por HUGO RIBEIRO www.lemansportugal.com
Numa entrevista ao portal francês pitlane-vision.com, Serge Saulnier levantou um pouco o véu sobre o programa para 2010 e 2011 da Peugeot Sport
Segundo Saulnier, o programa da Peugeot Sport para 2010, “será quase igual ao deste ano. O principal objectivo são as 24 Horas de Le Mans, mas também disputaremos as 12 Horas de Sebring, um prova do LMS para preparação, e mais uma prova no fim do ano. Petit Le Mans, ou uma outra…”.
Sobre as novos ajustamentos à equivalência diesel/gasolina, Saulnier não vê motivos para grande preocupação, mas sim novos desafios para a equipa: “O novo regulamento vem diminuir a performance dos diesel e aumentar a dos a gasolina. Posso dizer que vai fazer-nos continuar a trabalhar de forma a garantir uma boa performance. Vamos ter de ‘tirar’ mais do carro e ao fazer teremos de melhorar a fiabilidade”.
Quanto a pilotos, Saulnier afirma que “não haverá grandes revoluções, apenas pequenos ajustamentos”, pelo que é seguro garantir que Pedro Lamy, assim como os pilotos que estão coma Peugeot desde o inicio do actual programa, deverão continuar para 2010.
Sobre a possível vinda da Toyota para o endurance, Saulnier prefere ser cuidadoso: “Penso que não devemos colocar a carroça à frente dos bois. Foi dito que a Honda viria para o endurance com o programa paralelo da Acura, e afinal não só não veio como a Acura também acabou por sair. É certo que a Toyota saiu da Formula 1, mas não acho que eles venham em 2011″. Com ou sem Toyota, a Peugeot já tem o seu programa de 2011 em andamento, embora haja ainda algumas questões regulamentares por definir: “Já iniciamos o trabalho sobre o novo carro para 2011, mas há ainda algumas incertezas quanto ao regulamento que nos impedem de estabelecer qual será o conceito de carro a adoptar. Sobre isso, esperamos novas noticias nas próximas semanas. Mas já estamos a trabalhar, e assim que esses pontos forem esclarecidos começaremos já a fabricar certos eleemntos do novo carro”.
Em 2008, a Peugeot Sport apresentou em Silverstone uma versão do 908 com motor híbrido, no entanto não é certo que será esta a motorização a ser adoptada. A vinda da Toyota para Le Mans será feira quase de certeza com um motor híbrido e isso poderá levar a que Peugeot e mesmo a Audi (fala-se num hibrido eléctrico-diesel) mudem o seu conceito de motorização pois prevê-se que a ACO possa beneficiar de alguma forma este tipo de motorizações.
Entrevista completa no pitlane-vision.com (em francês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário