quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ACO é mais explícito sobre os seus regulamentos de 2010


por Sérgio Carvalho

Como planejado, a ACO está a ser mais específico sobre a sua regulamentação 2010, em relação à aerodinâmica do LMPS e, mais particularmente, a lataria da frente. Por ocasião dos 2009 "24 Heures du Mans", a ACO prometeu cumprir os construtores na intervalos regulares, antes de propor a sua regulamentação. Em 29 e 30 de junho, várias reuniões entre o ACO e o de construtores teve lugar em Le Mans.

Um certo número de pontos a serem esclarecidos foram levantadas durante estes dois dias e, em particular, a necessidade de ser mais preciso sobre o artigo 3 º, que refere-se à frente do LMPS. A ACO 2010 apresentou a sua regulamentação em 23 de agosto durante os 1000 km de Nürburgring, depois de compartilhar as linhas gerais dos quais com os construtores.

Deixou de ser definido se as especificidades do artigo 3 º da LMP1 / LMP2 regulamentos técnicos:

AERODINÂMICA DIANTEIRA:

Os regulamentos sobre a frente do carro, com um difusor feito de dois perfis simétricos, foram definidos para 2010, como segue:
• Os perfis devem estar na frente do eixo das rodas da frente "(não especificados no regulamento 2009)
• A espessura mínima do bordo de fuga deve ser igual a 3% do comprimento máximo do perfil e não inferior a 10 mm (não especificados no regulamento 2009).
• A margem direita deve ser perpendicular à linha de centro de perfil (não especificados no regulamento 2009).
• Extensão de perfil não é permitido além da borda direita (não especificados no regulamento 2009).
• A ponta do perfil de curto prazo deve ser para a retaguarda da vanguarda do perfil de longo prazo (não especificados no regulamento 2009).
• O segundo perfil deve ter uma corda constante dentro de um comprimento de 500 mm de cada lado do eixo do carro (não especificados no regulamento 2009).
• A corda pode ser modificado para além dos 500 milímetros acima definida para o apuramento das rodas dianteiras (não especificados no regulamento 2009).
Regulamentos difusor frontal quanto feita de um único elemento (sem perfil simétrico):
• A espessura mínima do bordo de fuga deve ser igual a 3% do comprimento máximo do perfil e não inferior a 10 mm. Se o difusor é mais do que 1000 milímetros de espessura do bordo de fuga não será superior a 30 mm (não precisados no regulamento 2009).
• Por razões de segurança, as malhas de arame situado na parte traseira das rodas traseiras devem ser substituídos por elementos sólidos (detalhes no 2010 regulamentação a ser publicado em breve).
• Todos os carroçaria atrás da linha de centro da roda traseira e mais de 200 milímetros acima do plano de referência deve formar uma superfície lisa, contínua, ininterrupta, sem cortes, e ser visível por cima do carro com a asa traseira removido.
• Para 2010, apenas, a fim de evitar o questionamento dos carros atuais, para aqueles cuja guarda-lamas traseiros não estão inteiramente em conformidade com a regra acima, a isenção poderá ser concedida pela ACO, a pedido expresso e justificado do fabricante.

AERODINÂMICA TRASEIRA:

Com essas decisões, a ACO considera que cumpriu os seus próprios objectivos, bem como aqueles dos construtores que estão inscritas no Le Mans corridas tipo, a saber:
• Para clarificar o artigo 3 º da regulamentação técnica
• Para reduzir o número de interpretações regulamentação do artigo 3
• Para evitar investimentos pesados para um só ano (2010)
• Para preservar as chances de cada um dos competidores.

Quanto à 2011, equivalências motor, cilindradas e tipos de motores já foram publicados. Durante a próxima reunião com os construtores, prevista para 6 de outubro, o ACO vai apresentar o projeto sobre a aerodinâmica LMP (dianteiro e traseiro) para a ratificação final.

Fonte: ACO

Tradução: Google Translator

Nenhum comentário: