobre a Vitória do Piloto Alexandre Laska. É meio grande, mas emocionante e incentivador.

"Eu não esperava que aquele dia 18 de abril de 2010 seria um dia marcante para mim no automobilismo, e isso que nem participo de corridas, sou apenas um amante da velocidade, do cheiro de álcool (combustível) e do pó (das pistas de terra).

Que dia inesquecível, fui pra lá sem pretensão alguma, apenas assistir aos pegas e quem sabe rever algum amigo piloto. Até domingo de manhã, somente o piloto Ângelo Gomes (www.pontaracing.com.br) era conhecido e nem sabia a emoção que me esperava.

Como sou praticante de automobilismo virtual, acabei entrando em um fórum de rally online, onde já fiz mais alguns amigos (virtuais e reais). E acompanhando este fórum vejo quem um dos pilotos virtuais também era piloto real, e que corria na terra aqui no PR.
Quando os carros estavam entrando na pista para o warmup no domingo, eu vejo o carro deste piloto, e resolvi que depois iria me apresentar para conversarmos. Quando cheguei no carro e perguntei se era ele o piloto, ele fez uma cara de espanto como quem pergunta: Vem cá, te conheço?. Depois feitas as apresentações o papo não poderia ser outro: corridas, seja virtual ou real.

Aí perguntei sobre a corrida daquele domingo, ele fez uma cara de preocupação, pois o carro dele estava com problemas. Ele iria largar em 5º no geral e 2º na sua categoria (Novatos Carburado).

Passamos toda a manhã conversando, e depois chegou a sua família para prestigiar (como isso é importante em cada momento da nossa vida). Conheci seus pais, seu irmão e sua esposa.

Ele já estava na ansiedade pré-corrida, suor nas mãos e aquela vontade de tirar a água do joelho toda hora. E então nos direcionamos para os boxes.

Eu fui para a saída dos boxes, pois acho que um apoio nesse momento ajuda bastante. Cumprimentei o piloto, desejei boa sorte e fiquei por ali. Quando vou para o outro lado do carro, vejo que está pingando um líquido da parte traseira, já percebi que seria combustível, e nisso já chamo o mecânico para dar uma olhada, felizmente era o tanque que estava muito cheio e acabou vazando um pouco de combustível.

Carros alinhados e chega o momento da largada, meu amigo ganha uma posição e segue firme em 4º. Nessa hora que a inteligência fala mais alto que a ansiedade. Estava em 2º na geral o 1º da "Novatos Carburado", em 3º estava o 2º da "Novatos Injetado" e meu amigo em 4º. Com muita calma, o piloto espera o momento certo, que foi quando o 3º jogou por fora na reta para ultrapassar o segundo, que fica cuidando no retrovisor do lado esquerdo para cuidar se meu amigo também vinha no embalo. Quando ele menos percebe, meu amigo com muito arrojo joga o carro por dentro na reta, e quando o piloto da frente resolve olhar para o outro lado, não teve tempo de tomar alguma atitude para defender a posição.

Isto foi antes dos 5 minutos de corrida, e ainda tinha mais 25 pela frente. Nesse momento resolvo ir para perto dos pais, que estavam extasiados e apreensivos.
Na metade da corrida o 1º lugar teve que abandonar e meu amigo já estava em 2º na geral. Na negociação com retardatários, um pouco de azar quando foi atrapalhado por alguns pilotos, mas isso não fez com que fosse ameaçado.

E chega o momento da bandeirada, meu amigo cruza tranqüilo em 2º no geral e 1º na sua categoria. Festa da família. Fomos correndo para o parque fechado, todos os pilotos chegando, menos ele. Pensamos que o carro havia quebrado no meio da volta da vitória, quando olhamos para a torre de cronometragem, estava ele pulando em cima do capo do carro, com os braços para o alto, comemorando. Foi sua primeira vitória.

Quando ele chega ao parque fechado, com as mãos tremendo, suados e com uma expressão no rosto que é indescritível. Se para quem vê não tem palavras, imagina para quem está sentindo essa emoção. O abraço que ele recebeu do pai foi de arrepiar e cada vez que passa aquela visão na minha memória eu fico arrepiado.

Algum tempo depois, já nos boxes, com os ânimos um pouco acalmados (se é que isso era possível naquela hora), meu amigo cai num choro muito emocionado, confesso que me segurei, e mesmo sem conhecer ele parecia que eu era amigo de longa data.

Esse piloto que estou falando é Alexandre Laska, que já participou de provas de rally pelo Brasil. E desde que o conheci me tornei um grande admirador dessa pessoa, e vejo que quando fazemos as coisas por paixão nossa hora sempre chega. Falo isso, pois ele não tem orçamento folgado para correr e corre por ter combustível e poeira nas veias. E isso serve como um grande exemplo, não só para mim, mas como para todos que ainda correm atrás para tornar realidade os seus sonhos.

Alexandre, meu amigo, meus PARABÉNS por essa vitória (a primeira de muitas que ainda virão). Fico muito lisonjeado por estar junto com você neste momento tão importante em sua vida.

Um forte abraço.
Jaison Corrêa (www.racing4fun.com.br)"

Alexandre, eu e a equipe do Burnout Racing, damos os parabens pela vitória e desejamos sucesso as próximas que virão.

Nenhum comentário: