domingo, 7 de março de 2010
IRC: Kris Meeke vence o Rally Internacional de Curitiba pela segunda vez
Com a vitória no Brasil, o piloto britânico se recupera da quebra em Mônaco e entra na briga pelo bicampeonato do IRC
Repetindo a façanha do ano passado, Kris Meeke e seu navegador, Paul Nagle, venceram neste sábado o Rally Internacional de Curitiba, prova brasileira do Intercontinental Rally Challenge, o IRC, seguido por Guy Wilks e Juho Hanninen, que teve problemas no primeiro dia de provas. Com o resultado, Meeke se tornou o piloto com mais vitórias na história da categoria, criada em 2007, com cinco primeiro lugares.
Das 12 etapas disputas (eram 15, mas as fortes chuvas que castigaram a capital paranaense fizeram a organização cancelar duas especiais e o Super Prime), o piloto britânico venceu seis, mesmo número de vitórias do finlandês Hanninen, mas sagrou-se campeão por ter conseguido resultados no geral melhores do que os seus concorrentes.
"O resultado desta etapa esteve perto de ser perfeito para nós e ele só foi possível por causa da experiência que tínhamos aqui por ter disputado a prova do ano passado no Brasil. Além disso, meu navegador, o Paul, foi brilhante, não cometeu erros e isso foi fundamental para a nossa vitória. Sabemos que não foi um final de semana fácil, mas soubemos nos manter na liderança e administrar a vantagem que construímos no primeiro dia", disse Meeke.
Apesar disso, na classificação geral Hanninen permanece na liderança, com 14 pontos. A segunda posição é de Guy Wilks, com 11, e Kris Meeke, que não conseguiu terminar a primeira etapa do campeonato, em Monte Carlo, Mônaco, e Mikko Hirvonen estão em terceiro, com 10.
"De uma forma geral, eu até que fiquei satisfeito com o meu desempenho em Curitiba, pois com o resultado me mantive na liderança do campeonato. E isso só foi possível porque, após o primeiro dia ruim que tivemos, nos esforçamos ao máximo para conseguir os bons resultados deste sábado", comentou Hanninen.
Na perna deste sábado, Hanninen teve um dia perfeito. Venceu as cinco etapas, melhorou classificação no geral, mas já era tarde para reagir e alcançar Kris Meeke.
Guy Wilks comemorou o segundo lugar na etapa brasileira e lembrou que ele vale muito se levar em conta que ele estava meio enferrujado para andar em piso de cascalho.
"Eu não disputava um rali em piso de cascalho desde 2007, após uma prova na Finlândia, e por isso acho que conquistei um bom resultado, já que precisei me adaptar durante as especiais. E de uma forma geral, o que acabou fazendo a diferença de nós para o Meeke foi a experiência que ele tem em Curitiba, pois correu aqui ano passado. Dirigir bem conta muito, mas conhecer um trajeto e ter experiência em uma prova é muito importante."
Apesar do sucesso, o segundo dias de provas só não foi melhor porque foi prejudicado pela forte chuva que caiu na madrugada deste sábado em Curitiba. Por causa do temporal, as duas etapas que seriam disputadas em Rio Pesqueiro foram canceladas, já que o trajeto tinha pontos de alagamento. O Super Prime, que marcaria o encerramento da competição, também perdeu efeito para pontuação e tomada de tempo. Os pilotos passaram no circuito fechado apenas para dar um espetáculo para o público e demonstrar perícia.
Para Marcos Marcola, promotor do evento, o Rally Internacional de Curitiba, prova brasileira do Intercontinental Rally Challenge, foi um sucesso. "Eu considero novamente uma prova de sucesso e posso dizer que terminamos o evento só recebendo elogios. Quando você está por trás da organização, os dias são intensos, mas superamos as dificuldades e não deixamos isso transparecer para os pilotos, públicos e equipe. O resultado final muito bom e demos mais um passo rumo a um sucesso ainda maior e ao crescimento do rali no Brasil", afirmou Marcola.
O organizador ainda afirmou que mais novidades virão. "Tivemos dois anos do IRC em Curitiba, foi muito bom e estamos negociando para renovar. A decisão deve sair nos próximo mês."
Piloto Carro Tempo
1. Kris Meeke Peugeot 1h42m45.4s
2. Guy Wilks Skoda + 46.7s
3. Juho Hanninen Skoda + 1m20.2s
4. Jan Kopecky Skoda + 1m49.3s
5. Bruno Magalhaes Peugeot + 4m05.5s
6. Eduardo Scheer Mitsubishi + 14m00.4s
7. Daniel Oliveira Peugeot + 14m41.8s
8. Rafael Tulio VW + 18m21.2s
9. Juan San Martin Subaru + 23m42.6s
10. Roberto Theodoro Peugeot + 24m01.9s
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário