domingo, 14 de março de 2010

Coluna - Baú de Poeiras - por Liszt R Brigido



Isso ae pessoal, novidade no blog, estaremos presentes também com essa coluna que vai falar sobre rali no brasil e no mundo, além de contar casos, histórias e curiosidades dessa modalidade atraente e histórica no automobilismo. Na coluna a participação de vocês será importante e de grande valia. Afinal quem sabe tu ja não esteve em alguns dos ralis que assisti ou participei.

Dismistificando o Rally - parte 01

Bom pessoal, pra começar a coluna achei melhor esclarecer alguns pontos do mundo dos ralis, a começar pela palavra em português RALI, em inglês RALLY e em Francês RALLYE. Isso sem contar as variantes RALLYING, RALIS, RALIZEIROS e por ai vai. O que conta é que é uma categoria que se compete contra o relógio e contra os completidores. Ah mais ai tu falou besteira.... - Não!

É o seguite, a organização (leia-se federações e confederações/clubes/fabricas) selecionam o trajeto no qual é separado em deslocamento e trecho cronometrado. Paara o competidor, tudo é importante. Para a competição em si, é importante o tempo feito no trecho cronometrado. O trecho cronometrado é tanbém chamado de especiais cronometradas e estágios reconhecidos por números e nomes para homenagear ou que é marca do local. Exemplo disso, temos os famosos Col de Turini no Rally de Monte-Carlo (o mais antigo do mundo) - A especial Rio Pesqueiro no Rally de Curitiba e por ai vai.

No rally de velocidade, os competidores saem carro a carro em intervalos de 1 a 2 minutos entre si e competem para fazer o trecho no menor tempo. É o mais famoso no mundo, tanto é que hoje em dia temos campeonatos regionais, o Brasileiro de Rally de Velocidade, o Codasur (Sulamericano de Rally), o WRC (Mundial de Rally) e o IRC (Intercontinental Rally Challenge).

Outro Rally difundido, é o Cross Country no qual é a mesma fórmula do rally de velocidade, mas com diferencças peculiares. O velocidade percorre distancias minimas de 160 a 1200 km por etapa (isso depende do campeonato) e no Cross Country, a distancia minima por prova é de 600 km de distancia. Nessa modalidade é que correm os famosos Rally Dakar, Rally dos Sertões.

O não menos importante, tem também o Rally de Regularidade, conhecido como Copa Troller, Rally Universitário, Mitsubishi Motorsports, são ralis importantes dos quais sairam muitos pilotos campeões e é a porta de entrada mais barata para o Rali. Tu pode correr com o carro de rua, e 2 pessoas habilitadas. Nessa modalidade, o competidor cumpre o trajeto no tempo estipulado pela organização. Não tem treino e nem reconhecimento. A estrada é aberta e as regras de transito devem ser cumpridas a risca. Se for rapido, perde ponto, e se for lento, perde ponto também. Como diz o nome, ganha quem tiver regularidade, cumprir o percurso todo dentro do tempo com menos tempo perdido.

Eu ja participei de Rally de Regularidade, mas o que finquei os pés, foi no Rally de Velocidade, não como competidor, mas como voluntário, ajudante, organização. E o rally de velocidade é o que mais adiquiri e tenho contato e o mais conhecido, por tanto fique ligado (ou será conectado), pois nas proximas colunas vamos dismistificar mais o rally de velocidade e o cross country.
Sem esquecer dos causos.

Bom ja fica uma dica, falarei dos carros do Rally.Qualquer duvida, colaboração, correção, entre em contato pelo email do blog e esteje a vontade.

Abraço e acelerem com moderação.

Nenhum comentário: