quinta-feira, 25 de março de 2010

ACO revela mais pormenores sobre a Le Mans Intercontinental Cup



Os cons­tru­to­res pe­di­ram e o ACO foi sen­sí­vel às suas pre­ten­sões, jun­tando ao tí­tulo de cons­tru­to­res na LMP1 o ti­tulo de cons­tru­to­res na GT2 e dei­xando ainda claro que ha­verá tí­tu­los por equi­pas nas 4 clas­ses, a va­le­ram en­tra­das di­rec­tas para as tão de­se­ja­das 24 Ho­ras de Le Mans.
Como ha­bi­tu­al­mente, as 12 Ho­ras de Se­bring mar­cam o ar­ran­que da tem­po­rada de en­du­rance e em­bora não exista, para já, um cam­pe­o­nato mun­dial, este é um evento onde o ACO marca sem­pre pre­sença e onde apro­veita para re­ve­lar al­guns por­me­no­res so­bre o fu­turo da modalidade.
Vin­cent Be­au­mes­nil e Remy Brou­ard, res­pec­ti­va­mente Di­rec­tor Ge­ral e Di­rec­tor Des­por­tivo do ACO, na com­pa­nhia do CEO do Ame­ri­can Le Mans Se­ries, Scott Ather­ton, de­ram uma con­fe­rên­cia de Im­prensa na ma­nhã que an­te­ce­deu a qua­li­fi­ca­ção para a cor­rida norte-americana, tendo le­van­tado um pou­qui­nho mais do véu que ainda co­bre o Le Mans In­ter­con­ti­nen­tal Cup (LMIC), a taça mun­dial de en­du­rance que será o tubo de en­saio de uma fu­tura World Se­ries que ar­ran­cará de­fi­ni­ti­va­mente em 2011 com a nova regulamentação.

A grande no­vi­dade foi a ex­ten­são do ti­tulo de cons­tru­to­res à classe GT2, a pe­dido dos pró­prios cons­tru­to­res en­vol­vi­dos - que não são pou­cos: Pors­che, Fer­rari, BMW, Cor­vette, As­ton Mar­tin, Spy­ker, Ja­guar… - que as­sim se junta ao ti­tulo de cons­tru­to­res na LMP1 an­te­ri­or­mente anun­ci­ado. A classe GT2 é cla­ra­mente a mais di­nâ­mica das pro­vas so­bre a al­çada do ACO, que pron­ta­mente dei­xou claro que esta ques­tão não foi de todo in­flu­en­ci­ada pela im­plo­são do Eu­ro­peu da ca­te­go­ria, prova pro­mo­vida pela SRO (a mesma en­ti­dade que está por de­trás do Mun­dial GT1) e so­bre a al­çada da FIA.

"Não existe qual­quer li­ga­ção en­tre a de­ci­são da FIA e a nossa de­ci­são. Nós de­ci­di­mos por conta dos pe­di­dos fei­tos pe­los cons­tru­to­res, que fo­ram mui­tos, e está era a de­ci­são ló­gica a to­mar", afir­mou Be­au­mes­nil que dei­xou ainda claro que am­bos os cam­pe­o­na­tos re­pre­sen­tam con­cei­tos bem dis­tin­tos. "A GT1 terá cor­ri­das em for­mato 'sprint', en­quanto que na GT2 es­tas se­rão de 'en­du­rance'. A nossa pre­fe­rên­cia, e pri­o­ri­dade, são as pro­vas de 1000Km."

Com, ou sem, li­ga­ção à de­ci­são da FIA, a ver­dade é que o Eu­ro­peu FIA GT2 foi cla­ra­mente um fra­casso, com as equi­pas a pre­fe­ri­rem deslocar-se para o LMS. Ao todo, houve ape­nas 3 ins­cri­ções no FIA GT2, e os prin­ci­pais in­ter­ve­ni­en­tes desde o ini­cio que de­mons­tra­ram maior in­te­resse pelo LMS como foi o caso da AF Corse e da CRS Ra­cing, às quais se jun­tou ainda a Pros­peed após ser tor­nado claro que o Eu­ro­peu não iria ser uma realidade.

Mas as no­vi­da­des não se fi­ca­ram por aqui, e para além do ti­tulo de cons­tru­to­res na LMP1 e GT2, o ACO, que ini­ci­al­mente ha­via afir­mado que o LMIC se­ria re­ser­vado à LMP1, anun­ciou ainda que ha­verá tí­tu­los por equi­pas para to­das as clas­ses — LMP1, LMP2, GT1 e GT2 — desde que exis­tam pelo me­nos 4 ins­cri­ções em cada uma. O ti­tulo, como es­pe­rado, dará di­reito a uma en­trada di­recta nas 24 Ho­ras de Le Mans do ano seguinte.

O que ainda está por ex­pli­car, pelo me­nos pu­bli­ca­mente, é o mo­delo de ne­gó­cio que o LMIC irá adop­tar. Uma com­pe­ti­ção in­ter­con­ti­nen­tal, mesmo que re­su­mida a 3 con­ti­nen­tes, im­plica uma grande ope­ra­ção de lo­gís­tica com vá­rios car­ros, ma­te­rial e equi­pas a te­rem de ser des­lo­ca­das da Eu­ropa para a Amé­rica do Norte, e daí para a Ásia, sem con­tar com o re­gresso a casa para a pre­pa­ra­ção da época se­guinte. É co­nhe­cido que em ou­tras com­pe­ti­ções com esta am­pli­tude as des­pe­sas da lo­gís­tica são su­por­ta­das pela or­ga­ni­za­ção atra­vés de pa­tro­ci­na­do­res e par­cei­ros. São ope­ra­ções ca­rís­si­mas, bem acima das re­ais ca­pa­ci­da­des da mai­o­ria das equi­pas que par­ti­ci­pam no LMS e no ALMS.

Fo­ram ainda adi­an­ta­dos mais al­guns por­me­no­res re­la­ti­vos ao ca­len­dá­rio para este ano. Sil­vers­tone (Eu­ropa) e Pe­tit Le Mans (Amé­rica do Norte) já es­ta­vam mais do que con­fir­ma­dos, mas eis que quando to­dos es­pe­ra­vam a re­pe­ti­ção da prova no Ja­pão de 2009, a op­ção aca­bou por re­cair so­bre a China num cir­cuito ainda a de­sig­nar, e numa data tam­bém ainda a con­fir­mar al­gu­res nas duas pri­mei­ras se­ma­nas de Novembro.

A es­co­lha da China tem cla­ras pre­mis­sas em ter­mos co­mer­ci­ais e não terá sido uma de­ci­são ape­nas to­mada pelo ACO, como Be­au­mes­nil ex­pli­cou. "A China é um mer­cado emer­gente e nós que­re­mos es­tar lá. Foi parte da nossa dis­cus­são com os cons­tru­to­res, e es­tes dei­xa­ram claro que que­riam lá estar."

No ou­tro lado do Atlân­tico, o Le Mans In­ter­con­ti­nen­tal Cup tem sido alvo de cri­ti­cas, e mui­tos vêem este novo cam­pe­o­nato como uma ame­aça ao Ame­ri­can Le Mans Se­ries, que ano após anos tem vindo a ob­ser­var a di­mi­nui­ção drás­tica de uma pe­lo­tão que ou­trora es­teve re­che­ado de gran­des pi­lo­tos e de va­ri­a­dís­si­mas equi­pas. Scott Ather­ton, CEO do ALMS, dei­xou claro o seu apoio a esta nova com­pe­ti­ção, dei­xando no en­tanto um pe­queno aviso: "O ALMS apoia esta Taça. No en­tanto, te­mos uma pe­quena ques­tão a sal­va­guar­dar: não que­re­mos que a Le Mans In­ter­con­ti­nen­tal Cup se torne cada vez mais uma atrac­tiva al­ter­na­tiva a um en­vol­vi­mento to­tal no ALMS."

"Es­tou certo que o ACO par­ti­lha a nossa opi­nião so­bre os en­vol­vi­men­tos para toda a tem­po­rada no LMS. To­dos con­cor­da­mos que um bem su­ce­dida LMIC à custa da saúde des­sas se­ries, não será um su­cesso; é ape­nas trans­fe­rir de uns para ou­tros. Po­de­mos con­ti­nuar com o en­vol­vi­mento to­tal de equi­pas e cons­tru­to­res en­quanto pos­si­bi­li­tar­mos esta opor­tu­ni­dade glo­bal. Tudo se re­sume a uma ca­len­da­ri­za­ção e en­ten­di­mento com os construtores."

A pre­o­cu­pa­ção de Scott Ather­ton é, para além de ob­vi­a­mente le­gí­tima, tam­bém bas­tante fun­da­men­tada em in­dí­cios cla­ros por parte dos cons­tru­to­res. Mas há que lem­brar que o ALMS pouco ou nada se im­por­tou com a saúde do LMS e com o en­vol­vi­mento ofi­cial dos gran­des cons­tru­to­res neste cam­pe­o­nato até o ACO apa­re­cer com esta com­pe­ti­ção 'mun­dial'. A ver­dade é que é al­ta­mente pro­vá­vel que os gran­des cons­tru­to­res se en­vol­vam ape­nas no LMIC, que no fu­turo po­derá ter 6 pro­vas, apoi­ando, ou não, equi­pas pri­va­das para es­tas os re­pre­sen­ta­rem no LMS ou ALMS.

Con­si­de­rando as tão fa­la­das 6 pro­vas em 2011, se Peu­geot, Audi e As­ton Mar­tin (re­fe­rindo ape­nas a LMP1) se ins­cre­ve­rem para toda a tem­po­rada no LMIC e numa ou­tra das se­ries, po­de­rão vir a re­a­li­zar 11 pro­vas, no caso LMS + LMIC, ou 15, numa si­tu­a­ção ALMS + LMIC, o que é al­ta­mente im­pro­vá­vel. Os cus­tos fi­nan­cei­ros de um en­vol­vi­mento deste ca­li­bre an­da­riam muito perto dos pra­ti­ca­dos na F1, e o en­du­rance ainda está longe de jus­ti­fi­car or­ça­men­tos que po­de­riam as­cen­der fa­cil­mente aos 100 mi­lhões de dó­la­res anuais.

As ins­cri­ções para a pri­meira edi­ção do Le Mans In­ter­con­ti­nen­tal Cup se­rão aber­tas a 30 de Março e ter­mi­na­rão a 31 de Maio. Para os tí­tu­los de pi­lo­tos, equi­pas e cons­tru­to­res se­rão ape­nas ele­gí­veis os que se ins­cre­ve­rem em to­das as pro­vas do LMIC e ainda em ou­tras cinco so­bre a chan­cela Le Mans, ex­cepto as 24 Ho­ras de Le Mans, o que se tra­duz, na prá­tica, na ins­cri­ção nas três pro­vas do LMIC, que por si pró­prias já fa­zem parte do LMS, ALMS e Asian LMS, e em mais duas pro­vas em uma ou mais des­sas se­ries.

Re­la­ti­va­mente ao Asian Le Mans Se­ries, que em 2009 ar­ran­cou com uma jor­nada du­pla de 500km no Ja­pão, não ha­verá con­fir­ma­ção de nada por parte do ACO an­tes do fim de Abril, mas nos bas­ti­do­res fala-se que a com­pe­ti­ção po­derá vol­tar a limitar-se a uma jor­nada du­pla, desta vez na China.

Quanto à per­gunta para a qual to­dos an­seiam por uma res­posta - se fa­rão ou não as 24 Ho­ras de Le Mans parte da fu­tura World Se­ries - a res­posta foi la­có­nica quanto baste: "Boa ques­tão..."

Fonte: Press Re­le­ase do ACO e Planetlemans.com

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