O piloto da equipe BP Ford Abu Dhabi Team, Mikko Hirvonen, reforçou sua liderança no Rally da Finlandia durante o segundo dia de competição disputado neste sábado, aumentando sua vantagem para 32 segundos nas pistas de terra próximas de sua cidade natal, Jyvaskyla.
O finlandês, que lidera o Campeonato de Pilotos por um ponto, está a caminho de obter sua primeira vitória no Rali da FInlândia que finaliza no domingo, último dia de prova, o qual contará com somente 4 trachos e um total de 47,44 Km cronometrados.
A pista molhada desta manhã deu a Hirvonen a vantagem para aumentar sua liderança e distanciar-se de seu rival na luta pelo título, Sebastien Loeb,tirando o máximo proveito da aderência do piso de um dos 4 primeiros trechos.
Sem dúvida, sua vitória na segunda passagem por Himos (TC15) foi o divisor de águas do dia, já que aqui o piloto de 29 anos botou outros 13.5 segundos de vantagem sobre Loeb, o qual passou por uma poça dágua e teve o pneu furado. Com sua vantagem dobrada, Hirvonen pode seguir disputando a corrida de forma menos agressiva durante o resto do dia.
"Fui bem, tudo está indo conforme o planejado", disse Mikko. "É uma pena Seb ter tido problemas, senão teríamos uma boa luta até o final. O plano para amanhã é seguir como agora. Com esta vantagem não preciso arriscar tanto como até agora".
Durante a manhã Loeb reconheceu que não podia igualar ao ritmo de Hirvonen, inclusive estava arriscando ao máximo. Depois do incidente de Himos, o pilot do Citroën C4 WRC desistiu da ideia de alcançar o rival e estava conservando o segundo lugar.
"Não há nada mais a fazer, agora tentarei chegar ao final", disse Loeb. "Me arrisquei muito, mas Mikko sempre estava na frente. Tive a má sorte de furar , logo, será difícil alcançá-lo. A luta terminou".
A cerca de 40 segundos da dupla da frente, Jari-Matti Latvala e Dani Sordo seguem travando uma luta pelo terceiro lugar. Uma intoxicação alimentar acabou com a manhã de Latvala e o impediu de alcançar Sordo , que tinha vantagem no início, mas à medida que Jari se sentia melhor sua velocidade foi aumentando.
Depois de perder 13 segundos devido a um furo na SS 16, Sebastien Loeb está num dilema esta tarde , já que está a 26 segundos atrás de Mikko na segunda passada pela especial de 14,95 km de Surkee.
O trecho decisivo foi o de #16, em que Latvala se impôs e passou Sordo e manteve a posição durante o resto do dia, saindo no domingo com uma vantagem de 10.5 segundos. "Foi um dia realmente duro, primeiro estava doente e logo tive que atacar ao máximo para passar Sordo. Agora tenho que manter-me atrás. Amanhã será o mesmo,sem estar doente, espero".
Dani Sordo comentou: "Hoje fiz o melhor que pude, mas no último trecho o carro escapava muito. Quero lutar pelo terceiro lugar mas devo seguir controlando bem. A equipe me pediu para que pense no Campeonato de Construtores, o qual está complicado".
O piloto local Matti Rantanen é quinto e tem a honra de ser o melhor piloto não oficial. O finlandês teve uma corrida limpa a bordo do Focus RS WRC da equipe Munchi's Ford, mas, incrivelmente, disse que não estava satisfeito com seus resultados a bordo de um carro WRC.
"Hoje não fui muito bem, mas tenho a sorte de estar aqui, porque quase saímos da pista no último trecho", disse. "Veremos como será amanhã, mas não estou contente porque não cumpri com meu objetivo de estar tão perto quanto possível de Mikko ou Sebastien."
O piloto da Citroën Junior, Sebastien Ogier, é sexto a 17.5 segundos de Rantanen, e está satisfeito de sua jornada onde ganhou experiência como "rookie -novato" a bordo de um carro WRC. "Foi um dia perfeito", disse Ogier. "Pela manhã fomos com calma porque a pista estava escorregadia, mas na segunda passada, uma vez revisadas as anotações, fomos melhor".
Após o abandono do piloto da equipe Adapta Subaru, Mads Ostberg, que saiu da pista com seu Impreza WRC no último tramo, o finlandês Jari Ketomaa, também com um Impreza, subiu para uma merecida sétima posição. "De momento está sendo uma corrida boa", disse Ketomaa. "Temos que levar em conta que nosso carro tem 3 anos e ainda assim está bastante perto dos pilotos oficiais. Amanhã prometo que nos trechos rápidos voarei todo tempo, estou desejando".
O abandono de Ostberg também permitiu ganhar uma posição sobre o britânico Matthew Wilson, oitavo, a bordo de um Focus WRC da equipe Stobart Ford.
Tempos SS 19
Pos No Piloto Veículo Tempo SS DiffFastest
1 4 Jari-Matti LATVALA (FIN)Ford 14:56.3 0.0
2 1 Sebastien LOEB (F)Citroën 14:58.6 +2.3
3 3 Mikko HIRVONEN (FIN)Ford 14:59.8 +3.5
4 12 Sebastien OGIER (F)Citroën 15:03.4 +7.1
5 2 Dani SORDO (E)Citroën 15:03.8 +7.5
6 16 Jari KETOMAA (FIN)Subaru 15:17.8 +21.5
7 10 Matti RANTANEN (FIN)Ford 15:24.5 +28.2
8 5 Matthew WILSON (GB)Ford 15:28.7 +32.4
9 8 Conrad RAUTENBACH (ZWE)Citroën 15:37.5 +41.2
10 15 Khalid AL QASSIMI (UAE)Ford 15:54.3 +58.0
11 66 Juho HÄNNINEN (FIN)Skoda 16:03.8 +1:07.5
12 67 Anton ALÉN (FIN)Fiat 16:09.6 +1:13.3
13 9 Federico VILLAGRA (ARG)Ford 16:11.4 +1:15.1
14 68 Patrik FLODIN (S)Subaru 16:38.8 +1:42.5
15 75 Urmo AAVA (EE)Honda 16:55.0 +1:58.7
16 71 Jouni AROLAINEN (FIN)Ford 16:55.7 +1:59.4
17 72 Mattias THERMAN (FIN)Ford 16:55.9 +1:59.6
18 59 Kalle PINOMÄKI (FIN)Renault 16:57.0 +2:00.7
19 80 Petri LEHTOVIRTA (FIN)Mitsubishi 17:00.8 +2:04.5
20 38 Martin PROKOP (CZE)Citroën 17:01.9 +2:05.6
Acumulado apos SS 19
Pos No Piloto Carro Tempo Dif Lider
1 3 Mikko HIRVONEN (FIN)Ford 2:27:35.8 0.0
2 1 Sebastien LOEB (F)Citroën 2:28:07.8 +32.0
3 4 Jari-Matti LATVALA (FIN)Ford 2:28:44.1 +36.3
4 2 Dani SORDO (E)Citroën 2:28:54.6 +10.5
5 10 Matti RANTANEN (FIN)Ford 2:31:46.4 +2:51.8
6 12 Sebastien OGIER (F)Citroën 2:32:03.9 +17.5
7 16 Jari KETOMAA (FIN)Subaru 2:32:34.9 +31.0
8 5 Matthew WILSON (GB)Ford 2:33:37.5 +1:02.6
9 8 Conrad RAUTENBACH (ZWE)Citroën 2:36:19.6 +2:42.1
10 15 Khalid AL QASSIMI (UAE)Ford 2:39:04.8 +2:45.2
11 9 Federico VILLAGRA (ARG)Ford 2:39:53.8 +49.0
12 66 Juho HÄNNINEN (FIN)Skoda 2:40:11.1 +27.3
13 14 Mads ÖSTBERG (N)Subaru 2:42:21.0 +1:59.9
14 67 Anton ALÉN (FIN)Fiat 2:42:54.4 +33.4
15 68 Patrik FLODIN (S)Subaru 2:45:11.4 +2:17.0
16 38 Martin PROKOP (CZE)Citroën 2:50:46.7 +5:35.3
17 59 Kalle PINOMÄKI (FIN)Renault 2:51:15.4 +28.7
18 72 Mattias THERMAN (FIN)Ford 2:51:33.6 +18.2
19 71 Jouni AROLAINEN (FIN)Ford 2:52:23.0 +49.4
20 32 Michal KOSCIUSZKO (PL)Suzuki 2:54:09.0 +1:46.0
O finlandês, que lidera o Campeonato de Pilotos por um ponto, está a caminho de obter sua primeira vitória no Rali da FInlândia que finaliza no domingo, último dia de prova, o qual contará com somente 4 trachos e um total de 47,44 Km cronometrados.
A pista molhada desta manhã deu a Hirvonen a vantagem para aumentar sua liderança e distanciar-se de seu rival na luta pelo título, Sebastien Loeb,tirando o máximo proveito da aderência do piso de um dos 4 primeiros trechos.
Sem dúvida, sua vitória na segunda passagem por Himos (TC15) foi o divisor de águas do dia, já que aqui o piloto de 29 anos botou outros 13.5 segundos de vantagem sobre Loeb, o qual passou por uma poça dágua e teve o pneu furado. Com sua vantagem dobrada, Hirvonen pode seguir disputando a corrida de forma menos agressiva durante o resto do dia.
"Fui bem, tudo está indo conforme o planejado", disse Mikko. "É uma pena Seb ter tido problemas, senão teríamos uma boa luta até o final. O plano para amanhã é seguir como agora. Com esta vantagem não preciso arriscar tanto como até agora".
Durante a manhã Loeb reconheceu que não podia igualar ao ritmo de Hirvonen, inclusive estava arriscando ao máximo. Depois do incidente de Himos, o pilot do Citroën C4 WRC desistiu da ideia de alcançar o rival e estava conservando o segundo lugar.
"Não há nada mais a fazer, agora tentarei chegar ao final", disse Loeb. "Me arrisquei muito, mas Mikko sempre estava na frente. Tive a má sorte de furar , logo, será difícil alcançá-lo. A luta terminou".
A cerca de 40 segundos da dupla da frente, Jari-Matti Latvala e Dani Sordo seguem travando uma luta pelo terceiro lugar. Uma intoxicação alimentar acabou com a manhã de Latvala e o impediu de alcançar Sordo , que tinha vantagem no início, mas à medida que Jari se sentia melhor sua velocidade foi aumentando.
Depois de perder 13 segundos devido a um furo na SS 16, Sebastien Loeb está num dilema esta tarde , já que está a 26 segundos atrás de Mikko na segunda passada pela especial de 14,95 km de Surkee.
O trecho decisivo foi o de #16, em que Latvala se impôs e passou Sordo e manteve a posição durante o resto do dia, saindo no domingo com uma vantagem de 10.5 segundos. "Foi um dia realmente duro, primeiro estava doente e logo tive que atacar ao máximo para passar Sordo. Agora tenho que manter-me atrás. Amanhã será o mesmo,sem estar doente, espero".
Dani Sordo comentou: "Hoje fiz o melhor que pude, mas no último trecho o carro escapava muito. Quero lutar pelo terceiro lugar mas devo seguir controlando bem. A equipe me pediu para que pense no Campeonato de Construtores, o qual está complicado".
O piloto local Matti Rantanen é quinto e tem a honra de ser o melhor piloto não oficial. O finlandês teve uma corrida limpa a bordo do Focus RS WRC da equipe Munchi's Ford, mas, incrivelmente, disse que não estava satisfeito com seus resultados a bordo de um carro WRC.
"Hoje não fui muito bem, mas tenho a sorte de estar aqui, porque quase saímos da pista no último trecho", disse. "Veremos como será amanhã, mas não estou contente porque não cumpri com meu objetivo de estar tão perto quanto possível de Mikko ou Sebastien."
O piloto da Citroën Junior, Sebastien Ogier, é sexto a 17.5 segundos de Rantanen, e está satisfeito de sua jornada onde ganhou experiência como "rookie -novato" a bordo de um carro WRC. "Foi um dia perfeito", disse Ogier. "Pela manhã fomos com calma porque a pista estava escorregadia, mas na segunda passada, uma vez revisadas as anotações, fomos melhor".
Após o abandono do piloto da equipe Adapta Subaru, Mads Ostberg, que saiu da pista com seu Impreza WRC no último tramo, o finlandês Jari Ketomaa, também com um Impreza, subiu para uma merecida sétima posição. "De momento está sendo uma corrida boa", disse Ketomaa. "Temos que levar em conta que nosso carro tem 3 anos e ainda assim está bastante perto dos pilotos oficiais. Amanhã prometo que nos trechos rápidos voarei todo tempo, estou desejando".
O abandono de Ostberg também permitiu ganhar uma posição sobre o britânico Matthew Wilson, oitavo, a bordo de um Focus WRC da equipe Stobart Ford.
Tempos SS 19
Pos No Piloto Veículo Tempo SS DiffFastest
1 4 Jari-Matti LATVALA (FIN)Ford 14:56.3 0.0
2 1 Sebastien LOEB (F)Citroën 14:58.6 +2.3
3 3 Mikko HIRVONEN (FIN)Ford 14:59.8 +3.5
4 12 Sebastien OGIER (F)Citroën 15:03.4 +7.1
5 2 Dani SORDO (E)Citroën 15:03.8 +7.5
6 16 Jari KETOMAA (FIN)Subaru 15:17.8 +21.5
7 10 Matti RANTANEN (FIN)Ford 15:24.5 +28.2
8 5 Matthew WILSON (GB)Ford 15:28.7 +32.4
9 8 Conrad RAUTENBACH (ZWE)Citroën 15:37.5 +41.2
10 15 Khalid AL QASSIMI (UAE)Ford 15:54.3 +58.0
11 66 Juho HÄNNINEN (FIN)Skoda 16:03.8 +1:07.5
12 67 Anton ALÉN (FIN)Fiat 16:09.6 +1:13.3
13 9 Federico VILLAGRA (ARG)Ford 16:11.4 +1:15.1
14 68 Patrik FLODIN (S)Subaru 16:38.8 +1:42.5
15 75 Urmo AAVA (EE)Honda 16:55.0 +1:58.7
16 71 Jouni AROLAINEN (FIN)Ford 16:55.7 +1:59.4
17 72 Mattias THERMAN (FIN)Ford 16:55.9 +1:59.6
18 59 Kalle PINOMÄKI (FIN)Renault 16:57.0 +2:00.7
19 80 Petri LEHTOVIRTA (FIN)Mitsubishi 17:00.8 +2:04.5
20 38 Martin PROKOP (CZE)Citroën 17:01.9 +2:05.6
Acumulado apos SS 19
Pos No Piloto Carro Tempo Dif Lider
1 3 Mikko HIRVONEN (FIN)Ford 2:27:35.8 0.0
2 1 Sebastien LOEB (F)Citroën 2:28:07.8 +32.0
3 4 Jari-Matti LATVALA (FIN)Ford 2:28:44.1 +36.3
4 2 Dani SORDO (E)Citroën 2:28:54.6 +10.5
5 10 Matti RANTANEN (FIN)Ford 2:31:46.4 +2:51.8
6 12 Sebastien OGIER (F)Citroën 2:32:03.9 +17.5
7 16 Jari KETOMAA (FIN)Subaru 2:32:34.9 +31.0
8 5 Matthew WILSON (GB)Ford 2:33:37.5 +1:02.6
9 8 Conrad RAUTENBACH (ZWE)Citroën 2:36:19.6 +2:42.1
10 15 Khalid AL QASSIMI (UAE)Ford 2:39:04.8 +2:45.2
11 9 Federico VILLAGRA (ARG)Ford 2:39:53.8 +49.0
12 66 Juho HÄNNINEN (FIN)Skoda 2:40:11.1 +27.3
13 14 Mads ÖSTBERG (N)Subaru 2:42:21.0 +1:59.9
14 67 Anton ALÉN (FIN)Fiat 2:42:54.4 +33.4
15 68 Patrik FLODIN (S)Subaru 2:45:11.4 +2:17.0
16 38 Martin PROKOP (CZE)Citroën 2:50:46.7 +5:35.3
17 59 Kalle PINOMÄKI (FIN)Renault 2:51:15.4 +28.7
18 72 Mattias THERMAN (FIN)Ford 2:51:33.6 +18.2
19 71 Jouni AROLAINEN (FIN)Ford 2:52:23.0 +49.4
20 32 Michal KOSCIUSZKO (PL)Suzuki 2:54:09.0 +1:46.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário