terça-feira, 16 de março de 2010

ALMS: 12 Horas de Sebring: Peugeot arranca em Sebring rumo a Le Mans

Pela terceira vez consecutiva, o Team Peugeot Total procura utilizar Sebring como um banco de ensaios para se preparar da melhor forma para o objetivo principal de 2010: repetir a vitória conseguida na última edição das 24 Horas de Le Mans.

Em Sebring 2009 assistimos a uma grande prova, repleta de reviravoltas, na qual os Peugeot e os Audi nunca estiveram separados por mais do que alguns segundos. A três horas do final, o 908 HDi FAP n.º 8, que lutava pela vitória, viu-se obrigado a parar nas boxes, vítima de um furo lento. À chegada, perdeu a prova por 22 segundos, após 12 horas de corrida.

Este ano, os Audi estarão ausentes, mas a nova regulamentação torna os carros com motores a gasolina, entre os quais os Aston Martin, bem mais competitivos. O Team Peugeot Total tem sobretudo um interesse técnico na sua deslocação a Sebring, como recorda Bruno Famin, director técnico da Peugeot Sport: "Para nós, correr em Sebring apresenta três grandes interesses: em primeiro lugar, a temperatura de 25º a 30º, próxima da que poderemos encontrar em Junho, em Le Mans. Em segundo lugar, Sebring é um excelente treino no que respeita à estratégia de corrida, com inúmeros safety cars e o tráfego semelhante a Le Mans. O tráfego significa ultrapassagens e, quando um piloto sai da trajetória, existe muita sujeira apanhada pelos pneus, fazendo-o perder aderência durante duas ou três voltas. Por fim, Sebring é a prova mais longa a seguir a Le Mans.

Apesar da pista não ser tão exigente para o motor, as suspensões são submetidas a um teste muito esgotante em Sebring, devido à enorme desigualdade do piso. Vamos a Sebring para testar os limites mecânicos de algumas peças, correndo o risco de termos alguns problemas", prossegue Bruno Famin, "mas fazemo-lo tendo em vista Le Mans. Se for preciso efetuar alterações temos tempo para fazê-lo antes de Le Mans, e aí não pretendemos correr qualquer risco." Após a prova, o Team Peugeot Total permanecerá no circuito para dois dias de testes suplementares.

Olivier Quesnel, diretor da Peugeot Sport, anunciou durante a conferência de imprensa de apresentação do programa para 2010 que tinham sido inscritos dois 908 HDi FAP na prova de Sebring, com a nova decoração que apresenta a nova identificação Peugeot. "Sendo Le Mans o nosso principal objetivo, não só pretendemos efetuar algumas sessões de testes como também participar em provas como Sebring para preparar a equipa para as condições de corrida e preparar os pilotos para uma competição exigente."

"Será particularmente importante para Anthony Davidson que, desta forma, fará a sua primeira prova com a nossa equipe", recorda Olivier Quesnel. E acrescenta: "Em 2009, a vitória escapou-nos entre os dedos. Se, este ano, sem comprometermos o nosso programa de trabalho, pudermos continuar o nosso impulso para Le Mans e Petit Le Mans obtendo a vitória em Sebring, será um excelente início de temporada para todo o Team Peugeot Total".
Os dois carros serão distinguidos apenas pela cor dos retrovisores e apresentarão a partir de agora os seus números de prova tradicionais nas provas americanas. Serão pilotados por:

908 HDi FAP n.º 7 (retrovisores azuis):
Anthony Davidson (GB) - Marc Gené (ESP) - Alex Wurza (AUT)

908 HDi FAP n.º 8 (retrovisores vermelhos):
Sébastien Bourdais (FRA) - Pedro Lamy (POR) - Nicolas Minassian (FRA)

Pode acompanhar as 12 Horas de Sebring:
www.sebringraceway.com
www.endurance-info.com
www.americanlemans.com

Nenhum comentário: