quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

F-Truck: Volkswagen encrra pré-temporada


Embora o calendário da Fórmula Truck tenha início oficial apenas no dia 7 de março, com a disputa da primeira etapa em Guaporé (RS), o campeonato de 2010 já começou para a equipe Volkswagen, campeã de marcas em 2009 e também entre de pilotos, com Felipe Giaffone.

Depois de um intenso trabalho na oficina do time, em São Paulo, durante o mês de janeiro para a montagem dos novos caminhões Volkswagen Constellation, os primeiros dias de fevereiro foram dedicados a testes do modelo 2010 no autódromo de Goiânia, um dos mais seletivos do Brasil.

"Além do traçado que mescla trechos de alta velocidade com partes mais lentas, escolhemos esta pista para testar o caminhão em condições extremas de calor, já que enfrentamos nos dois dias de testes temperaturas acima dos 35 graus Celsius", diz o piloto Renato Martins, bicampeão da Truck e recordista de vitórias na categoria.

Um dos objetivos do teste da equipe Volkswagen na pré-temporada de 2010 foi melhorar ainda mais o sistema de refrigeração dos caminhões, já que em boa parte do ano a Truck corre em pistas onde as altas temperaturas são marcantes na corrida, como Brasília, Goiânia, Caruaru etc.

"O caminhão Volkswagen Constellation já é bem resistente e veloz, como mostrou nossa performance nos últimos anos, faturando recordes e títulos", diz Giaffone, citando a conquista de três dos últimos quatro campeonatos da Fórmula Truck. "Mas não podemos ficar parados no desenvolvimento, porque a concorrência é muito forte e neste ano teremos a chegada de novos rivais, de grande experiência em categorias nacionais e internacionais", avalia o campeão de 2007 e 2009.

Para a temporada 2010, não haverá nenhuma grande mudança técnica no regulamento, o que torna a competição ainda mais acirrada, segundo Martins. "Será um campeonato muito disputado, porque as equipes desenvolverão um conjunto já a partir do modelo da temporada anterior, que já acumula bastante quilometragem nas pistas. Esta será nossa receita: evoluir um projeto que já se mostrou vencedor", afirma Renato, citando também que o modelo 2010 terá melhorias no sistema de freios e suspensão.

O time também manterá o mesmo quarteto dos últimos anos no comando dos caminhões: além de Martins e Giaffone, Valmir Benavides e Débora Rodrigues completam o time oficial da Volkswagen na Fórmula Truck.

A menos de um mês do início da temporada, a equipe concentrará os trabalhos na oficina para os ajustes finais dos caminhões, embarcando para Guaporé já na primeira semana de março. O calendário de 2010 terá dez etapas, incluindo uma na Argentina (em Buenos Aires). A novidade será a prova no Rio de Janeiro, em 11 de abril, no circuito de Jacarepaguá.

Nenhum comentário: